Por que os nerds usam Linux?

Este tipo de pergunta é algo como “Ei, eu espero que você não se importe, mas… por que você é vegetariano?”. Alguns podem não ter resposta, muitos têm muitas razões diferentes, mas vou listar os motivos que eu acho mais do que suficientes para mim, e com a intuição de que também serão os motivos de uma boa parte dos nerds, técnicos e profissionais de informática.

Uma boa razão para usar Linux é ter o prazer de dizer que não usa Windows quando alguém lhe pedir para ir a sua casa consertar seu computador e você não saber o motivo do problema. Você pode dizer que não sabe de Windows e não pode consertar. Sempre encontramos um Windows irrecuperável, pirateado, cheio de vírus, adware, malware e tudo o mais, com dados importantes que o usuário não quer perder, mas, naturalmente, não fez cópia, e um monte de aplicativos instalados. Depois deste quadro sombrio, só nos resta dizer: “Desculpe, amigo, não conheço o Windows, eu uso Linux”.

Nerd Linux

Outra razão pela qual nós usamos Linux é o tempo que podemos investir para aprender Informática. Um dia você aprende quatro comandos de terminal, um dia você aprende como acessar o disco, no outro dia como matar um processo, etc. Ao longo dos anos você percebe que você conheceu um monte de coisas, você é capaz de instalar um servidor web e um servidor de email, você sabe quais são as portas e você sabe como bloquear, desbloquear, você aprende o que é um firewall, e você pode começar a dizer que você sabe como o computador funciona por dentro. No Windows, esse tempo é desperdiçado, com um sistema escuro que não nos permite ver o que está acontecendo, que reage de forma inesperada para as nossas tentativas de consertá-lo, e quando você menos espera não podemos fazer mais nada, e só uma formatação completa do sistema resolve. Tentar aprender com o RegEdit ou o Dr. Watson no Windows é uma tarefa impossível, porque amanhã o Vista ou o Windows 7 virá com novas técnicas que irão mudar completamente o sistema, fazendo ajustes ainda mais ocultos e escondidos. Então você tenta aprender tudo de novo e de novo, gira e gira em torno de um sistema que nunca mostra o que está acontecendo.

Outra razão é, naturalmente, a segurança. Não perco tempo em instalar antivírus no Linux, antimalware, antispyware e anti-tudo. Nosso sistema não consome recursos extras para analisar todos os pacotes que viajam através da placa de rede. Nosso sistema permite uma melhor utilização da largura de banda, melhor navegação na Internet e está livre de vírus sem antivírus. Existem 6 milhões de vírus catalogados para Windows, contra mil para Linux. As distribuições já saem vacinadas. E quando é lançado um vírus para Linux, maldosamente, horas depois todas as distribuições já estão vacinadas. Aquilo que para alguns pode ser um recurso interessante, para mim é motivo mais do que suficiente para escolher o Linux, já que eu gasto 80% do tempo a navegar na Internet ou usar aplicativos online, com a garantia de que tudo está funcionando corretamente, sem ferramentas de sistema ANTI-TUDO sugando os recursos da minha máquina para protegê-la demais. Sem dúvida o Linux é o ideal para navegar na Internet, e não devemos esquecer que muitos usuários compram um computador apenas para se conectar à Internet.

Linux é mais compatível. Esta declaração, que a priori parece estranha, é explicada quando você conhece o Linux e conhece os formatos de arquivos padrão, e também aqueles que são livres. Primeiro, por que no Linux o Open Office abre todos os arquivos, como o DOC e DOCX do Windows, mas o Office do Windows não abre ODF, que é um formato aprovado pela norma internacional ISO durante anos? Comece a ver como existem formatos de arquivos livres para quase tudo, desde o desenho vetorial, música, imagens, textos, documentos… e todos os formatos livres são incompatíveis no Windows, especialmente em ferramentas da Microsoft, sendo comumente utilizados em outros sistemas operativos e em uma infinidade de ferramentas.

Nerd Pinguim

Portanto, é incompatível o Windows, e não o Linux. O Windows só suporta formatos proprietários e bloqueia formatos livres para se tornarem incompatíveis. É inaceitável que, após 10 anos de existência do OGG, arquivos como uma alternativa livre para o formato MP3 proprietário, você não é capaz de abrí-lo no Windows Vista. A Microsoft não teve tempo para incorporar o codec livre durante todos esses anos? O mesmo acontece com o SVG, o ODF, o PDF e uma grande coleção de arquivos que o Windows ainda se esforça para bloquear. Vemos também que o Linux pode ler e gravar em discos rígidos FAT16, FAT32 e NTFS do Windows, enquanto o Windows só pode ler discos de Windows.

Outro motivo que nos convida a usar o Linux é a grande atividade que existe na rede. Usuários que percebem as grandes vantagens do software livre, que não ficam à mercê das grandes empresas, se tornam muito ativos na rede tentando ajudar outros usuários que começam com software livre, resolvendo dúvidas e problemas, outros usuários estão participando de fóruns, escrevem blogs, etc. Assim, este grande banco de dados de conhecimento que é a rede só cresce para compensar qualquer falta de meios no momento da programação de aplicações. Usar o Linux faz você se sentir parte de uma comunidade ativa, de apoio, envolvidos e informados, faz você se sentir orgulhoso de pertencer a um grupo de abnegados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Internet e da computação em geral. Ser um usuário Linux faz você se sentir bem.

Com Linux não se tem surpresas. Uma vez funcionando nossa placa de TV, o nosso scanner ou modem, já está funcionando para sempre. Com Linux não se tem surpresas onde um dia pára de funcionar este ou aquele elemento, ou de repente, sem motivo aparente, acontecem “coisas estranhas” ou falhas, ou o que funcionou ontem, não funciona hoje, sem tocar em nada. Essas coisas são do Windows. Linux é robusto e, quando tocamos em um arquivo de configuração, se algo pára de funcionar, você consegue recuperar o arquivo de configuração para deixar como estava. Nada fica quebrado. Tudo isso nos convida a tornarmos empenhados em aprender enquanto outros nos recomendam alterar configurações em blogs e tentar, e quando fazemos isso não paramos de adaptar o Linux para o nosso gosto pessoal. Ou seja, pode ser reconfortante resolver em minutos o inesperado e ter sempre o nosso Linux 100% e sem telas azuis.

Com Linux perdemos menos tempo. No Windows, você perde muito tempo para fazer determinadas tarefas. Como muitas vezes precisamos de ferramentas que podem ser encontradas na rede, instalamos, testamos, se não faz o que precisamos, desinstalamos e continuamos tentando. Quando a ferramenta de que precisamos não faz o que queremos porque é uma demonstração, temos de encontrar um crack e rezar para que funcione. Depois de feito tudo isso, nós cumprimos o nosso objetivo, mas temos depois que remover todo o lixo que instalamos, rezando sempre para que nosso sistema não fique cheio de malwares. No Linux, muitas vezes o que precisamos é feito com um par de comandos que estão em um blog. Um para fazer o download da ferramenta e o outro para fazer o trabalho que nós queremos. Além disso, nada é pirata, tudo é livre. Podemos deixar no computador de forma pacífica para o caso de precisar novamente no futuro.

No Windows também perdemos muito tempo reiniciando. É incrível como muitas vezes você tem que reiniciar o Windows, não só quando você instala qualquer coisa, mas também quando você acha que algo está errado, ou quando um aplicativo pára de responder. Além disso, a instalação de aplicativos é lenta e muitas vezes elas têm mais funcionalidades do que precisamos. No Windows você se acostuma a usar megasuites completas de funções para executar tarefas simples. No Linux, as ferramentas são instaladas em segundos e na maioria das vezes fazem o que precisamos, de maneira fácil, com menus intuitivos, devido um extremo esforço colaborativo de muitas pessoas com excelente eficiência.

Miss Nerd

O Linux é executado de forma mais suave. Depois de um tempo usando o Linux, quando você perder o medo e quando você parar para fazer uma pausa inconsciente ao mover arquivos ou fazer determinadas tarefas, percebemos que o Linux roda muito mais suave. Não apenas na manipulação de arquivos e aplicações em simultâneo, mas em tudo. Linux sempre responde ao que dizemos, mesmo quando o cursor mostra o estado de espera. Após este tempo, quando voltamos para o Windows percebemos que o sistema operacional é totalmente pesado e chato com o usuário.

O Linux também se comporta melhor quando temos muitas coisas abertas. Tocador de música, um outro sistema operacional virtualizado, downloads em massa, navegador… com uma percentagem incrivelmente baixa de consumo de CPU. Por outro lado, gostaria também que alguém me explicasse por que o Windows XP roda melhor virtualizado no Linux. Definitivamente, o kernel Linux é mais sofisticado e lida com multitarefas muito melhor.

Linux não incomoda. Quando nos tornamos usuários avançados de PC, ficamos extremamente chateados quando a máquina resolve nos dizer o que fazer. Se você escolher “reiniciar mais tarde”, é apenas isso, queremos reiniciar mais tarde. Nós não queremos que uma aplicação esteja constantemente nos lembrando que temos de reiniciar pois sabemos que temos que reiniciar.

Também não gostamos de instalar um mensageiro, que instala 500 funcionalidades, anúncios, guias de comunicação com outras aplicações web e outras coisas que fazem o seu computador parecer ter vida própria só para enviar uma linha de mensagem para um amigo. É irritante quando o SO decide por nós, é ruim não poder desinstalar um Messenger antigo, é chato não poder desinstalar o Explorer, ou ao desabilitar as coisas, posteriormente, serem ativadas automaticamente de novo. Queremos o sistema operacional para responder aos nossos cliques e não para si mesmo. Também é irritante um SO estar constantemente nos perguntando se temos a certeza de que nós queremos fazer alguma coisa.

Aplicativos cada vez mais pesados. No Windows, embora você tenha a vantagem de possuir aplicativos mais sofisticados e que fazem um monte de coisas, muitas vezes esses recursos também são um fardo que, longe de ser uma vantagem, são uma séria desvantagem. Será que para redimensionar uma imagem, escrever um email ou enviar uma mensagem instantânea você precisa instalar um aplicativo de 300Mb? Incluir um navegador e uma conexão com bancos de dados ODBC e 200 componentes, conectores e tocadores multimídia, além de publicidade é irritante e ineficaz. Será que todas as aplicações precisam disso tudo para fazer algo tão simples? No Linux temos aplicativos que fazem apenas o que queremos, sem muito peso e sem muitas frescuras. Isso não significa que o Linux não pode fazer tarefas complexas, uma vez que existem aplicativos para todos os gostos.

No Linux, os dados não ficam obsoletos. Aqueles que usaram Windows durante anos têm visto que diversas ferramentas se tornam obsoletas. Hoje, muitas empresas ainda sofrem com este problema, pois a empresa dona do sistema, de código fechado, decide suspender a aplicação e ainda cobra fortunas para migração de dados. No Linux isso não acontece, não só porque o código-fonte do aplicativo é público, mas também porque no Linux usamos formatos abertos que permitem que os dados facilmente migrem para aplicações mais modernas. No Linux não existem empresas interessadas em fazer com que a sua versão fique desatualizada para ganhar mais dinheiro na atualização.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Google Chrome 5.0.375.29 Google Chrome 5.0.375.29 no GNU/Linux GNU/Linux

    Ótimo post! Faz mais ou menos 6 meses que eu deixei o Windows de lado e estou usando o Ubuntu. Por experiência própria, posso dizer que o linux é infinitamente superior ao Windows. A única dificuldade que eu enfrentei quando mudei de SO foi aprender a usar o Terminal. Porém, a comunidade linux na rede é muito solidária, consegui resolver todas as minhas dúvidas.

    • Windlws Boy
      Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 Windows 7

      Voces são pior q q evangelicos… o linux é uma porcaria q ninguem dá manutenção… vc precisa aprender tudo para usar e não existe drivers compativeis… windows vc tem tdo prontinho… só executar e está instalado…. qualquer um mexe… é um carro da volkswagen comparado com um carro q ninguem sabe q existe…. sei lá um lada… que é incompativel com qualquer peça… linux = evangelicos… querem fazer fvaler a sua vontade a força… mas o mundo inteiro usa windows ou mac.

      • Ronaldo Rocha
        Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Linux Mint 9 Linux Mint 9

        Caras como vc é que este país não precisa.Seu Babaca.

        • Google Chrome 10.0.648.204 Google Chrome 10.0.648.204 no GNU/Linux GNU/Linux

          você vem falar de pirataria enquanto isso o governo rouba milhões?

          http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/06/julgamento-do-mensalao-pode-sair-somente-em-2050-diz-lula-apos-palestra-nos-estados-unidos-924176416.asp

          Vai recompilar o kernel e escovar bits vai seu freetard porque o Gnu/Linux serve para aprendizagem apenas. software livre é software de brinquedo.Inkscape versus adobe Illustrator ou Corel Draw? haha não me faça rir daquela merda que nem suporte total ao SVG tem

          Que tal o Gimp vs Photoshop?

