Por que as escolas devem usar software livre

Como o acesso aos softwares determina quem pode participar da sociedade digital, a liberdade de usar, estudar, compartilhar e desenvolver software permite que todos participem em igualdade de condições. Há muitas razões para usarmos software livre em qualquer campo. Veremos aqui algumas razões que são particularmente importantes para o uso de software livre nas escolas.

Razões

  • O uso de software livre permite que as escolas ensinem os alunos e toda a comunidade a compartilhar o conhecimento.
  • Com software livre, os professores podem fornecer uma cópia de cada programa aos estudantes. Desta forma, os pais não têm que tomar a decisão de gastar mais e as crianças de famílias com menos recursos podem aprender com as mesmas ferramentas que os outros alunos.
  • A capacidade de explorar e experimentar motiva a aprender mais. Software livre permite que esses alunos compreendam os computadores com profundidade.
  • Software livre permite que os alunos aprendam como funciona um software, e portanto, todas as idéias por trás de qualquer tipo de software. Assim, eles estão preparados para se adaptar a qualquer ambiente, que é considerada uma habilidade muito valorizada hoje.
  • Aplicações de software livre podem ser traduzidas para qualquer idioma. Desta forma, cada aluno pode aprender e se concentrar em qualquer assunto sem barreiras culturais ou linguísticas.
  • Ensinar os alunos a confiarem em software proprietário torna-os dependentes de empresas de software. Se nós ensiná-los a confiar em software livre, as crianças podem continuar a usar esse recurso como adultos.
  • Software livre não exige computadores potentes e funciona na maioria dos computadores. Você pode dar uma nova utilidade para um equipamento antigo, incentivando assim a economia de dinheiro e a preservação do meio ambiente.
  • Sem custos de licenciamento, as escolas podem economizar dinheiro e usá-lo para treinar seus professores e contratar assistência técnica para facilitar o trabalho dos professores.
  • Você não precisa se preocupar com a data de expiração da licença de um programa ou o custo deste. Software livre é sempre livre em todos os sentidos. Todos os alunos têm acesso às cópias e isso é perfeitamente legal.
  • Software livre é estável, seguro e confiável. As atualizações de segurança são instaladas rapidamente e a manutenção é automática.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no Windows XP Windows XP

    quando eu estudava na 3ª serie,as escolas que eu conhecia tinham windows 95 e na minha casa,tinha um windows 98. agora a partir da 7ª serie até hoje,eu tenho o windows xp e as escolas tem o linux educacional. por que será que as escolas não continuam usando o windows 95?afinal sería mais barato manter computadores antigos! embora eu prefira o linux educacional ao windows 95.
    -provando que argumentos acima estão errados:
    minha escola em que estudo agora,tem o linux educacional,mas é impressionante a beleza grafica(apesar de leves bugs) e a leveza(se compara quase ao meu atual computador)
    o que mais impressiona,é o fato de que aqueles computadores são doações do MEC(hardwares),o que significa que foram usados por 10 anos antes de serem doados,e alguns só chegaram na escola em 2006.
    E ISSO É PARA SE TER UMA IDEIA DO TANTO QUE O LINUX EDUCACIONAL É LEVE PRA CARAMBA

    • Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Windows XP Windows XP

      teste o EDUbuntu e veja se ainda prefere o linux educacional

      • Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 no Windows XP Windows XP

        Vítor Hugo Vervloet,eu na verdade prefiro o windows,mas me impressinei com a leveza do linux educacional,para esse tanto de coisa.

  • Malaquias
    Firefox 4.0 Firefox 4.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    A HP em parceria com a Microsoft doam Softwares e Hardware para as escolas!
    Softwares da Microsoft são feitos especialemte para as escolas, as licenças nunca expiram e são totalmente gratuitos.
    Então preferir software livre pelo fato de não ter que gastar com licença é totalmente nulo!

    MeuPinguim responde: E agora me diz: onde está o coelhinho da páscoa?

    • Mexirica
      Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

      A escola onde eu trabalho tem 10 computador véio com duron 1ghz e windows xp stater edition, vou ligar pra hp e pra microssoft pra pedir computador pra eles por que esqueceram daqui =P

  • Malaquias
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    E sobre software gratuito da Microsoft, se informa com algum aluno ou professor de alguma ETEC, FATEC ou qualquer outra escola pública que tenha estrutura de laboratórios de informática, você verá.
    Eu afirmo por que já trabalhei com isso, a licença de software Microsoft para instituições de ensino público não expiram e são gratuítas, ou seja, linux praquê?
    kkk

    MeuPinguim responde: Pra ensiná-las verdadeiramente a pensar como a máquina pensa e não somente fazer um curso de Windows e acharem que sabem tudo de informática/TI. Coitadas dessas crianças.

