Por que o Linux continua sem a aceitação da massa?

Por que as pessoas continuam usando o Windows ou MacOS, se o Linux é uma alternativa gratuita? Acredito que longe são os anos em que o Linux era um sistema complicado de usar e gerenciar, com vista a uma elite de usuários avançados. O usuário médio utiliza na maioria dos casos a Internet, software de edição de textos, multimídia (filmes, músicas, fotos), mensagens instantâneas e pouco mais. O Linux faz todas estas coisas e na maioria dos casos melhor do que o Windows.

Introdução

O Linux está se tornando mais amigável. Existem distribuições como o Ubuntu e Mint que são muito aceitas e fáceis de usar. Fazer a transição do Windows para o Linux é muito fácil desde que você não desista e busque aprender. Muitas pessoas pensam que um usuário médio não pode instalar um sistema operacional e se o PC já vem com Windows, pra quê mudar? O fato é que se você não for capaz de instalar e gerenciar essas distribuições Linux, então você também não instala e gerencia o Windows ou MacOS, e tem que depender de seu amigo “que entende de computadores.”

Queixas

Segue agora algumas das queixas de alguns usuários que ficaram insatisfeitos com Linux.

Falta de compatibilidade com os jogos

Essa é a queixa número um. A denúncia baseia-se na incompatibilidade dos novos jogos 3D que chegam ao mercado. Mercado esse que impede que rodem em Linux.

Falta de apoio OEM

A segunda acusação é a de maior valor agregado ao comprar um computador pré-configurado com Windows ou Mac, porque a instalação do Linux em um sistema é muito complicado de manusear. Isso está diretamente relacionado com a mesma ignorância para com o sistema.

Falta de uma ferramenta de migração

Para a maioria das pessoas, não há medo maior do que se deparar com uma tábula rasa. Ainda neste sentido, a conveniência do Windows e ignorância para com o Linux estão presentes.

Confusão de controladores de hardware

O fato de não existir um adesivo “funciona com Linux” para um novo hardware traz para as pessoas que gostariam de experimentar o Linux um sentimento de estar totalmente no escuro quanto ao hardware que poderia comprar no futuro.

Suporte técnico gratuito

Há uma massa de pessoas que só são capazes de manter seus computadores através da bondade (e conhecimento) dos outros. Passar de um sistema operacional que tem 90% de domínio do mercado para outro que tem uma cota de 1% de uso significa que muitas das ações de suporte estarão perdidas.

Muitas distribuições

Como o preço não está lá para ajudar as pessoas a decidir (como acontece com as diferentes edições do Windows), é difícil para as pessoas entenderem porque existem tantas distribuições e quais são as diferenças entre elas.

Conclusão

Em resumo, o Windows dominou o mundo, o Mac vem dando saltos e ambos gastam milhões de dólares em marketing. Isto ofusca os outros sistemas operacionais. Veremos como as coisas andarão quando o Google fizer sua incursão nesta área.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Douglas
    Firefox 3.6.9 Firefox 3.6.9 no GNU/Linux GNU/Linux

    Concordo em algumas partes, mas na minha opinião, isso acontece por ignorância dos “técnicos”, vendedores e usuários…
    Muito disso acontece pois logo que adquirido o computador, que provavelmente vem com algum “Starter” da vida, as pessoas recorrem a aquele vizinho que diz que manja de pc.
    Logo o cara fala que por linux é furada, que não roda jogo, que é difícil de usar e instalar, que não tem compatibilidade de softwares etc..
    Mas o cara fez um cursinho de 80 conto por mês e nunca nem se quer, viu um linux, e muito menos usou um…
    A falta de jogos não é problema do linux; não é o linux que não deixa rodar os jogos; são os desenvolvedores que não programam pra ele…
    Ele fala que é difícil de usar por causa que alguma vêz ele ouviu falar que era difícil e ponto… vai ser difícil pra sempre…
    Não ter compatibilidade com photoshop é um problema ???
    Eu usava o photoshop pra redimensionar as imagens e deixa-la preto e brancas… Isso é usar o photoshop???
    Claro que não. não é 1% do que ele é capas de fazer e é o que a maioria das pessoas fazem com ele…
    Sei lá, vai da cabeça de cada um. Mas hoje, usando linux, eu aprendi muita coisa, acho que a principal delas é o valor de se ajudar um companheiro com dificuldades e também ser ajudado…

    MeuPinguim responde: Muito obrigado pelo comentário. Enriqueceu nosso debate também. Um grande abraço e volte sempre.