          Se software livre fosse melhor que o fechado, todo mundo teria migrado.

          Devia tá usando o Slakão ou o Gentoo quem sabe o poderoso Debian já que você é um xiita

          http://arturhigashiyama.wordpress.com/2008/02/10/linux-fede-voce-tambem/

          • Metelão
            Google Chrome 37.0.2062.103 Google Chrome 37.0.2062.103 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

            Ah para , não exagera , linux pode ser eficaz como servidor mas capenga legal como desktop , não propriamente ele e sim XOrg + Gtk ou QT qdo digo isso é o ambiente Gráfico Gnome ,Kde ou similares , sou usuário a mais de 10 anos de linux e desenvolvedor de software,sempre tive esperança mas o problemas com Linux são diversos ,desde da merda de implementação feita em ambiente gráficos exemplo disso NVIDIA E ATI que tem enormes dificuldades para implementar seus drivers para Linux ,pois devemos dizer que os cabeças que mantém o Linux estão em circulo de vaidade e são meio que bitolados.Isso são só alguns deles , existe muito mais problemas que ainda trava o Linux ainda para ele virar um desktop totalmente funcional sem precisarmos recorrer ao Windows ou Mac.

          • Carlos
            Firefox 33.0 Firefox 33.0 no Ubuntu Ubuntu

            Linux é um dos melhores sistemas operacionais que existem, senão o melhor. Pensei que nunca fosse sair do WIndows, mas saí. Usei diversas distros do LInux, como ubuntu(show de bola), debian(ótimo para servidor), zentyal(ótimo de mais para servidor – tem interface via web) e LInux MInt, que é muito show de bola. Este que uso. Tem menu iniciar, barras, pasta.. posso modifica-lo e colocá-lo para o que melhor me atende. Oi…? Não entendi..!? Antivirus…? Qual eu uso?? Se eu te falar você não vai acreditar: Nenhum! Isso mesmo. Que alívio em não ter que passar 20 dias pesquisando qual o melhor antivirus do mercado. Friso que o que a maioria das pessoas instalam é o FREE. Este só protege 30% do que deveria proteger. Sabe por quê? Não…? Porque existem versões pagas do mesmo software. Chega de ficar pesquisando sempre e nada funcionar. O computador até rende melhor, desempenho bem melhor…sem comparação… Malware? Cara, que show! Não tem anti-Malware na minha máquina.
            Se eu quiser usar um programa do Windows no Linux..? Simples, baixo o programa e clico duas vezes sobre o ícone e… voilá!! Programa instalado com sucesso!
            Hoje, Línux está em alta. Já dominou o mercado de servidores. O que falta são profissionais.
            A Petrobrás usa Línux em seus Servidores.
            Línux > escolha sua versão e seja feliz.
            LINUX MINT

        • thaise damasceno
          Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

          é realmente , pessoas como vc nao deveriam nem ser geradas , aposto que sua mae deve ter um orgulho enorme de vc … acho que ela se alegra em dizer a vizinhança : ooo meu filho e um babaca sem noçao

        • sirbbogart
          Firefox 31.0 Firefox 31.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

          Esses idiotas alienados que usam ruwindows, não sabem de porra alguma. Pede pra esses fdps administrar um parque de servidores com windows.
          eh um tal reboota hoje, reboota amanhã. Quando vc não tem que sair de sua casa para ir no local de trabalho para poder fazer algo.

          Seus animais, eu tenho servidor LINUX com 3 anos sem desligar e faço tudo remoto.

          O windows como sistema operacional, é um excelente video game.
          Essa bosta de ruwindows só presta pra jogar.

          Obs: A STEAM já tem vários jogos pra linux, ou seja, essa praga do ruwindows
          ainda vai perder nos games. Pois de servidores nós somos o máximo.
          SEUS BOSTAS

          • Metelão
            Google Chrome 37.0.2062.103 Google Chrome 37.0.2062.103 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

            A Steam somente tem joguinhos e alguns poucos best sellers para Linux , ainda tá muito longe de chegar perto do windows.Não seja xiita demais,uso linux profissionalmente a muito tempo e existe grandes problemas de implementação , mas na sua parte gráfica e não no seu Kernel e core .Linux atualmente é ótimo como servidor mas capenga demais como desktop , fora as ultimas cagadas da equipe do Gnome e Ubuntu com unity que este está se acertando agora , mas estão muito longe ..longe e longe de chegar em um Know How da Microsoft e Apple , sistema desktop deve ser simples e fácil .Enquanto a steam ela apoia o linux pois está desesperada se apoiando em projetos de videogame rodando linux , porque a microsoft em breve terá uma loja virtual para compra de software e games similar a steam e com isso a steam vai pro vinagre pq não tem uma estrutura e dinheiro que a microsoft tem que pode errar várias vezes.É uma pena porque a steam poderia trabalhar em parceira com a canonical forçando a evolução mais rápido no setor desktop do linux.

      • Google Chrome 10.0.648.204 Google Chrome 10.0.648.204 no GNU/Linux GNU/Linux

        Falou a verdade.

        Os aplicativos do Gnu/Linux em sua maioria são mediocres.

        • Danilo
          Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

          Que engraçado, olha de onde vem o comentário do cara: Google Chrome 10.0.648.204 no GNU/Linux GNU/Linux…

          O cara se lambuza de software e livre e vem falar mal dele em seguida. Você, caro otaku, é pior do que os caras que falam mal do Windows pendurados num Seven pirata cheio de cracks.

          Você sofreu pra aprender coisas que meu sobrinho de 8 anos usa na moral, e quer descontar nos usuários que sabem o que fazer.
          Ao falar de Photoshop, Ilustrator e Corel Draw, eu queria ver a Adobe e a Corel rindo de você defendendo o software delas. Seria perfeito se você pagasse a licença.

          Seu animal, desligue a porcaria do modem que mantém você na internet, porque ele tem software livre no firmware dele. Nunca mais navegue em 70% dos sites da internet, porque eles estão rodando sobre Apache. Venda ou nem pense em comprar um smartphone ou tablet com Android, porque você não é digno de um software livre. E desinstale o Chrome da máquina, pois foi dele que você escreveu mal do software livre. Nunca mais entre num blog WordPress, porque… bom, acho que mesmo sua limitada mente subdesenvolvida deve ter entendido.

          • CometBird 4.0 CometBird 4.0 no Windows XP Windows XP

            Orkut roda em servidor Window$. Só olhar o ASPX no final do endereço…
            Repetindo. Linux só serve para aprendizado pois eu não sou maluco de usar como sistema default.
            Linus Torvalds admitiu que a maioria dos aplicativos do Linux não estão em grande desenvolvimento assim para se equiparar aos proprietários. Quer que eu cole o Link?
            Se o Linux é tão seguro por que adolescentes amigos do hacker GEOHOT derrubou o servidor do playstation 3 da sony?
            Por que o android teve muitos malwares que prejudicaram os usuários?
            Essa história de que aplicativo livre se desenvolve mais rápido que proprietário é mito!
            Inkscape não tem suporte a mesh
            O Gimp não tem a metade das funcionalidades do Photoshop.
            E eu posso pagar por todos softwares proprietários que tenho em casa.
            A história de que o Window$ trava hoje em dia é mito.
            Desde o Window$ XP ele é super estável.
            Só dá tela azul se seu hardware tiver com problemas.
            Resumindo: Se o Linux fosse essas coisas todas, o povão que gosta de levar vantagem em tudo taria usando Linux.
            Ah sim pra edição de vídeo profissional Linux é horrível.
            Já falei que ouvir um arquivo MIDI no Window$ XP é melhor que em qualquer versão mais recente de linux?
            Você nem usa Window$ para saber o que o Software proprietário tem de melhor que o Livre!
            Eu uso Window$, Gnu/Linux, Mac OS e pretendo usar PC BSD, Reactos quando tiver pronto porque esse sim vai desbancar o Linux de vez, o Syllabe quando tiver pronto entre outros sistemas.
            Quando tenho problema no Window$ qualquer um consegue dar suporte.
            O povo do Linux é tão arrogante que manda a pessoa se virar completamente.
            Pra ajustar meu teclado em inglês e reconhecer cedilha tenho que digitar um monte de comando pqp!
            Antigamente no Linux era bem melhor.
            No window$ é facinho.
            Desistam Linusers. Jamais migraremos pro Linux. Não perco nada deixando de usar ele. Vocês queriam ser Bill Gates.

          • Firefox 32.0 Firefox 32.0 no Windows 7 Windows 7

            Puxa adorei este duelo, e ate mesmo a comparação com os EVANGELICOS foi muntio legal. Eu particularmente uso os dois sistema tanto o Linux como Windows, cada um serve a um proposito e concordo com tudo que foi dito aqui tanto do lado do Linux como do windows. Ambos estao certos em suas colocações e defesa apaixonada de seus S.O. Em minha lan house uso servidor Linux e stações com linux e windows metade, metade. No final agrado a gregos e troianos, e incrivilmente as estaçoes linux realmente dao menos problemas.

      • dut
        Safari 4.0.4 Safari 4.0.4 no Mac OS X  10.6.3 Mac OS X 10.6.3

        Caro Windlws Boy, vc tem razao em dizer que instalacao no windows e mais facil, so que vc esquece que enquanto no windows vc instala tudo muito mais facil; e e como o rapaz do blog comentou, instala mais tem que ir atras de crack, que dependendo do programa pode levar horas ou ate dias pra achar, sem contar tambem se o programa que vc baixou vai funcionar corretamente, e se funcionar corretamente, depois vc vai ter que remove-lo, sem contar tambem mesmo que seu S.O estiver com antivirus, firewall, todos os programas que vc goste, ou estiver todo configurado como vc goste, com o tempo vc vai perceber que o S.O esta lento, travando, dando tela azul, o proprio sistema pedindo para fazer verificacao, aquele scandisk de iniciacao que as vezes demora pra kar….., e e chato pra kara……, vc vai perceber que ja ta na hora de mais uma outra FORMATACAO, ainda mais se vc utiliza programas que nem o ares, shareaza, enfim conexoes p2p, pra baixar musicas, programas, BOM Windlws Boy, nos que gostamos de linux, dependendo da distribuicao nosso trabalho e mais arduo, mais pelo menos so e uma vez, fica com o teu RWINDOWS mesmo, e com as suas dores de cabeca, faca a alegria do tecnicos de TI, enquanto em uma media, o linux e instalado 1 vez, o Rwindows ja ta na quinta instalacao, ja fazendo de tudo pra ir pra sexta instalacao.
        e fazendo comparacao entre carros, enquanto o Rwindows e que nem esses carros cheio de sensor, camera de estacionamento, direcao hidraulica, regulagem de banco, banco com massageador, ou seja ”carro de mulher”, o linux vamos dizer que e um ”HAMMER” na primeira impressao nao e muito bonitinho, mas nao e qualquer coisinha que faca ele parar.

        bom desculpe pelos acentos, mas que eu tow testando o mac e nao consegui ainda configurar o teclado, mas tow tentando, pq que no linux ja ta tuudo tinindo meu amigo….heheheh.

      • Milles Maverick
        Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

        O Linux é 10.000.000.000… vezes melhor disso que você chama de Sistema Operacional, uso Ubuntu desde junho, e estou satisfeito, veja bem, tenho um PC de 2007 da Positivo, eu apenas coloquei mais RAM (agora tem 940 MB) o Windows engasgava, o Ubuntu roda tranquilo, independemente de quantos programas abertos… Se quiser ver como o Ubuntu é Lindo veja:
        http://vivaolinux.com.br/screenshot/Enlightenment-Simplesmante-e17/

        Dúvidas sobre o Linux? Visite meu blog: http://umaaventuranolinux.blogspot.com

      • Murilo
        Firefox 20.0 Firefox 20.0 no GNU/Linux GNU/Linux

        Windows é sinal de preguiça,com certeza você deve estar procurando uma serial agora.
        Os rusers (Ruindows Users) não tem direito do que falar,pois com certeza,nunca usou e diz que é um Lixo.
        Primeiro aprenda a usar um Debian em modo texto,depois vem falar.

      • Emerson Mendes
        Firefox 25.0 Firefox 25.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

        Nossa mas você sabe mesmo. Tenho até dó.