  • Pedro
    Maxthon 3.0 Maxthon 3.0 no Windows 7 Windows 7

    interessante essa materia sobre linux educacional e atualmente ta na versao 4.0 e o governo investe bastante em software livre, a maioria dos computadores do governo já roda linux, e o site de busca google é linux rodando por detras e aqueles q falam mal de linux nao sabem o q dizem ou não tem conhecimento sobre linux, já usei linux no meu laptop em dual boot com o seven, mas uso o linux em umna maquina virtual pra aprender bem, e quando eu sentir q to seguro coloco o linux no meu laptop, pois sou academico do curso de Ciencias da Computação e tem poucas ferramentas IDE pra programacao em linux q seja parecido com o adobe dreaweaver CS5, mas em relação a segurança o linux é mais seguro q o windows, pois nao pega virus

  • Fillipe Luis
    Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 no Windows XP Windows XP

    Realmente, eu acho muito bom que não tem chance de conhecer o software livre, aprender a como usá-lo nas escolas. Motivos como foi mostrado são vários, o que falta das pessoas mesmo é a vontade de is atrás do conhecimentos coisa que hoje em dia são pouco que tem coragem. VIVA AO LINUX E A INDEPÊNDENCIA.

  • IceWeasel 3.5.16 IceWeasel 3.5.16 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Depois de começar a usar software livre o meu conhecimento sobre informática aumentou imenso. Antes disso, só tinha usado windows e pensava que sabia muito de informática e agora vejo que não podia estar mais enganado.

  • Tarcisio
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu sou monitor de informática em um telecentro comunitário em minha cidade e tive minha 1 experiência no mundo gnu/linux aqui e digo que essa barreira que as pessoas tem em relação ao linux é somente paranoia, hoje em dia há distros que sao muito mais eficientes, leves, bonitas e agradáveis que qualquer windows que a microsoft ja lançou e vai lançar, no começo os alunos realmente sentiram uma peq dificuldade de adaptação mas depois que informamos os locais para eles e que os navegadores sao parecidos com o SO da microsoft ou seja a ultilizaçãod de modo geral essa barreira foi quebrada, no inicio usavamos o LE 3 e depois migramos para o LE 4 mas devido a bugs com o hardware antigo dos pc do telecentro resolvi criar uma instalação do lxde 10.04 LTS proprio para a escola com todo o conteudo educativo e com todos os recursos de acessibilidade e os alunos ja se adaptaram totalmente digo 99%, hoje tenho 2 distros instaladas aqui no meu pc o DEBIAN e Ubuntu, e digo as pessoas que ainda sao ALIENADAS a microsoft e que talvez ainda usem o SO Pirata (mesmo seu windows sendo pirata ainda da lucros para a MS) digo que experimentem o ubuntu que e a distro mais amigavel do linux que ja usei. O software livre é algo realmente muito interessante e há os alunos que realmente se interessam e querem aprender a fundo como aquilo funciona e como ter o poder de alterar para que fique melhor e logo depois compartilhar esse é a filosofia do software livre e digo que em questao de poucos anos o ubuntu vai ser tão ou mais usado que o windows, eu mesmo estou fazendo minha parte as vezes por mes compro mais de 50 midias e gravo o ubuntu e dou as pessoas que conheco e incentivo a usar ver como funciona e tentar entender o sistema.

    Eu estou tentado desfazer a lavagem cerebral que a microsoft fez nas pessoas. 🙂

  • Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Amei ! A M E I !!!

  • wes
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    como sociologo reconheço a importancia de ferramentas livres na educação especialmente a publica, como professor do ensino médio sei que o caminho é complicado mas o ganho e possibilidades que o software livre oferecem fazem tudo valer a pena

  • Mexirica
    Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Minha irmã de 11 anos usa o computador 5 horas por dia.
    5 hora de google chrome, ela chega e liga o computador e abre o google chrome, loga a acc dela e usa os apps. Se o computador é linux ou windows ela tá nem ligando, mas se não tem o google chrome ela reclama que vai ter que usar o facebook por que o lixo do computador não tem o google chrome.
    A unica coisa difícil pro jovem do ensino médio vai ser que não tem o live mensager da microssoft.

  • Firefox 33.0 Firefox 33.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    O fato de o software ser mais leve e ter menos falhas é por que o software livre tem uma melhor qualidade no código.
    “De acordo com a análise de quatro anos das 5,7 milhões de linhas de código do Linux, conduzida por cinco pesquisadores da ciência de computação de Universidade de Stanford, o código de programação do Linux é melhor e mais seguro que o código da maioria do código de software proprietário.”
    Fonte: http://archive.wired.com/software/coolapps/news/2004/12/66022
    E isso só fala do Linux kernel.

  • José Silva
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    O Linux é uma bosta. O governo só prefere ele porque é livre e não tem que pagar nada pra ninguém. O governo tá se lixando se ele tem qualidades ou não, o que interessa é que não tem que se pagar nada por ele. É de grátis, e sendo de grátis, que se lixe o resto. Aí sobra mais dinheiro pra ser desviado.