  • Douglas
    Firefox 3.6.9 Firefox 3.6.9 no GNU/Linux GNU/Linux

    Esqueci de falar na pirataria também né…. O photoshop que eu usava era pirata….

    Graças ao linux eu não uso nada pirata mais…

  • João
    Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Gostaria de deixar uma crítica construtiva.
    Uso o Ubuntu há mais de 1 ano, mas, se quero conectar a antena wireless usb2510 só consigo no XP.
    Adquiri um netbook da microboard, instalei o Ubuntu nele, mas o wi-fi e o blueotooth não funcionam, no win7 vai sem problema.
    Sou forçado a usar o win quando preciso destas conexões.
    Alguém pode dizer, pega isso ou aquilo, compila com aquilo outro, muda pasta tal, configura arquivo y, altera kernel x que vai funcionar.
    Pergunto, tenho conhecimentos para fazer estas coisas?
    Por estas e outras a segurança, a estabilidade, e mesmo a gratuidade não são os únicos fatores considerados na escolha do sistema operacional.

    MeuPinguim responde: Realmente João. Isso acontece mas não é comum hoje em dia. Já foi mais comum antigamente quando nenhum fabricante disponibilizava drivers para Linux. Hoje em dia, alguns fabricantes ainda insistem nessa prática. Mas lembro-te que isso não é culpa do Linux, e sim de quem fabrica um hardware e apenas fornece o driver para Windows porque não quer ter trabalho de fazer um driver para Linux só porque a sua participação no mercado é pequena. Te aconselho na próxima vez, antes de comprar um PC ou notebook ou mesmo trocar alguma placa de vídeo, verificar se esse hardware do seu interesse é bem suportado no Linux. Por exemplo: quando eu fui comprar meu notebook, escolhi um HP porque os notes HP são completamente reconhecidos no Linux. E placas de vídeo Nvidia são geralmente melhor suportadas no Linux do que as ATI! E por aí vai! Obrigado pelo comentário e volte sempre.

    • Netto
      RockMelt 0.8.36.74 RockMelt 0.8.36.74 no Windows 7 Windows 7

      Na verdade são poucos que desenvolvem drivers para Linux, muitos ainda desenvolvem o que se chama de windriver… mas o Ubuntu 10.10 quebra essa barreira, são poucos os acessórios que não são detectados automaticamente.
      Pra muita gente ainda fica muito caro trocar o pirata (que não pagou/comprou) pelo livre porque tem preguiça de aprender, mas nem por isso podemos julgar a M$ porque vender software não é crime, compra quem quer, pirateia que é de má índole ou é burro.
      Eu uso Ubuntu e Win7 (original) ambos 64bits e ambos me satisfazem, um de um jeito outro de outro (parece até “Seu Cravo e suas duas esposas” hehehe!)

    • @tonyfrasouza
      Google Chrome 12.0.742.100 Google Chrome 12.0.742.100 no GNU/Linux GNU/Linux

      É o que sempre faço. Primeiro confiro a compatibilidade de hardware com a distro que estou querendo instalar e tudo funciona uma beleza. Se todos que querem usar Linux fizerem isto, muito o usariam, pois desistem por causa deste detalhe. Daí muitos fabricante que tem preguiça vão pensar duas vezes. Alias, não vão pensar por preguiça e vão direto ao ponto…

  • Guilherme7TW
    Opera 10.70 Opera 10.70 no Windows 7 Windows 7

    Eu, como um usuário com alguma experiência listo alguns fatores que fazem o linux não ter um destaque maior.