      • Godiog
        Midori 0.5 Midori 0.5 no GNU/Linux GNU/Linux

        o cara ignorante

      • Firefox 35.0 Firefox 35.0 no Ubuntu Ubuntu

        Seu Android é rWindows ou Mac!? sabe de nada inocente…

      • Rodolfo
        Firefox 35.0 Firefox 35.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

        Sim, o Linux não é bom para jogos! Mas isso não é um problema do Linux. É um problema dos desenvolvedores de jogos, que só fazem jogos para Windows, pois o Windows roda em 96% dos computadores do mundo. Se você tivesse um empresa que desenvolve jogos, você faria jogos para um SO que esta presente em 96% dos PCs ou para um SO que esta em 1% dos PCs? Não ter jogos ou outros programas para Linux não que dizer que Linux é pior que Windows. Porem tem muitos programas compatíveis e “grátis” com o ambiente Linux que não perdem em nada para os “pagos” e caros que rodam no Windows. Tudo o que falei pode ser mudado se o mercado começar a usar mais Linux, não necessariamente se equilibrar com Windows, apenas crescer um pouco mais, as empresas perceberão que o número de usuários Linux esta aumentando e com certeza vão começar a desenvolver jogos e outros programas para Linux. Mas uma coisa ninguém aqui pode ser contra, o Linux é infinitamente mais seguro que Windows!

      • Google Chrome 40.0.2214.91 Google Chrome 40.0.2214.91 no Windows XP Windows XP

        Cara a propria microsoft usa linux, xbox tem linux, muito outro game tem linux, tem linux até em outro planeta com aqueles ronozinhos da nasa. Windows é ótimo, Linux é excelente!

    • adolfo
      Google Chrome 9.0.597.98 Google Chrome 9.0.597.98 no GNU/Linux GNU/Linux

      e HELBERT por isso que larguei o windows (trava , os produtos da MS e caro e etc…) hoje eu uso o UBUNTU ( SEGURO .LEVE E COMPLETO E CODIGO ABERTO NAO PRECISA COMPRAR NADA .

    • Jeison
      Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

      E ai? Ainda usa Linux agora que a moda acabou?

      MeuPinguim responde: A moda acabou? Hahaha!

      • CARLOS MANUEL LIRA CORREIA
        Google Chrome 37.0.2062.120 Google Chrome 37.0.2062.120 no Windows 7 Windows 7

        Eu uso até hj e não preciso formatar a minha máquina nunca. Windows só para jogar mesmo

      • CARLOS MANUEL LIRA CORREIA
        Google Chrome 37.0.2062.120 Google Chrome 37.0.2062.120 no Windows 7 Windows 7

        Aaaah, o windows aqui da postagem é pq estou no trabalho. (y)

  • Google Chrome 5.0.375.29 Google Chrome 5.0.375.29 no Windows 7 Windows 7

    Você (autor) abomina o Windows como uma pequena quantidade de usuários Linux.
    Eu parei de ler seu post pela metade, já que não compensava… apontar defeitos é muito fácil, se quiser, eu consigo fazer uma lista ainda maior de inferioridades do Linux perante o Windows.
    Eu concordo com você que o Linux é muito bom (já que eu uso o Ubuntu), agora, ficar batendo na mesma tecla toda hora por conta de formatos proprietários… então por que você não fala da Apple? Ela sim, tudo é voltado à ela sem dar chances ao Windows e ao Linux, exemplo que desfavorece muito o Linux é o fato de não haver iTunes pra ele, sendo os “alternativos” muito inferiores que limitam a capacidade de um iPod.
    Outra coisa, dizer que Linux é seguro, ele realmente é… mas não se você fizer um servidor HTTP ou FTP nele, eu já tive problemas com meu servidor com o Suse que um software automático conseguiu derrubar o meu Apache, sendo assim, antivirus, ou no mínimo um Firewall melhor que o que já vem instalado, é o ideal.
    Não precisa ficar criticando o Windows para conseguir convencer leitores que o Linux é superior, prove que ele realmente é o melhor divulgando softwares e projetos, por exemplo, é o melhor caminho.
    Coloque-se no lugar do leitor, ainda mais se ele for um usuário Windows (que parece ser o seu público alvo neste artigo), você realmente acha que alguém vai se importar ao ler que uma empresa só quer ganhar dinheiro ou ganhar mercado?… Se é assim, coloque-se no lugar de um dono de uma empresa, agora reflita: você quer fazer caridade com sua empresa ou quer ganhar dinheiro?
    Por favor, não leve meu comentário a mal, estou falando como um usuário Linux que tem o mesmo objetivo que você: de chamar mais pessoas para a comunidade Linux. Seja mais “light” e fale das coisas boas do Linux, ao invés de coisas ruins do Windows… ou então também fale da Apple, que é muito pior que a Microsoft, responsável por um real monopólio.

    • Victor
      Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Windows XP Windows XP

      Concordo com seu comentário e apesar de usar windows, o meu é Xp sp3. Penso em colocar o linux pois tenho algumas versões como o ubuntu e famelix. Seria mais legal citar as caracteristicas, pontos fortes do linux ao inves de atacar o windows. fazer comparaçoes talves seja mais interessante.

    • Eric Ulisses Bispo
      Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

      Concordo, a Apple superou de longe a Microsoft em termos de lacrar códigos.

      Amo Linux, gosto e preciso do Windows, pois na minha vida e na de milhares de usuários é um mal necessário, por exemplo: Não tem como utilizar o Adobe DW ou Adobe PS (versões mais atuais) no Linux, mesmo com Wine, CrossOver da uma dor de cabeça imensa, nem todo mundo tem tempo ou disposição, ou mesmo quer aprender um SO novo sendo que já existe um que lhe atenda.

      E não venha com aquele papo de que tem ótimos softwares livres para desenvolvimento e tals, PS é PS e DW é DW e “.”.

      Repito, amo Linux, uso Ubuntu, no server uso CentOS e no meu mobile uso Android que é um Linux, agora falar que o Windows não é um bom SO já é demais…

      Um bom SO é aquele que lhe atende, e o Windows atende Zilhões de usuários, nem tudo o que é bom para mim, é bom para ti e vice versa.

      VIVA o Linux
      LONGA VIDA ao Linux Torvalds
      PROSPERIDADE ao Michael Widenius
      LONGEVIDADE ao Rasmus Lerdorf
      LUZ ao Jon Maddog
      PAZ ao Mundo

    • torres
      Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

      Uso linux a mais de dez anos… minha primeira versão foi Guarani, ja ouvio falar? Depois Conectiva 4.0 um blackbox, windowmaker etc… Sempre mantive um dual boot com um ruindows rolando junto, numa parceria piratão e Robinwood! Usando o melhor dos dois sem ser xiita, mas amando ser linuxer, passei conhecimento ao meu filho que usa os dois, na medida certa! Qual é? A medida do contentamento amigo.
      As vezes passo meses sem usar o win, mas se preciso, uso sem pesar na consciência. Assim este mundo se torna mais suportável!
      Não gosto de pensar em evasão de divisas…e sei que a consciência e alfabetização digital, andam lado a lado com o baixo custo de implementações digitais, voltadas ao social. Implemento GNU/Linux para instituições de cunho social, centro de aprendizagem digital abertos!
      Se nossos conhecimentos forem direcionados aos necessitados, deixando de lado ideologias, o que menos importa é o melhor sistema, mas o melhor uso!
      Eu, vou continuar escovando bits…
      Obrigado e um abraço.

  • Aldo
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Windows XP Windows XP

    Cara, gostei demais do seu comentário; isso tudo é verdade, fico chatado demais quando alguem diz que linux é ruim, não presta. Linux é objetivo, so como exemplo do que vcê falou o Gump não ocupa nem 50MB do PC, mas e o Photoshop?,rsrs. Cara a diferenças entre Linux e Windows são enormes e Linux é bem mais legal de se trabalhar, agente aprende mais sobre iformatica em um dia usando Linux, do que em 10 anos usando Windows.

    • Daniel Werle Arenhart
      Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 no Ubuntu 10.04 x64 Ubuntu 10.04 x64

      A sua última afirmação eu confirmo fortemente!

    • Milles Maverick
      Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

      Photoshop apenas o Download já são quase 1 GB… Sem comentários…

  • Braulio
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 x64 Ubuntu 10.04 x64

    Falando-se em objetividade,usabilidade e a interação máquina X software X ser humano o linux é disparado o melhor.
    E se falando em servidores, aí não tem comparação. Isso é fato. O seu comentário foi bem abrangente e descreve item a item as diferenças. E mais, acho que vc foi light neste post, pois já vi comparações hards que vão muito além.

  • Paulo Rogério
    Safari 4.0.5 Safari 4.0.5 no Mac OS X  10.6.3 Mac OS X 10.6.3

    ótimo post. E sim, concordo 100% com tudo o que está escrito. Para mim, um ex user window, Windows não é um sistema que inspira confiança. Até que com o 7 tentaram se igualar ao Mac e Linux, mas o windows é windows…rs

    Abraço,

    • Hélio
      Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

      Paulo Rogério, me desculpe, mas se você usa MAC provavelmente sofre isso em dobro.

  • Vanderson
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Windows XP Windows XP

    Caros Nerds,
    Enquanto o Nerd Linux fica dando ls e andando de busão, o Nerd Windows fica arrastando o mouse e andando avião!!!

    MeuPinguim responde: Você esqueceu de complementar: “(…) andando de avião, até a próxima tela azul no controle de vôo ou até um invasor tomar o controle do avião ou até ter um travamento no piloto automático.” Boa viagem.

    • Hélio
      Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

      Vanderson, o pessoal do MeuPinguim está coberto de razão. Deixe dessa ilusão de superioridade do Windows.

    • Ronaldo Rocha
      Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no GNU/Linux GNU/Linux

      Linux e Sabedoria não é pra qualquer pessoa.”Não dê perólas aos porcos”.

      • Paulinho Cariri
        Google Chrome 7.0.517.44 Google Chrome 7.0.517.44 no GNU/Linux GNU/Linux

        Que é isso irmão?!?!?!?! Não seja um usuário xiita, o linux é para todos e de todos, existem usuários básicos e avançados e assim sempre vai ser.

    • Ronaldo Rocha
      Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Linux Mint 9 Linux Mint 9

      Mais outro Babaca.Não dê pérolas aos porcos!

    • Chromium 13.0.764.0 Chromium 13.0.764.0 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

      Como se fosse fácil invadir o Window$.
      Naqueles campeonatos de P2OWN ou sei lá que se escreve os hackers admitiram que a combinação mais segura é Window$ e Google Chrome.
      Tô pouco me importando se o chrome é livre ou não.
      Primeiro vem a usabilidade. Filosofia não enche barriga de ninguém.
      Eu não quero ser igual Stallman!
      E quem se importa com pirataria enquanto o governo brasileiro rouba milhões?

  • Vanderson
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Windows XP Windows XP

    Unrumm !!! Quanta criatividade!! LOL

  • Google Chrome 5.0.375.29 Google Chrome 5.0.375.29 no GNU/Linux GNU/Linux

    Sou usuário do UBUNTU desde a versão 6. Mas depois da versão 9, tive problemas logo na instalação com placa gráfica que até hoje tenho esse problema e não posso usar mais o famoso 3D do Ubuntu, que usava nas versões anteriores a 9. Acredito sim no Ubuntu, mas acho que estão começando a ficar igual a Microsoft, pois a cada nova versão já não posso dizer que “Com Linux não se tem surpresas”, como citado no texto. Muita gente sabe do que estou falando e até hoje não tivemos solução. Vetorelli/SP/SP, usuário da versão UBUNTU 10.04, com placa de vídeo Intel Corporation 82945G/GZ, sem poder usar 3D.

    • Paulinho Cariri
      Google Chrome 7.0.517.44 Google Chrome 7.0.517.44 no GNU/Linux GNU/Linux

      Existe solução pra isso, busque nos fóruns de linux, se existe solução para os problemas em placas aceleradoras da ATI, para esse problema vc tb encontrará a solução.

    • torres
      Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

      Eu não sei se funciona, mas testa este drive disponivel neste link

      http://driversdownloaddriver.com/tag/instalando-placa-intel-corporation-82945g-gz-ubuntu-1010

      É pro ubuntu 10.10, eu uso uma intel GM 925 e meu compiz roda feito uma dançarina e antes eu tinha fakes difícies de encarar!
      Tenta isto ai flw!
      Boa sorte e se funcionar, replica!!!
      Esta é a diferença que o simples usuario win não entende!
      Nós é que somos uma corporação de usuários…
      Se não funcionar, não desista…

      flw!!!

  • Brayan
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no GNU/Linux GNU/Linux

    O unico ponto realmente fraco do linux é que as empresas de jogos não produzem Jogos para linux.
    E o programa que substitue o Msn, no meu caso o emesene, apesar de ser mais rapido e mais objetivo..
    não é tão eficaz se vc estiver fazendo downloads..