    Performance – O linux está comçando a sofrer nesse ponto, embora o kernel esteja cada vez mais rapido, os ambientes gráficos estão ficando cada vez mais pesados, e os ambientes leves ou não trazem uma boa usabilidade (blackbox, fluxbox e etc) ou não possuem um trabalho estético consistente (LXDE por exemplo). O KDE engloba toda uma suite de aplicativos que em uma grande maioria não são utilizados, eu mesmo nunca utilizei o kTorrent por preferir o Transmission para essa função, mas alguns aplicativos são difíceis de se excluir sem mandar metade do WM junto. O Gnome não fica atras, somente de uns tempos pra cá que eu consigo excluir o Evince e o Evolution do meu Debian sem acabar com o Gnome, creio que as dependências ou laços de pacotes (principalmente nas distribuições APT) tem que ser revistas e bem pensadas. O Gnome é um ambiente grafico de aparência simples mas que últimamente anda apresentando um consumo de memória e processamente invejável a qualquer Seven da vida (só fiz testes com Ubuntu e Debian), então o jargão de se utilizar o linux por ter performance superior ao windows está um tanto quanto errado. E eu acho que como cada versão do windows fica mais e mais pesada, as distros mantendo-se leves e enxutas ajudaria muito na popularização do pinguim no desktop.

    Interface – Em minha opnião, a melhor forma de tirar aquele stigma de que linux se resume a uma telinha preta com letrinhas brancas, é apresentando um desktop com uma temática bem trabalhada, com o compiz e outras firulas rodando para causar aquele “UAU!!” do usuário que está conhecendo o sistema livre. Mas a temática é muito pouco trabalhada em diversas distros. A Cannonical parece ter percebido que um trabalho grafico mais acertado marca a distribuição positivamente (apesar da temática “ambiance/radiance” dividir opniões, e eu sou um dos que não gostam muito). O KDE também está cada vez mais bonito, o problema é quando abrimos os apps “K” e vemos aqueles menus desorganizados, botões para todo lado, barras e mais barras de ferramentas e etc… infelizmente o KDE segue o caminho contrario da simplicidade (melhorou com o KDE 4.5, mas ainda é caótico). O ambiente grafico que em minha opnião estava “interfacicamente” falando indo na direção certa era o XFCE, mas atualmente o futuro dele é incerto visto que 2 desenvolvedores abandonaram o projeto e no blog de desenvolvimento vemos só coisa de uma postagem por mês. Lembrando que o XFCE 4.8 encontra-se atrasado, pois seu lançamento era previsto para junho, e até agora não existe nem um alpha, quanto mais um beta.

    Repositórios – Os repos surgiram para organizar dependências, mas acabaram assumindo função de hospedar os pacotes de sistemas. A perca daquela interação que o usuário tinha ao acessar a página do desenvolvedor é um fato questionável, mas vejamos o caso do Gwibber, que até hoje está na versão 1.x nos repos Debian (até no SID ou no EXPERIMENTAL) sendo que na página está disponível a versão 2.30, que é bem melhor que a antiga (até porque a antiga nem loga mais) e sendo um app para um serviço que teve crescimento maciço no mundo inteiro, não acho que seja absurdo mante-lo atualizado. Detalhes fazem toda a diferença, principalmente para um sistema que estará sendo usado diariamente.

    A questão jogos está realmente melhorando, eu até ia sugerir um post com jogos online que eu instalei nesse final de semana, jogos com ótimos graficos e jogabilidades e que são multiplataformas, como World of Padman, Vendetta Online, Planeshift, Regnum online, Savage2 e Heroes of Newerth. São jogos que as instalações não dão trabalho nenhum, basta baixar os binarios, dar um chmod +x e depois ./ e pronto, jogo instalado. Mas isso fica mais pra frente.

    MeuPinguim responde: Sensacional seu texto. Parabéns pelo ponto de vista. E muito obrigado por nos ajudar nesse tema. Volte sempre!

  • Luis
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Muito bom o artigo cara!
    Gostaria de encher seu saco só mais um pouco kkkkk
    conversor de vídeos para linux e um programa para baixar vídeos do YouTube,voce recomenda algum?
    Obrigado!