    Mas isso é o de menos, quanto aos pontos fracos do windows, principalmente em relação a segurança e pirataria.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140564638-windows-vista-ultimate-oem-64-bits-original-_JM

    Um Abraço, Liberdade pra vcs.

    • Paulinho Cariri
      Google Chrome 7.0.517.44 Google Chrome 7.0.517.44 no GNU/Linux GNU/Linux

      Que é isso brother?!?!?!

      Acesse:

      http://www.penguspy.com/#/All/free_and_commercial/sort=1/view=1/limit=0

      Aí tem muitos jogos de diversos gêneros, caso contrário use um emulador pra emular o SO windows e jogar o q vc quer.

      As limitações para jogos hj em dia está no hardware e não no software.

  • Benites
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Sou usuário, uso Windows 7 Ultimate + Virtual XP quando o caldo engrossa!
    Neste momento estou TC de um Ubuntu 10.4, to usando ele umas 3 semanas ainda não achei utilidade para minhas tarefas.
    Mas o legal é que dá pra ficar balangueando as janelinhas airairiairia (isso é cool).

    MeuPinguim responde: Olá Benites. Muito obrigado pela visita. O que você quis dizer com “não achei utilidade para minhas tarefas”? Pesquise para conhecer mais softwares que te satisfaçam. Não desista. Busque informação em fóruns, e principalmente, pergunte muito aos usuários mais experientes em Linux. O início sempre é muito complicado. Todos os usuários avançados de Linux já passaram por isso também. De qualquer forma, volte sempre e um grande abraço.

  • Hélio
    Google Chrome 4.1.249.1064 Google Chrome 4.1.249.1064 no Windows XP Windows XP

    Parabéns post esclarecedor. Eu comecei a usar Linux porque queria novas experiências e fugir da pirataria. Daqui a pouco com a Microsoft dificultando a pirataria a cada dia vai ficar raro quebrar a ativação do Windows. E como se espera o Linux vai estar de braços abertos para acolher esses desesperados. A Microsoft devia agradecer ao Linux ao invés de criticá-lo, pois o Linux impediu que MILHÕES de cópias piratas do Windows se tornassem um fardo ainda maior pra Microsoft.

    Devemos muito ao Windows e por isso digo que quem pode pagar e se sente melhor assim permaneça, quem não, seja livre! Porque devemos ainda mais ao Linux. Atualmente estou em transição: Dual Boot de Windows XP e Ubuntu Lucid Lynx 10.04 (Surpreendente).

    Vocês podem perceber que não sou entusiasta nem do Linux e nem do Windows, mas respeito ambos. Vi uma frase que caracteriza bem o Linux em geral:

    “Coletar dados é o primeiro passo para a sabedoria, compartilhá-los é o primeiro passo para a comunidade.”

  • Dibih
    Firefox 3.6.7 Firefox 3.6.7 no Fedora 13 Fedora 13

    Utilizo o Linux há muitos anos, o autor do artigo está de parabéns! Vou divulgá-lo!

  • Google Chrome 5.0.375.99 Google Chrome 5.0.375.99 no GNU/Linux GNU/Linux

    O post é excelente, além de ser bem explicativo nos deixa uma sensaçao que SIM fazemos a escolha certa, na hora de escolher o seu sistema.

    Há 3 anos uso Ubuntu, o engraçado é que me encontrei neste post, pois eu nao sabia nada em Windows, mal sabia como instalar um driver, hoje além de aprender muito de Linux, passei a aprender de Windows, pq é exatamente como disse, passamos a entender o ‘mecanismo’.

    Sou usuaria, nao sou expert em nada, mas sinto-me extremamente comoda usando Ubuntu, e os estresses que antes tinha sendo usuaria de windows hoje nao tenho. E nao falo apenas dos virus ou da proteçao que meu pc acaba tendo, falo de tudo, da facilidade em encontrar algum programa, da facilidade em aprender o sistema, da estabilidade que a maquina fica, e de muitos outros pontos.

    Gostei mto do post!!!

    Parabéns…

  • tony
    Namoroka 3.6.9pre Namoroka 3.6.9pre no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    cara muito bom e bem explicativo comentário. há uns dois meses uso linux. E de fato nesse pouco tempo aprendí mais de que quando usava windows.

  • lekegf
    Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    haha apavorou, principalmente na parte que diz que o Windows é que não é compatível com as coisas. Mais pura verdade se olharmos por esse lado.

    Depois que experimente o Linux minha vida ficou muito mais fácil.

    Linux – a vida sem limites. ;D

  • Hélio
    Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Tão difícil quando aprender com o Regedit e o Dr. Watson é achar eles, pois não foi feito para que a gente ache.

  • kallikrates
    Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 no Linux Mint 7 Linux Mint 7

    Citacao:

    “Outra coisa, dizer que Linux é seguro, ele realmente é… mas não se você fizer um servidor HTTP ou FTP nele, eu já tive problemas com meu servidor com o Suse que um software automático conseguiu derrubar o meu Apache, sendo assim, antivirus, ou no mínimo um Firewall melhor que o que já vem instalado, é o ideal.”

    Sei. Mas no linux sempre tem uma maneira de contornar o problema. Se o linux nao funciona, a culpa eh sua. Se o Windows nao funciona, a culpa eh da Microsoft. Ou seja, se voce nao consegue resolver as coisas sozinho, use Windows! hehehe.

  • Ronaldo Rocha
    Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no GNU/Linux GNU/Linux

    Caro Helbert,esta foi uma das melhores declarações sobre Linux que já vi.Me tornei fã do Linux e não suporto mais ouvir falar de Ruwindows.Bola pre frente meu irmão de SO.Parabéns.

  • Vinnicius
    Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Concordo com você, enquanto a Microsoft fica chateando o usuário com mensagem de erro, travamento e as mensagens do Windows Update de cinco em cinco minutos pedindo para reiniciar (e os usuários parecem que gostam disso) o Linux está aí pra quem quiser usar, e o Linux incomoda menos, trava menos e ao baixar as atualizações ele fica com o botão de desligar vermelho e quando abrimos o Gerenciador de Atualizações tem uma singela mensagem abaixo do título da janela. Viva ao software livre, viva a liberdade! (Ubuntu Maverick 10.10)

  • João Vitor
    Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Bem, concordo e muito com o que foi dito no texto. Apesar de termos de respeitar que usa a sua distro preferida, seja GNU/Linux ou Windows. Mais enfim… Eu acho o GNU/Linux muito melhor, eu ja fui um Windows user, comecei a usar GNU/Linux e depois usei um Windows. Me sentia mau, e ficava lembrando do GNU, olha… Que experimenta fica encantado.

  • Derni Borges
    Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Ótimo post. Poderia ter o triplo do tamanho, porque com certeza você encontraria mais argumentos, são infinitos.
    Uso apenas o Linux há quase quatro anos, o Fedora e agora o Ubuntu. Antes usava em dual boot, ora o Slackware, ora o Windows.
    Hoje, a única, única coisa que ainda me faz ver a cara do Windows são alguns games, principalmente os que usam o GameGuard.

    Windows ainda é muito superior em quantidade de usuários pelo comodismo do povo, de “usar o que todo mundo usa”, de não ter paciência pra testar uma coisa nova.

    Segundo, por ter aquele velho preconceito clichê “Linux é coisa de nerd”. Se passassem uma semana usando o Linux, com Gnome de preferência, veriam como tudo é incrivelmente fácil e intuitivo.

    • Anderson
      Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

      Bonito! É uma grande verdade Derni Borges. É fato.

  • Gustavo M Oliveira
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Windows Vista Windows Vista

    Engraçado. Gosto de todas as matérias que leio sobre o linux do qual pretendo ser um novo adepto a partir da semana que vem ou essa mesma se meu notebook chegar. Mas verifico um paradoxo gigantesco. As mensagens incentivam, motivam as pessoas a migrarem para o linux. No entanto o linux somente é seguro e livre de vírus por existirem poucos usuários ou estou enganado? Assim quanto mais usuarios existirem utilizando o linux mas virus surgirão querendo atacar o S.O. certo? Ai esta o paradoxo. Quanto mais usuarios o linux conseguir cativar mais ameaças existirão contra ele. Outra duvida gigante que surge é quem ganha com o sistema free. Por que alguem perdeu um tempão criando um baita S.O. para não ganhar nada!! Onde os criadores do LINUX ganham? Alguem sabe dizer?

    MeuPinguim responde: Olá Gustavo. Para sanar as suas dúvidas, recomendo que leia o artigo “Por que o Linux e o Mac OS X são mais seguros?” e assista os documentários “The Code Linux” e “Revolution OS”. Esses são documentários que todos os usuários de Linux ou interessados tem a obrigação de assistir. Tem um curta brasileiro muito bom também que se chama “Improprietário: O Mundo do Software Livre”. Assista-os e sane suas dúvidas. Obrigado e volte sempre.

  • thiago
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    “Uma boa razão para usar Linux é ter o prazer de dizer que não usa Windows” Parei aí. Simplesmente RIDÍCULO. Você tem problemas cara.

    MeuPinguim responde: Obrigado e volte sempre.

    • Manhattan
      Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Windows XP Windows XP

      “Uma boa razão para usar Linux é ter o prazer de dizer que não usa Windows”

      Essa frase é tudo de bom !!!

  • Manhattan
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Windows XP Windows XP

    Muito bom o post ! Realmente a tendenci para o futuro e largarmos o windows e partir para o Linux mesmo, tanto a parte de usuarios leigos quanto para nos desenvolvedores e administradores de Redes. Quando se fala em Administracao de redes so vem uma coisa na cabeça : Ire utilizar o Linux . Ele e bem pratico para tudo . Servidor sftp, ftp , scp , ssh , mto mais seguro, Criação facil de um servidor Web , email etc…

    Se vc é um desenvolvedor , vc nao precisa ficar preso ao Windows so porque por exemplo ele tem o Dreamweaver!!

    Voce pode usar o VI se voce for bom mesmo!

  • Lucas
    Google Chrome 9.0.587.0 Google Chrome 9.0.587.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    haha, ótimo texto, uso Debian a um ano e meio, e aprendi hardware de verdade usando GNU/Linux, tambem aproveitei pra aprender programação em shell script xD, sem dúvida o sistema é muito melhor para estudar, e para usar, o ruim é encontrar winuser que acham que sabem tudo, e ainda dizem “eu nunca peguei um virus =O” e ainda acham um absurdo usar a linha de comando AS VEZES, sendo que no windows voce tem que mudar algo no regedit, e o sistema pode nao funcionar depois…

  • Edigley Alexandre
    Google Chrome 8.0.552.224 Google Chrome 8.0.552.224 no GNU/Linux GNU/Linux

    Bom, vou me resumir ao título do post. Não sou nerd, mas sou User Linux #529066 Ubuntu e estou muito satisfeito…ainda uso
    Windows quando preciso de um certo programa que o Wine não consegue instalar…bom é isso! Abraço!

  • Bruno
    Namoroka 3.6.14pre Namoroka 3.6.14pre no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Muito bom esse post, gostei bastante dos comentários referentes a compatibilidade do windows. Instalando ambos os sistemas limpos, sem nenhum software adicional é possível notar a diferença. Se o windows fosse mais acessível, eu até usaria para jogar, mas levando em conta o preço dos jogos e do SO vale mais a pena comprar jogos do PS3 ou Xbox, que foram feitos justamente para isso. Ando me divertindo bastante com The Mana World e Guild Wars(Roda muito bem pelo wine).

    Em relação aos jogos ainda, queria agradece ao usuário Paulinho Cariri, não conhecia esse site, pare ce que há mais jogos pra linux que eu sabia…hehehe. Vivendo e aprendendo.

    Uso o Ubuntu a mais de 3 anos, estou muito satisfeito, esse SO tem ficado cada vez melhor, apesar de estar ficando cada vez mais pesado…hehehe.

    Abraço a Todos!!!

  • guilherme
    Firefox 4.0b8 Firefox 4.0b8 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    achei um cd do ubuntu 9.04 desktop edition uns dois dias atras lá em casa, instalei. eu ainda tenho o windows seven porque sou um viciado em jogos
    ubuntu é legal, to aprendendo a usar e fuçando em todas as funcionalidades do sistema,
    mas eu concordo com o ERIC ULISSES E O LUIS FELIPE! Windons é muito bom, linux tambem

  • Raul Guedert
    Google Chrome 9.0.597.84 Google Chrome 9.0.597.84 no GNU/Linux GNU/Linux

    Ótimo post, parabéns.

    E aos usuários Windows intimidados, sinto muito, mas é a verdade, Linux é superior ao Ruindows.