    MeuPinguim responde: Olá. WinFF e MiniTube. Obrigado e volte sempre.

  • Rubson
    Firefox 3.6.6 Firefox 3.6.6 no Mandriva 2010.1 Mandriva 2010.1

    Sou usuário, apenas usuário.
    Penso que o Linux não seja para as massas, até acho bom.
    Meu comprometimento com o Linux surgiu após o uso de programas gratuitos que tinham pouco mas me oferecem muito, especificamente o desenho técnico. Profissional da área, tive pleno exito ao utilizar o Qcad, meu projetos são éticos de A até Z. Não me preocupo com jogos, fachadas, o que me interesso é pela técnica, aprendizado e robustez, infelizmente com o windows isto não foi possível.

  • Guilherme
    Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no Windows 7 Windows 7

    Texto mal escrito e passional e completamente partidário. Quase xiita. Perdeu toda a credibilidade…

    MeuPinguim responde: Ok. Eu tenho uma opinião e você tem a sua. Beleza? Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  • Eder Moraes
    Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no Mac OS X  10.6.4 Mac OS X 10.6.4

    Sou usuário linux antigo, e acho Linux (derivados do kernel) muito bom em tudo independente da distribuição, vejo muitas reclamações e perguntas de usuários Ruindows sobre o Linux mais isso sempre vem com uma resposta da comunidade (VAMOS MELHORAR), nisso podem ter certeza, hoje já temos aplicações semelhantes e com o mesmo intuito compatíveis a todas as distribuições, aplicativos Microsoft já rodam emulados em qualquer sistema derivado do unix com uma boa memória e placa de video instalada o desempenho é o mesmo, sem falar em maquinas virtuais, sobre o ubuntu realmente merece um olhar especial, é uma distro que se destaca dentre milhares mais também tem os fascinados pelo KDE – Kubuntu, ou xfce – Xubuntu.

    Muitas pessoas idolatravam o Kurumin derivado do debian por tempos pôs facilitava bastante as coisas, como a distro não teve continuidade, vou lhes apresentar uma outra distro nacional também derivada do debian: Epidemic, a mesma já vem com pré-instaladores, assim como o Kurumin vinha, também vem com drivers da ATI-nVidia, nForce entre outros. Vale apena conferir e ajudar no projeto de uma distro nacional assim como tínhamos a Conectiva que foi vendida para uma estrangeira.

  • Netto
    RockMelt 0.8.36.74 RockMelt 0.8.36.74 no Windows 7 Windows 7

    Que o Linux está cada vez melhor isso é fato, uma prova é o Ubuntu 10.10… o Windows Seven até fascina ela beleza, mas a qualidade do hardware, principalmente som e vídeo, só é percebida de fato quando é instalado o driver do dispositivo do fabricante, isso não aconte no Ubuntu 10.10.
    Abraços

  • adolfo guaruja-sp
    Firefox 4.0 Firefox 4.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    ta mais que certo as pessoas preferm usar o windows pirata em ves de uasr um linux ubuntu,kurumin e etc…, depois ficam reclamando dos problemas. falta conhecimento ,informaçao e boa vontade.

  • Pedro
    Maxthon 3.0 Maxthon 3.0 no Windows 7 Windows 7

    nao tenho o q reclamar do linux, já usei ele no meu laptop, mas por fortes razoes voltei pro windows, pois sou programador e nao vi ainda no linux alguma ferramenta de programacao q seja parecida com o dreaweaver pra programar em PHP e HTML, o eclipse e o netbens sao boas ferramentas, e depois de aprender a mexer bem no linux na maquina virtual eu volte a usar ele em meu laptop

  • Dionisio
    Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 no Windows 7 Windows 7

    Quero mudar pro linux, mas aszicasno wireless me deixaram com medo. Alias, tambem depois que zicou geral com uma atulização do gnome eu fiquei com medo..Mas vou testar de novo..