  • Jhonatan
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Realmente…um post mto bom..
    Mas, pensando de uma lado um pouco profissional (naum estou dizendo q isso eh culpa do Linux, mas sim da empresa fabricante do software), a falta de programas espec’ificos para determinadas areas ainda eh uma barreira mt grande. Cito como exemplo proprio a ausencia de Autocad para sistema linux alem de naum existirem substitutos a altura do mesmo. Varios amigos meu utilizam Windows unica e exclusivamente por causa desse programa, com certeza se algum dia chegar a existir autocad para linux serei o responsavel pela instalacao do ubuntu em pelo menos 10 maquinas.

    Abracco

    • Raul Guedert
      Google Chrome 9.0.597.84 Google Chrome 9.0.597.84 no GNU/Linux GNU/Linux

      Não adianta produzir para uma plataforma que não dará lucro a empresa, uma Adobe não vai conseguir lucros produzindo um Photoshop pra Linux, infelizmente a demanda de usuários do pinguim é muito pequena para grandes produtoras que preferem focar em OS mais utilizados.
      Elas podem até ter um certo lucro, mas é muito trabalho pra pouco lucro, você por exemplo não andaria 10km pra pegar uma nota de 2 reais, não é mesmo? Eles pensam da mesma forma. E estão certos em pensar assim! Negócios são negócios, até que Linux cresça consideravelmente ou alguma empresa doe uma quantia grande para produção de Softwares para Linux (a IBM doou cerca de 1 bilhão de dólares para o sistema, entre marketing, produção, etc) teremos que nos contentar com softwares de empresas pequenas ou mesmo os da comunidade, mas não se engane, tem muito software produzido por comunidade que é melhor do que de empresas fechadas, Linux é o melhor exemplo, muito melhor que Windows 😉

      Solução para o problema: Linux ser mais utilizado.

      Solução para a Solução: Divulgue o Linux, mostre como está fácil, seguro e rápido utilizá-lo.

      Abraços!

  • kleberson
    Firefox 3.6.14 Firefox 3.6.14 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    poww o linux é tudo que a pessoa pode ter de melhor em um computador cara pensando bem o rwindows é um lixoo.

  • Jorge
    Google Chrome 10.0.648.204 Google Chrome 10.0.648.204 no Windows Vista Windows Vista

    É ridiculo falar mal do Linux, o Windows também tem seus defeitos, quando surgiu o Windows, as pessoas achavam a mesma coisa do Linux a alguns anos atrás, dificil de mexer, de achar softwares e você tinha que mexer no prompt de comando, aos poucos, ele foi atualizando e melhorando, o XP foi o marco disso, com 11 anos de mercado, ele foi o melhor SO da microsoft, o Ubuntu considero como o Windows XP dos Linux, as outras distribuições são boas, mas ele foi criado para ser fácil, eu gosto do Linux e uso o Windows, sistema operacional é algo tão bobo ficar discutindo, é opicional, você usa o que você quiser, se você gosta do Windows ME, use o Me, se você gosta do Slackwave, use o Slackwave, se você gosta do Mac OS 9, use ele, você tem que usar um sistema operacional que seja feito para você, cada um sabe muito bem o que quer e deseja usar, o carinha que falou mal do Linux sinto muito você não ser cabeça aberta para as novidades, é legal explorar um sistema novo, se você quiser ir pro Linux, explore, teste e depois instale, o micro é seu, o sistema também é seu, você que escolhe.

  • Vinicius Aquino
    Firefox 3.6.16 Firefox 3.6.16 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Ótimo post, parabéns!!

    Eu uso GNU/Linux há 7 anos, e depois que comecei a usá-lo, não tive mais vontade de parar porque você se acostuma e tudo se torna mais fácil.

    Agora tem uma parte do post que fala que o Windows no Virtual fica mais rápido: concordo plenamente!! Eu uso Windows no VMWARE pois preciso de alguns programas para a faculdade, então ás vezes eu preciso iniciar o VMWARe para pdoer executá-los, e notei realmente que o Windows fica bem rápido no Virtual.

    Alguém aqui já usou o Kubuntu 10.04? Pessoal, é incrível!! O Kubuntu a cada dia mais está inovando o seu desktop, eu diria que está até mais bonito do que o Aero do Windows 7 e tem muito mais recursos novos no Kubuntu.

  • Eduardo
    Firefox 3.6.16 Firefox 3.6.16 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Muito bom seu post, deixei de ser um usuario do windows a quase 1 ano e o meu ubuntu nao me trouxe nenhuma dor de cabeça foi só instalar e pronto sem preocupações com virus, uma estabilidade inquestionavel e o sistema pode ser totalmente personalizado, o linux sem duvida é superior ao windows

  • Firefox 3.6.16 Firefox 3.6.16 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Gente usar linux é daora se é melhor ou pior tanto faz….. nem pior nem melhor apenas diferente!!!!!

  • Anderson
    Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Gostei deeste post. faz dez anos comecei a entender computadores fiz cursos pra linux e pra windows nesse tempo; passei nove anos usando so o windows, e mesmo tendo bastante pratica com o mesmo, apos formatar o computador eu levo cerca de 12 dias pra deixar o cpu ‘tunado’ com um visual e com os programas que gosto de utilizar .
    A menos de um ano, comecei usar o linux pois vi o ubunto 9.04 com um visual exelente. Pra minha surpresa consegui configurar visuais programas e tudo que eu uso em menos de 2 dias. E assim tem sido todas as vezes que faço uma atualização ou quando instalo o SO pra alguém.
    Anida tenho o windows 7, e ainda uso de vez em quando. Mas nos ultimos meses ate esqueço q ele existe.
    Pra mim o linux esta sem sombra de dúvida muito melhor que o SO mais usado no mundo
    Parabéns Hebert. Voce sabe escolher coisas boas.

  • Tony Ferreira
    Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Olha, gosto do linux mas não da opinião de muitos usuários linux que ao invés de ajudar quem realmente precisa e é novo no linux, só afasta e não contrubui em nada para o novato. Pra mim estes são uns fanáticos!
    Tenho o ubuntu 11.04 atualmente instalado ao lado do windows 7, os dois trabalhando perfeitamente obrigado.
    Lembrando que meu windows é original, comprado e o linux é baixado. Qual a diferença? Pra mim nenhuma, pois apesar do linux ser de graça, em termos não é bem de graça porque NINGUEM faz nada de graça pra NINGUEM. Algum objetivo de retorno o linux tem, ah tem sim, as Stores do ubuntu, etc, ubuntu one e por ai vai.

    MeuPinguim responde: Olá Tony. Gostaria apenas de acrescentar que a distribuição Ubuntu é apenas mais uma de tantas distribuições Linux. Ela tem suas características por ser uma distro desenvolvida por uma empresa. Mas muitas outras ótimas distros não possuem objetivo de retorno senão o seu próprio desenvolvimento. Obrigado e volte sempre.

  • Chromium 13.0.764.0 Chromium 13.0.764.0 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Vou instalar o Windows e remover o Linux. Basta não usar o administrador do windows que eu não pego vírus.
    Nem uso anti-virus. Vocês ainda acreditam que o Linux é melhor que o Window$?
    Quem gosta de Linux é masoquista.
    Windows: next, next, finish
    Podem criar o monte de “provas” de que o Linux é melhor que o Window$ e outras falácias.
    As pessoas vão continuar no MAC OS ou Window$
    Me diz aí quanto tempo o Gnu/Hurd demorou para ficar estável?
    Vocês tem ódio e inveja de Bill gates pois queriam ser ele.
    O movimento Gnu/Linux só existe pelo ódio a micro$oft ou melhor inveja né.
    Meus próximos posts eu prometo que vai ser no maravilhoso Window$.
    Adeus Linux. Conheço a 7 anos e não consegue chegar aos pés do Window$ e do Mac OS

    MeuPinguim responde: Próximos posts? Chega, né? Você já disse tudo o que tinha pra dizer, já defendeu o teu ponto de vista e pronto. Agora vai lá pro site MeuWindows e comenta lá por favor que não vamos mais ficar aprovando a mesma ladainha que você fala todos os dias. Temos mais o que fazer. Grato!

  • danilo
    Google Chrome 13.0.767.1 Google Chrome 13.0.767.1 no Windows XP Windows XP

    olá, estou pesquisando sobre o linux, sou desenvolvedor front-end, e estou experimentando o linux, com dual boot, na verdade com trial (xp, vista e ubuntu), gosto muito da filosofia do soft livre, e no windows uso o notepad++ pra programar.
    Eu acho que o windows segue muito o padrão do mercado: ” Deixar a população burra, por que usando só um botão, eles conseguem entender e nós ganharmos muito dinheiro”. Não quero ser seletista, mas na “nossa” visão, sabemos dessas verdades, e não nos dobramos perante isso.
    Percebi que os comentários de Windows parecem pessoas que tem preguiça de pensar, não que a usabilidade não faça seu trabalho no 2 sistemas, mas eu comparo os dois tipos de usuários com um restaurante: o usuário de windows não quer saber o que se passa na cozinha do restaurante, só quer sentar e comer e pronto, não pensando se a comida é boa, se a cozinha é limpa e etc. Já os usuários de linux, sabem exatamente o que querem, o que vão comer, como funciona a cozinha, o que tem no prato, se é bom, se é limpo, se é CARO, e se o garçon merece gorjeta !

    MeuPinguim responde: Hahaha. Perfeita a comparação do restaurante. Volte sempre.

  • Jean Pierre Jochen
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Resumidamente queria apenas PARABENIZAR o autor do blog, o post é muito bom, tanto é que já “curti”, twittei, (só não googlei+, prq tenho medo do google.. hahha)

    E pra galerinha bitolada com seus “maravilhosos” ms-windows & macs quero mais é que os suas terminologias anais peguem fogo e sejam invadidos por formigas gigantes amazônicas…
    flw abraço pra galera LIVRE.

    MeuPinguim responde: Muito obrigado pelo apoio e os elogios. Volte sempre.

  • Jorge
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Parabéns ao site pelo post, gostei muito da atuação da moderação; uso Big Linux há mais de 3 anos, às vezes uso o windows por causa do Autocad e GPS, o restante de tarefas, somente uso o Linux. Aqui em casa somente Linux, desde as crianças.

  • Marcos
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Sistema Operacional não é time de futebol, cada um usa aquilo que consiga suprir suas necessidades…a matéria é boa, mas os comentários, muitos, nada a ver…mas tá valendo…

  • E. Gabriell
    Firefox 3.6.20 Firefox 3.6.20 no Windows XP Windows XP

    Gostei da publicação, porém tem muita “puxassaquicé” pra cima do sistema… Mas não é para menos, isso tudo é verdade! Minha dica é acrescenta uma tabela ao texto…rsrs
    .
    Que é bom o linux, isso é verdade, mas apenas para aqueles que provaram, pois tem muitos que não sabem o que é bom ou não querem dar braço a torcer… Os que não gostam do Linux reclamam da falta de jogos, muitos dizem que esse é um ponto negativo, porém não é, afinal, “Joginho” é coisa pra adolescente, programas complexos são pra adulto!
    .
    O programas feito para windons, como autocad, photoshop, coreldraw são muito bons, não temos o que reclamar, e rodam muito bem no Linux… Não é zoação…
    .
    Quanto aos editores de texto, o BRoffice, por exemplo, exporta os textos para PDF, já no win. tinha que ter um programa pago para fazer tal função…
    .
    Ao pessoal que usa o Win, o texto apenas citou alguns pontos negativos do SO, não atacou os usuários do mesmo. Por isso, independente da raça, cor, sexo, religião e sistema operacional, deve-se prevalecer o respeito! Abraços
    .
    Como dizia o não tão velho ditado:
    “Windows é para quem pode, linux é para quem entende”

  • Mirella
    Google Chrome 13.0.782.215 Google Chrome 13.0.782.215 no Mac OS X  10.6.8 Mac OS X 10.6.8

    O Linux nao tem cara de ser um sistema operacional ruim
    Mais mesmo assim eu nao arrisco xD

  • Sarah
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Gostam de Windows, muito bem! Pague R$700,00 num sistema que não abrirá os trabalhos e arquivos que você fez quando tinha pago pelo XP. Esses dias nós precisamos fazer uma apresentação para a ula de seminários. No computador disponível para as apresentações, estava o queridíssimo Windows 7. Moral da história: se eu não estivesse com o Linux no meu pc, 5 equipes não poderiam apresentar seus slides em .doc. Estariam reprovados, se não fosse o gratuito e tão inferior Linux.

  • Jorge
    Google Chrome 13.0.782.218 Google Chrome 13.0.782.218 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Olha, não vou falar mal do Linux, nem bem do Windows.

    Vou fazer só um comentário:

    Trabalho com informática há quase 20 anos, e, nesses 20 anos, não vejo vantagem alguma em usar linux. E vou explicar o porquê.