  • Carlos
    Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    cara obrigado, parabens pelo site se puder deixar a pagina de um parceiro Hospedagem Linux

  • Rafael
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows Vista Windows Vista

    Bom…

    Primeiro pq eu gosto do windows, nunca precisei pagar por ele pois sempre usei pirata, e mesmo assim nunca tive problemas, nem com virus, nem com lentidao, nem travamento e muito menos as BSoD que os linuxiitazinhos vivem repetindo igual papagaio. Não tenho problema com virus desde 2005 quando passei a usar conta de usuário limitada, antes disso tive poucos problemas com virus, e BSoD tb tive pouquissimas vezes, e sempre soube ou descobri a causa = problema de hardware ou arquivo corrompido(raro), ou quando troca de hardware e deixa mesmo HD, enfim quem entende realmente de informatica nao diz as asneiras que os linuxiitas dizem.
    Segundo pq o windows roda os jogos que eu quero de acordo com oque o meu hardware é capaz de rodar, sou gamer e jamais abriria mão de jogar no PC, o tal do wine, playonlinux e outros que indicam nao roda nem metade dos meus jogos no linux por mais que configure. Alem disso tb amo o Live Messenger 2009 e uso webcam, e no linux nao achei um MSN descente com suporte a webcam que realmente funcionasse.
    E terceiro e por ultimo é pq junto a esses motivos que citei entra a parte pessoal, psicologica ou dos ” usuários “, de 100 linusers que vejo comentar sobre informática 99 nao passa de nerdinhos na puberdade ou quarentões virgens que só sabem falar mal do windows repetindo como papagaio sobre virus e tela azul, com esse ” ódiozinho ” ridiculo contra a MS que só me faz rir e dar vontade de zuar esses caras e ficar longe desse sistema comunista.

  • Juan
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows Vista Windows Vista

    Linux é uma merda, pois nao roda nada, programas de qualidade, jogos, etc.

  • Firefox 29.0 Firefox 29.0 no Ubuntu Ubuntu

    O Linux só vai ter sucesso no mercado de pc’s, quando as lojas deixarem de estar reféns!!

    Vejam o que ocorreu com os smartphones, o linux lidera destacado com o Android… simples.

  • Rafael
    Firefox 35.0 Firefox 35.0 no Windows 7 Windows 7

    complementando , cara o audio do linux eu axo top demais nao distorce , marcado bom o grave , vc instla um sistema e ela ja te da todas as ferramentas , de disco , como criar pen drive botavel gravaçao de iso cd e dvd , drivers , mosso , top demais , compare o audio do windows e do ubuntu pra tu ver , do windows vc pode tratar com equalizadr que nao fica bom do linux top demais , internet ende tbm , e posso largar o computador horas ligado quando aperto uma tecla ta la funcionando , pronto , que no windows ja apareceia nao respondendo .

  • Anderson
    Firefox 35.0 Firefox 35.0 no Ubuntu Ubuntu

    Um colega uma vez iniciou um curso de manutenção de p.c.; numa aula sobre software; o Windows era exaltado e o Linux quando mencionado; era sempre mencionado quase com desdenho: “Linux não tem programas; não tem jogos; tem que digitar um monte de comandos; o governo usa porque é de graça etc… “; depois meu colega o abordou sobre aquelas afirmações e o próprio professor além de reconhecer que foi tendencioso pro lado do Windows; ainda se assumiu usuário do Ubuntu! 🙁

  • Fernando
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Sou mais “MEC OS” não trava e é um produto Original, o brilho na tela é impressionante, sistema feito para jogos ninguem é louco de comparar o MEC com Windows pois o MEC é o criador e o Windows sempre vai ser uma copia por isso é possível de Piratear .
    E entre Windows e LINUX, melhor para Windows se forem usar a versão paga, mas entre a pirata do windows e a free do Linux , obvio escolho LINUX, até mesmo porque uso para internet e também para escutar som , para abrir imagens não da bugs como acontece no Windows.

    Se disserem que o WIndows não da bugs do tipo que não abre os programas ou as vezes o programa rodando e para de funcionar digo que é mentira o windows é cheio de erros.. o bom do windows é a facilidade. tudo que procura na net para ele, acha.