    Desenvolvo sistemas comerciais, utilizando VB6. (programo também em Pascal, Clipper, C#) e sempre me deparo com o mesmo problema: 95% das empresas usa Windows, e, dos 5% restantes, quem usa Linux usa só como servidor de arquivos, Firewall, e outras coisas mais específicas.

    Se eu desenvolver um sistema em VB6 no Windows 98, ele roda no 98, Xp, 7…

    O linux não tem uma ferramenta de desenvolvimento amigável, como o VB, por exemplo. o GAMBAS não é nem de longe tão completo.

    Phyton é chato…

    Sem contar que se eu desenvolver prá Debian, não funciona no Slackware, e vice-verça…

  • Jorge
    Google Chrome 13.0.782.218 Google Chrome 13.0.782.218 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Em tempo:
    Eu quero é ganhar dinheiro com informática, não ser um benfeitor.

    MeuPinguim responde: Em tempo: Você pode ganhar dinheiro e ser um benfeitor. Uma coisa não exclui a outra. Obrigado e volte sempre.

  • Isinha
    Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu concordo com o texto.
    Não sou usuária avançada, conheci o linux (mais especificamente ubuntu) há um ano. Posso dizer que pra usuários como eu, que usam computador pra navegar na internet, digitar texto, ver filmes, passar musica pro ipod, e outras funçoes básicas, o Ubuntu é o melhor sistema.
    É simples e funcional.
    Quando pego um pc com windows 7, começo a ficar irritada com as notificações constantes, com a demora pra ligar/desligar devido às atualizações, programas com 1001 funcionalidades um tanto inúteis que demoram pra carregar e consomem recursos.
    Mas também não sou xiita. Sei que nenhum programa livre vai se equiparar ao photoshop por exemplo, sei que o microsoft office é melhor que o libre office, etc. O que digo é que a maior parte dos usuários não necessita desses recursos avançados, da mesma forma que eu não necessito.
    O melhor do linux é poder customizar o seu computador em todos os sentidos, manter nele apenas o que quero, e do jeito que quero. O sistema se adapta a mim, e eu não ao sistema.
    A segunda melhor coisa e dizer que não sei mexer no windows 7 quando as pessoas vem em pedir pra consertar um computador totalmente desconfigurado, cheio de virus e sem backup, óbvio! kkkkkkkkkkkk

  • Daniel Bahia
    Chromium 12.0.742.112 Chromium 12.0.742.112 no Ubuntu 11.04 Ubuntu 11.04

    Antes de tudo gostaria de dar os parabéns ao autor do post. Estou usando a distro Ubuntu a alguns meses, estou bem satisfeito. Estou passando por um período de adaptação, já que eu usava bastante o Photoshop e agora estou usando o The GIMP. Em relação a parte de desenvolvimento, que o Jorge falou, tenho que discordar. VB é tão ruin quanto o próprio Windows. Falar que o Python é sem graça é viagem, e pra quem programa em Object Pascal no velho Delphi, existe as solução da Borland para Linux com o Kylix, ou o livre Lazarus. Larga esse negócio que VB, pois não passa de ser um atraso de vida.

    Para os que estavão defendendo o Windows e o Mac, ambos são muitos amigáveis, contudo minha lista é, 1 GNU/Linux, Mac OS, Windows, e não se esqueçam que o Mac OS vem da base do Unix assim com o Linux, por isso é mais seguro que o Windows.

    Só pra terminar, uso o Unbuntu num Netbook e consigo fazer trabalhos no The GIMP e InkScape que teria dificuldade de fazer no Photoshop e Illustrator usando um desktop comum.
    Abraços

  • Erick Basilio
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Windows 7 Windows 7

    Parabéns pelo post! Muito bem escrito e relata perfeitamente o motivo de quem usa Linux sabe o que está fazendo. Gostei muito do cenário do usuário do Windows, cheio de problemas, conm vários adwares, sem qualquer tipo de backup e olha pra você querendo resolver. É sempre assim…

  • Allan da Costa
    Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 no Windows XP Windows XP

    Concordo com a opinião desse post, e afirmo os fatos de que Bill Gates e o falecido Steve Jobs serem oportunistas e de que suas empresas são voltadas apenas para lucro próprio (isso me soa meio óbvio), mas não podemos negar que todas as duas foram de suma importância para a o mundo de informações em que vivemos hoje.
    A Microsoft introduziu bilhões de usuários à informática com sua interface simples, mesmo com seus defeitos (eu sou um deles) através do Windows.
    A Apple popularizou os computadores pessoais e inovou com o tocador de músicas, o iPod, seu smartphone, o iPhone, e seu tablet, o iPad.

    Mas o Linux trilha em um caminho diferente das empresas anteriormente citadas. Ele é livre, portanto a forma como ele funcionará se limita à criatividade de quem o usa.
    O Danilo comentou sobre os firmwares e o Android (sistema operacional de smartphones, tablets netbooks, notebooks e até desktops) serem baseados em seu kernel , mas não é só isso. O Linux está em vários lugares e é tão importante quanto o WIndows e Mac. O Linux está presente em celulares, televisões, modems, relógios, caixas eletrônicos, carros, na urna eletrônica brasileira, em aceleradores de partículas, servidores, controles de tráfego aéreo, aquático e terrestre, em supercomputadores, etc. Fora que o computador mais rápido do mundo funciona sob uma versão do Linux.

    O que eu quis salientar nesse comentário é que não devemos menosprezar nenhum sistema operacional, independente de nossas prefêrencias, pois cada um tem sua importância.

    Ah, eu atualmente uso Linux, o comentário foi mandado do note de outra pessoa 🙂

    • edy
      Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      De fato o SO tem utilidade para algo, mas no caso do Linux , as possibilidades são infinitas.

    • Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

      “O Linux está presente em celulares, televisões, modems, relógios, caixas eletrônicos, carros, na urna eletrônica brasileira, em aceleradores de partículas, servidores, controles de tráfego aéreo, aquático e terrestre, em supercomputadores, etc.”

      Amigo, eu posso estar enganado! mas eu acho que é o JAVA que está presentes nesses itens citados… bom, foi o que eu ví ao Instalar uma versão do JAVA em Meu PC…
      corrija-me se realmente estiver enganado!

  • Firefox 4.0b12 Firefox 4.0b12 no GNU/Linux GNU/Linux

    eu estou usando o OpenSUSE numa maquina virtual. Cara,eu to gostando. A internet parece ser mais rapida hehe

    • Pedro Miranda
      Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no Ubuntu Ubuntu

      Essa afirmação não faz sentido, isto é, o que faz a VM se conectar é o Windows, por tanto se tiver diferença é pra pior, e não pra melhor. Falô?

      • Paschoal
        Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu Ubuntu

        Posso dar um “Like”?

      • Firefox 34.0 Firefox 34.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

        A renderização das páginas deve parecer melhor.

  • Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Windows 7 Windows 7

    É uma pena que não existam cursos gratis para aprender o básico do Linux como existem para o básico de montagem e manutenção, 🙁 Se eu tivesse tempo para aprender eu teria um sistema Linux.

    • William Melquíades
      Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

      Marcos vinicus o linux por ser um sistema totalmente livre tudo que se encontra pela net também é, boa parte da minha vida usei o sistema windows mas resolvi tornar-me um usuário linux e sempre que precisei encontrei muita coisa pela internet sobre o mesmo e de forma gratuita, mas existe muitas empresas que oferecem treinamentos para uso de software livre, mas tente usar o tempo a seu favor, se você tiver medo te de descobrir um ¨novo horizonte, nunca saberá o que existe apo a montanha¨; se quer aprender mesmo a usar este sistema mais instável que existe no mercado busque a melhor distribuição que lhe agrade e comece a usar mesmo que seja dentro de seu windows pois assim quando estiver completamente satisfeito poderá mudar de sistema sem nem um problema assim como eu um dia fiz, e hoje me sinto muito feliz por ter feito isto. seja livre!viva o linux. A muita coisa boa para se descobrir usando o linux.

      • João Pedro Abreu de Souza
        Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Ubuntu Ubuntu

        Só um comentario pra evitar possiveis más interpretações : “Se quer aprender mesmo a usar o sistema mais ESTAVEL…”

        Só pra evitar confundir mais estavel com mais instavel, que afinal, tem muita diferença

        • Lord Meirnan
          Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu Ubuntu

          kkkkkkkkkkkkkkkkk caguei-me de rir…

    • Google Chrome 19.0.1041.0 Google Chrome 19.0.1041.0 no GNU/Linux GNU/Linux

      Cara, muita gente pensa que o linux é lá um bicho-de-sete-cabeças, mas não é. Basta você testar e escolher uma distribuição que mais lhe agradar. Tem distros para qualquer tipo de usuário. Sugiro que escolha uma mais parecida com o Windows como o Ubuntu ou o Mandriva. Baixe e teste o iso através de um pendrive antes de instalar. Mais uma vantagem do Linux: a maioria das distribuições permitem o teste durante a instalação. Se tiver com medo instale o linux ao lado do windows através de partições (existem tutoriais detalhados de como se faz isso na internet), mas trate de ir abandonando o windows aos poucos.

    • Matheus Souza
      Chromium 20.0.1132.47 Chromium 20.0.1132.47 no Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04

      Faça como eu, aprendi a usar linux sozinho.
      Claro, vendo tutoriais e repetindo várias vezes os processos de instalação e uso! (:
      Agora, uso meu PC com Windows e Linux! 😀

  • felipe magnum
    Chromium 6.0.472.63 Chromium 6.0.472.63 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    uso o linux ubuntu e ele aceleraou em 100% minha internet tipo ela baixava no windows um aplicativo de 60 mega em 4 horas e sempre o download parava como se estivesse completado e no linux baixa em uma hora e o download não acaba incompleto só se cair a internet coisa que ficou rara com gerenciador de internet di ubuntu.
    valeu!!!

  • Maiara
    Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no Windows XP Windows XP

    Caara Linux é muito bom claro,windows tem sua parte boa
    mais Linux deixa tudo melhor:)

    • Francis
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Incrível né, a pessoa usa Windows XP e posta aqui falando que o Linux é muito bom e é melhor que o Windows… #TENSO

      • Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

        Meu PC tem os dois sistemas e digo a mesma coisa que a Maiara disse antes.
        talvez ela esteja com os dois sistemas e usando o WinXP no momento que estava comentando…

        então, não achei nada de incrivel e #TENSO… 🙂

  • Lincoln Hussein
    Elinks 0.12 Elinks 0.12 no Ubuntu Ubuntu

    com Linux Ubuntu faço tudo e mais um pouco do que fazia com o Rwindous o melhor é que não trava na melhor hora e nem tenho que ficar compartilhando meu pc com programas maliciosos, achei que ia ser dificil deixar o rwindous, mais foi só usar o ubuntu por uns 20 dias no VB que abandonei de vez aquela fabrica de virus sou feliz e nem tenho dual boot para não continuar com os vicios dos NNF, tenho o Ubuntu não só porque é software livre mas se tivesse que pagar por esse kernel eu pagaria, pois paguei por um vista todo bugado mas logo me livrei dele, he he he,,,,

  • Mexitica
    Firefox 10.0 Firefox 10.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Haha, funcionou, estou usando o firefox em uma maquina virtual com fedora usando o unit do vmware. Nem parece que isso é uma maquina virtual e que estou usando o windows como host, show. Proxima parada, compilar o arch usando o abs…
    O futuro é o SOUMUVI, Sistema Operacional Multi-Virtualizado, codigo fechado só tenta frear o futuro \O/

    • Mexitica
      Firefox 10.0 Firefox 10.0 no GNU/Linux GNU/Linux

      Tinha algo consumindo 25% da cpu, achei que era a vm mas não era! Era o antidesempenho-virus, pobrema resolvido.

      • edy
        Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

        KK antivirus de fato utiliza uma parte do processamento de sua maquina, mas com processadores melhores, mais ram… hds rapidos…fica suave.

  • leandro
    Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu prefiro o linux black buntu 9.10, eu acho os elementos graficos muito melhores do que as versões:10.04,10.10,11.04 e 11.10. testei e constatei,9.10 e o melhor na minha opnião.

  • luciano
    Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 no Windows XP Windows XP

    O linux é excelente !! estou com a versão ubuntu 11.10 e me adaptei bem a ele e minhas filhas e eminha esposa tambem aprovavam que é melhor que o windows lem de ter programas de de rodar muitos software da micro soft pelo wine
    Rwindows nunca mais aqui em casa

    • Antonio Caser
      Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 no GNU/Linux GNU/Linux

      Mas você postou essa mensagem usando o windows xp. Não é? rrsss…

      Abraços.

    • Pedro Miranda
      Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no Ubuntu Ubuntu

      E o que significa essa soastica XP aí em cima, do seu lado?

    • Leo
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Então pq vc está usando Windows XP???

    • Francis
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Como é tenso, usa XP e vem falar que nunca mais vai usa windows

    • Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

      Será que ninguem percebeu que o cara comentou antes de migrar para o Linux DE VEZ?

  • Ezequiel
    Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 no GNU/Linux GNU/Linux

    Linux 4ever

  • DT
    Epiphany 3.2.1 Epiphany 3.2.1 no Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux

    Viva o Linux!

  • Antonio Caser
    Google Chrome 17.0.963.56 Google Chrome 17.0.963.56 no GNU/Linux GNU/Linux

    Amigo, gostei muito deste artigo, é exatamente o que penso do (r)windows (o troço é ruim mesmo). Já tem muitos anos que trabalho com Linux, de um ano para cá é que estou buscando aprender mais e mais do Linux.
    Eu detesto é quando pergunto a comunidade Linux sobre certos assuntos que eu esqueci ou não aprendi ainda e “eles” vem com aquela conversa de quem “sabe tudo”, que deveríamos já ter aprendido.
    Outra situação é quando preciso de uma informação e “eles” (a comunidade) vem com aquela advertência que pode danificar o sistema operacional, e daí se estragar? Isso não é problema! Já instalei e reinstalei o Linux umas “trocentas” vezes. Estragou? Formate e reinstale novamente, é assim que se aprende.
    Obs: Essas “florzinhas” caindo ai, ninguém merece, é ridículo. Tirem isso aí… rsss…
    Abraço a todos.

    MeuPinguim responde: Antonio, obrigado pelos comentários. Essas “florzinhas” na verdade é neve. Resquício do período do Natal que esquecemos de retirar. Mas agora sai. Heh. Abraço e volte sempre.

  • buiu
    Google Chrome 17.0.963.65 Google Chrome 17.0.963.65 no Windows XP Windows XP

    Fala galera , grandes merdas que voce falo, o linux e uma bosta instalei no meu netbook vai lento prakarai alem de nao achar todos os drivers …. e nao e a primera vez que acontece isso comigo depois de tudo funcionando de horas buscando merdas de drives o mouse trava … ahh toma banho galere windows pelo menos tem suport para drives e a porra toda… faz um bagulho gratis faz a porra direita

    • firefox
      Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no Windows XP Windows XP

      Tu é muito mané, xará!! Deve ter feito cagada na hora de configurar as partições…
      Volta pro windows (que não ruim pra tu – aposto que nunca perdeu trabalhos importantes na hora H e não conseguiu recuperar depois) e seja feliz. Se puder, é claro.

    • jorge
      Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

      Que otário! Deve ter tentado instalar uma distro “raw”.
      Instalei o Big 5 no meu netbook e funcionou tudo de primeira: Aceleração de vídeo, wireless, bluetooth, TUDO! Até o touchscreen funciona perfeitamente, sem precisar me preocupar com nenhum driver, plugin, codec, nada.

    • edy
      Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      buiu, experimenta outra distro, no Linux acontece de não ter suporte p algums perifericos, mas faz uma forcinha ai p vc conhecer este sistema.

    • Leo
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Faz cagada e xinga o Linux! Dahora a vida

    • Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

      culpa sua que não adquiriu um computador com linux pré instalado e por não ter obedecido os seus requisitos de hardware…

      fazer o que né… errei em instalar o Fedora 16 KDE num PC com apenas 512mb de ram…
      mas fiquei desapontado por ter deixado os requisitos de lado antes de baixar…
      é continuar e tentar…
      pois com esforço é que o Linux é valorizado!!!

  • Iza
    Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no Windows XP Windows XP

    Legal!
    Tô querendo mudar pro Linux, já me deu uma idéia de como é!
    valeu e parabéns!

  • Pedro
    Google Chrome 17.0.963.78 Google Chrome 17.0.963.78 no Windows 7 Windows 7

    Bom eu gostei mt dos comentários sobre o linux. Eu já tive a oportunidade de ser usuário pinguim, mais só que depois que conheci o windows eu achei o máximo. So que de uns dias pra cá ele anda dando muito erro e essas coisas aew que geralmente da, eu to seriamente pensando em mudar para o linux só que não sei se vou me adaptar denovo com ele.

    bom tomara que sim vlw galera pinguim
    abras ;D

  • Fabio Ferreira
    Firefox 10.0.1 Firefox 10.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    Cara, só posso dizer parabéns pelo post, é maravilhoso, muito bem escrito e absurdamente profundo. Você (que nem achei sei nome) descreveu grande parte da filosofia por trás do linux de forma clara e até sentimental, nossa comunidade precisa de pessoas com sua capacidade para continuar a crescer a cada dia, não tenho nada contra a microsoft ou seus produtos, apenas não aprovo a ideia de não ter controle sobre minhas maquinas, afinal de contas são minhas. Sou desenvolvedor web, e parte do meu tempo é gasto tentando solucionar ou contornar as falhas do IE principalmente, seria tão mais facil se a microsoft parasse de tentar “freiar o futuro” (como li acima) e partilhasse dele com os demais sistemas, aceitando os padrões e as tecnologias e não tentando sempre recriar algo so pra ter o seu nome. Mais uma vez parabéns e continue assim. Viva o Linux.

    MeuPinguim responde: Muito obrigado pelo grande comentário. Meu nome é Helbert Rocha (Twitter: @helbert_rocha). Sou o criador do MeuPinguim. Abraço e volte sempre.

  • Hedeson
    Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Lendo esse post eu fiquei imensamente feliz em saber que mesmo depois de anos ele continua tão atual, e que sempre tive o sonhe de migrar de vez para o linux, sempre odiei o Windows, mas nunca tive coragem de abandonar o windows por causa dos jogos e alguns aplicativos, sempre esperei que esse problema fosse o de menos… Hoje eu posso dizer que é de menos! Estou à alguns meses brigando pra me identificar com alguma distribuição e que atendensse minhas necessidades, ainda não consegui completamente, mas o alívio em saber que a idéia de voltar pro Windows é asquerosa pra mim, me deixa satisfeito.
    Depois de uns 4 anos com um windows xp e o linux emulado pelo vitual box, me encontro aprendendo no meu Mint a emular o windows no qemu.
    O note velho finalmente deu seu último suspiro, já com o Ubunto, e o novo, foi chegando com o windows 7 e eu em seguida formatando para uma nova distribuição que eu ia testar.
    Bom, esse é apenas um desabafo… Não vou chegar ao extremo de dizer que não sei windows pq no meu trabalho é isso que eu uso e meu amigos também sempre precisam de ajuda (quem que usa o windows não precisa?).
    Mas é verdade, eu me sinto bem…

  • Isaias
    Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu Ubuntu

    Comentando só deixar registrados o meu sistema e navegador 😀

    • Wencesbanger
      Firefox 13.0 Firefox 13.0 no Ubuntu Ubuntu

      Idem!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
      Ubuntu rules!

    • Marcello
      Opera 12.00 Opera 12.00 no GNU/Linux GNU/Linux

      tambem :)))))))00

  • Nilson
    Google Chrome 17.0.963.65 Google Chrome 17.0.963.65 no GNU/Linux GNU/Linux

    Muito bom o artigo. O problema da maioria dos usuários é o preconceito com o Linux, por achar que é um sistema difícil, mas na verdade muitas coisas são mais fáceis de se fazer do que no Windows.

    • Leo
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Realmente, tem pessoa q fica mexendo no Terminal, apaga arquivos importantes para o sistema, deixa uma partição microscópica para o Linux, e ainda diz q Linux é uma merda, trava muito, e o Horríndows dá de 1000 a 0 do Linux.

    • Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

      a resposta para isso é muito símples.
      é a preguiça e falta de vontade de explorar o Linux…
      dizem que: “a primeira impressão, é a que fica”, quando a impressão é negativa já podemos saber o resultado disso:

      certamente, O Retorno ao Windows…

  • Allan Robs
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    muito legal. sucesso

  • Jefferson Fernandes (@JeffersonFern53)
    Chromium 18.0.1025.142 Chromium 18.0.1025.142 no Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10

    Realmente, Linux é muito melhor.
    Eu estava em dual boot com o WinXP, mas na primeira semana usando o Ubuntu 11.10 já reformatei e instalei o Ubuntu como único SO. Não tem nem comparação.

  • Firefox 11.0 Firefox 11.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Desde 2001 não sei mais o que é usar sistema operacional de brincadeira. Uso Linux até no meu netbook (digito dele esse comentario) e como prova desse OS fantastico, já usei esse mesmo netbook como servidor de arquivos (em carater de urgencia) para 8 maquinas numa rede, sendo acessado SIMULTANEAMENTE por todas elas. No meu desktop fiz conversão em massa (rmvb para avi) de 8 filmes simultaneamente, é isso com 18 abas abertas no Firefox e ouvindo musicas pelo Clementine numa estabilidade como se o OS estivesse executando um editor de texto, tudo numa boa.
    A desculpa da incompetencia de alguns é falar que não funciona nada no Linux, mas tá bom assim mesmo… Igual diz o ditado: “Quem nasceu pra cavalo nunca vai montar numa sela”.
    Parabens pelo blog, é todo ótimo!!

  • Paulinho Bini
    Google Chrome 10.0.648.134 Google Chrome 10.0.648.134 no GNU/Linux GNU/Linux

    Adorei seu post, acho que é bem por aí, as pessoas dizem que o Linux é incompatível com certos formatos de arquivo, mas são os SO’s proprietários que não se padronizam.
    Uso Linux a apenas 2 anos, mas nesse tempo tive a oportunidade de aprender muito a respeito de configurações, instalação de serviços, ferramentas diagnósticos e etc, e posso dizer com toda a certeza que usar Linux em um Servidor ou usar em um desktop é muito parecido, e isso tão gratificante porque te faz perceber que você possui conhecimento à respeito de tecnologias empregadas em grandes datacenters, sistemas de comunicação e outras aplicações tão importantes para a humanidade e gerenciadas por tão poucas pessoas. Definitivamente, ser usuário Linux é ter identidade própria e pertencer a um grupo de pessoas que se ajudam sem buscar nada em troca. Ser usuário Linux é um grande privilégio e motivo de orgulho.

    • Leo
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Em meu Ubuntu, o único problema q eu tive foi q o reprodutor de filmes não roda nenhum DVD

  • Chrome
    Google Chrome 19.0.1039.0 Google Chrome 19.0.1039.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    kkkkkkk

  • dsb
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Rox

  • Agenor
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Ubuntu Ubuntu

    Não sinto falta do Windows a anos, e tenho tudo que preciso, além de ter adquirido conhecimento em muitas coisas na computação.

  • Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Só estou no Windows, porque fui forçado, realmente, ele é muito chato mesmo!!! Estou baixando o BSD, e uso o Fedora em uma Virtual Machine com um consumo muito baixo de RAM… Com 4 GB de RAM o Seven já engasga…

    • Leo
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Se for rodar o Linux em uma máquina virtual, ele precisa de, no mínimo, 2GB. No Windows, é necessário, no mínimo, 4 á 6GB

  • Max
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows XP Windows XP

    Conheço um pouco dos dois mundos windows e linux, infelizmente tenho sempre que voltar ao windows devido aos games que jogo. O Directx dita a regra quando se trata de games de PC, infelizmente.

  • Jônatas Alves
    Google Chrome 19.0.1084.52 Google Chrome 19.0.1084.52 no GNU/Linux GNU/Linux

    Uso a versão atual do Ubuntu, comecei no mundo Linux depois que entrei na faculdade de Ciência da Computação, Linux é perfeito para este curso. Passei vários anos usando rwindows, tendo dor de cabeça direto. Linux agora é minha vida, nunca deixarei de usá-lo.

  • caue sousa
    Google Chrome 19.0.1084.56 Google Chrome 19.0.1084.56 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    cara eu jah tinha usado o curumim, faz uns 5 anos eu acho, um brother que me mostrou e eu achei massa de mais(po o OS rodava do cd, nao acreditava no que tava vendo) , mas como na época eu soh usava o pc pra jogar acabei desbundando, agora baixei o ubuntu jah que meu windows shit ta me tirando do serio, cara que maravilha que eh isso aqui heim, poxa to gostando muito do linux, vou continuar aprendendo pq da pra fazer miséria com o linux.

    • Leo
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      Oq adianta jogos bons, se vc fica uns 5 minutos e dá tela azul? Realmente, o Horríndows não tem mais moral para lutar nessa guerra

  • abrahao eneias
    Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 no Windows 7 Windows 7

    Cara as empresas precisam saber disso, os universitários precisam saber disso, as pessoas comuns precisam saber disso, o mundo precisa saber que o Linux é uma poderosa vantagem para elas.Diferente do que ocorre com o mundo Windows o Mundo Linux não traz prejuízos para seus usuários. O Linux é um universo de benefícios. A todos que leem esse post peço que apresentem o Linux às empresas pois são elas que mais sofrem com sistema proprietário.
    Grande abraço!!!

  • Aquiles
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    Software livre é o que há! São artigos como este que nos enchem de orgulho.

  • Rodrigo
    Google Chrome 19.0.1084.56 Google Chrome 19.0.1084.56 no GNU/Linux GNU/Linux

    Concordo plenamente com tudo descrito nesse post. Os usuários do Linux percebem como as coisas andam e podem modificar, usar e abusar de todos os aplicativos, sem se preocupar com nada.

    Como tenho um conhecimento “avançado” em informática, recebo, sempre, ligações e pedidos de várias pessoas com o seguinte objetivo: “Cara, meu Windows não faz mais nada. Nenhum programa abre e está realmente muito pesado, demora muito para iniciar!”. A primeira coisa que vem na cabeça é: “Mude então para Linux, filho.”, porém, infelizmente são pessoas que tem preguiça de pensar, usar o cérebro, o que Linux realmente exige as vezes.

  • -rock-
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    O Windows, tem a incrivel capacidade de comer parte da minha banda de internet.

    Enquanto eu não souber mexer direito no Ubuntu, o windows está em dual boot. Porém, a adaptação parece ser rapida.

    • Leo
      Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

      20% da net é gastada com esse lixo de Windows UpMerda. O IE, nem se fala…

  • Bruno Guedes
    Google Chrome 20.0.1132.57 Google Chrome 20.0.1132.57 no Windows 7 Windows 7

    Achei o artigo muito partidário ao Linux e crítico ao Windows. Falar que tudo é bom no Linux e tudo é ruim no Windows como fez é mentir para o usuário leigo.

    Ainda mais quando a maioria das informações seguem sem dados para comprovar.

    Em primeiro lugar existe uma gama enorme de linux. É preciso focar em algumas distribuições que podem ser interessantes para um usuário comum.

    Dizer que um SO é perfeito e o outro é um lixo é se iludir.
    Ubuntu trava assim como o Windows. Apesar de eu achar que é o sistema que torna a migração do usuário mais suave, não sou cego para os problemas que trás. Vejo meus usuários reclamando e com razão.

    Não posso dizer que eles tem que se adaptar porque o Windows é diferente e no Linux é melhor. Usuário não tem que se adaptar coisa alguma.

    Diversas distros travam, apresentam problemas sobre driver e erros de usabilidade, assim como o Windows.

    O que eu digo para o usuário como (que não quer e não precisa aprender coisas técnicas) é que o melhor sistema é aquele que menos causa dor de cabeça a ele. Se o Windows tá causando, experimenta uma certa distro e vê se a vida fica mais fácil.

    Sou formado em Ciência da Computação pela FEI e prefiro usar Windows a qualquer distro. Apesar de ter no meu computador e as usar em aula, para a maioria das minhas coisas pessoais utilizo um Windows 7. Estou com este netbook há 3 anos sem anti-vírus e continua da mesma forma, com o mesmo desempenho.

    • netto
      Chromium 18.0.1025.168 Chromium 18.0.1025.168 no Ubuntu 12.04 x64 Ubuntu 12.04 x64

      eu usei o Windows por mais de 15 anos, se tive problema com vírus foram poucas vezes, porém usuários como você e eu fui (graças à Deus não sou mais WinUser) são raros, a maioria é burra ou displicente…. eu dou manutenção/suporte num órgão público para mais de 100 computadores e 5 servidores, desses 100 usuários somente um é linux e durante 3 anos se eu fiz manutenção nesse pc uma ou duas vezes porque o usuário só usa, porém os outros 99 eu tenho que fazer uma visita todos os dias, e nem são vírus, são problemas de rede, impressora some, arquivo corrompe, tela azul, travamento, adware, malware, então eu posso dizer com certeza, Linux não é melhor, é superior, é o poder…

    • edy
      Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Concordo tambem com esta visao : os pros e contras de um SO, sempre existe.

  • Ítalo
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Windows 7 Windows 7

    O Windows é bom, mas o Linux é bem melhor.

  • Rui
    Google Chrome 20.0.1132.57 Google Chrome 20.0.1132.57 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Eu acho que o windows e bem melhor em programas

    • netto
      Chromium 18.0.1025.168 Chromium 18.0.1025.168 no Ubuntu 12.04 x64 Ubuntu 12.04 x64

      em vírus então nem se fala!

      • Leo
        Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

        E outra: Tem muitos WinUsers dizendo q Linux não tem vírus pq ninguém usa

  • netto
    Chromium 18.0.1025.168 Chromium 18.0.1025.168 no Ubuntu 12.04 x64 Ubuntu 12.04 x64

    Gente pra ensinar Linux não falta, o problema é a mardita preguiça de aprender… eu usei windows por mais de 15 anos, desde o MSDOS, e há 4 anos que eu estive alternando entre um e o outro e há quase um ano que adotei o Linux e não me arrependo, problemas existem mas foram feitos para serem superados, amo Linux, dou suporte para clientes que usam Windows mas sempre que vejo um interessado eu instalo e ensino mexer no Linux.
    Parabéns pelo post, vou publica-lo no meu Grupo SOSLinux no Facebook.

    • Andrei
      Google Chrome 21.0.1180.89 Google Chrome 21.0.1180.89 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

      Preciso de ajuda amigo!
      Instalei o sistema operacional da google no meu notebook velho e nao to conseguindo ajustar o video…
      Andei pesquisando na internet e o fabricante, a SiS nao eh bem vinda do universo linux por que seus drivers nao tem como ler e fazer para ese S.O..
      Bom, porventura eu ja falo aqui detalhes:

      Fabricante: SiS (Silicon Integrated Systems)
      Modelo: SiS MIRAGE 771
      Resolucao: 1280×768 pixels @ 60Hz

      Fico esperando alguma coisa sua, nem que seja um comentário!
      Sucessos.

      MeuPinguim responde: Amigo. Li seu drama. Acontece que eu nunca usei o Chrome OS antes. Essa placa é problemática mesmo. Não sei como te ajudar mas tente usar outro sistema. Além dessa placa ser chata, o Chrome ainda não é um sistema pronto. Use um sistema que não tenha problemas com essa placa. Já experimentou o Ubuntu? Boa sorte.

  • Cosmo
    Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    Esse artigo ficou um pouco ostentado, não acha? Me diga, e os jogos? Porque o Rei Linux não abre a extensão .exe? Acho que em 10 anos e alguma coisa de história poderiam ter feito algo a respeito não? Ah, mais tem os emuladores, sim tem sim, 300 MB para rodar um jogo de 10 Megabytes. Fora que sempre que o Linux é Iniciado aparece aquela maldita janela para atualizações. Se eu quiser atualizar meu sistema vou no terminal e pronto, não acha? Por que motivos aquela porcaria fica me mostrando uma janela? Falar que o Linux é mais suave que o Windows está certo, mas nem de longe isso é vantagem, só para abrir o bloco de notas o, Linux, leva 3-4 segundos, mesmo o pc estando 100% configurado para o Linux. Agora na parte ‘Programação’, o Linux surpreende mesmo; posso compilar meus códigos pelo o bloco de notas. Aonde o navegador no Linux consome menos memória que o Windows? Cara me desculpe, mas tu está mal informado. No Windows XP SP3, com 10 abas abertas no navegador, ele consome cerca de 300 MB’s da minha ram. Já no Rei Linux, com 5 abas abertas como agora, ele consome algo em torno de 500-550 MB’s.
    Seu post ficou interessante, mas falou mal informado. O Windows tem recursos que o Linux nunca irá conseguirá chegar aos pés, assim como o Linux tem recursos que o Macintosh não conseguirá superar. E não adianta falar que o Linux não possui Trojans, porque segundo li em um site aí, os orientais já inventaram isso huahauh, e é interessante porque eu as vezes uso o XP, entro em foruns da Deep e tal, e nunca -a não ser que o MacAfee e o Avast, que rodo todo mês, esteja mentindo né?- peguei nenhuma praga virtual, não tenho nem anti-malware. É isso, não adianta querer falar que o Linux é melhor que o Windows, ou que o Mac é melhor que o Linux, porque todos possuem vantagens e desvantagens. Deixou os leitores meio cegos, ao só citar as coisas boas. Ah sim, aproveitando gostaria de saber se mesmo depois de sair uma nova versão para o meu OS, ele continua sendo atualizado, ou eu tenho que baixar tudo de novo?
    Se a resposta for não, tem que baixar; eu prefiro conviver com 30 gigas de worns, virus, trojans, etc, do que ter que fazer upgrade, hardgrade -não sei- a cada 6 meses kkkk.

    MeuPinguim responde: Vai estudar mais sobre Linux que você não sabe nada.

    • Leandro
      Google Chrome 26.0.1410.63 Google Chrome 26.0.1410.63 no GNU/Linux GNU/Linux

      Já mencionaram uma frase aqui nos comentários, muito boa por sinal, e serve para você.

      “Não dê pérolas aos porcos.”

      Vai estudar, vai aprender, vai ler mais antes de falar besteira. Procura conhecer os SOs antes de fazer comparações bizarras.

  • PaRadoXY
    Chromium 18.0.1025.168 Chromium 18.0.1025.168 no Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04

    Muito bom o post, e de uma imensa contribuição!!!

  • Edson
    Firefox 15.0 Firefox 15.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    È isso aí, concordo em genero, número e grau, pena que em nosso país a cultura ” do jeitinho brasileiro” ainda impere, o sujeito pensa: “Por que aprender um sistema novo? só por que é de graça, se é só crackear o meu windows e tá resolvido”. Mas eu ainda acredito que isso mude por que tenho amigos que usam o linux hoje, por que me viram usando e gostaram, enfim o que importa é que o nosso velho e bom pinguim tem crescido e isso é muito bom!.

  • Opera 12.02 Opera 12.02 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Nao Use Drogas, Use GNU\Linux !

  • edy
    Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 no Windows XP Windows XP

    He, he.. de certa forma um pouco imparcial.. mas é assim mesmo, quando a pessoa experimenta um outro SO que lhe de maior comodidade prazer e utilidade é normal expressar a nossa insatisfação com o anterior; Daqui um tempo o Linux ganhara total atencao dos fabricantes de hardware deixando o Linux que já é bom, tornando- se um SO de aceitação facilmente.
    AH, quero ver quem nunca se aborreceu com windows, com tudo instalado, certinho… e depois de certo tempo surgem problemas no SO. Nossa, nao tem cabimento, a microsoft com toda tecnologia, fabricantes ao seu lado, certificacao de programas e drivers… pow nao entendo, era para ser muito estavel e confiavel.
    Linux dá até certo trabalho, de acordo c a distribuição é claro, mas a satisfação depois de tudo instalado e configurado, só mesmo quem tiver interesse e um pouco de vontade vai presenciar, é otima.
    Tenho certeza que o mundo não trabalharia sem o Linux…. Tai o exemplo de usos do potente em diversos nichos.
    Windows??? HUm… Tem muitos programas (profissionais) que são otimos no Windows, tanto em performance como em uso, mas claro desde que vc invista, porque tem um custo alto.
    No demais…Ah!! tem os jogos ! Eu curto.

  • Anderson Profeta
    Google Chrome 22.0.1229.79 Google Chrome 22.0.1229.79 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Certo, concordo com o post em relação ao Windows. Como não conheço o Linux, não sei se é realmente bom assim. Li metade dos comentários. É… me convenceu. Quero ser um Linuxer, estou, enquanto digito, baixando a ultima versão do Ubuntu. Agora a dúvida é a seguinte:
    Como seria o uso desse SO para mim, Técnico de Micro, um tanto quanto experiente em Windows Server e Client, e que não conhece uma se quer pessoa, ou empresa, que trabalhe ou use Linux? Quanto tempo levaria para eu me tornar um user advanced?

    MeuPinguim responde: Depende do quanto você se dedicar. É igual aprender uma nova língua. Você nasce falando uma língua. Que para você é fácil. Quando começa a aprender outra, vão aparecer resistências e vontade de desistir, desânimo. Tudo isso é normal. Mas com o tempo as barreiras vão cedendo e você percebe que o bicho nem é tão feio assim. Na verdade, você descobre que é um cachorrinho manso. Entendeu? É por aí. Existe muito material de suporte ao Linux na rede. Basta correr atrás. Boa sorte.

  • Windows & Linux User
    Chromium 14.0.835.202 Chromium 14.0.835.202 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Pessoal,e o seguinte: Linux ainda nao e superior ao Windows,mas em certos aspectos e muito melhor.A maioria nao sabe,mas o grande problema do Windows sao as copias piratas que todos usam,e que ja vem com virus instalados ate no kernel.Meu pc foi invadido e descobri depois disso que o Windows Xp que tinha sido instalado no meu pc tinha sido montado no nLite por algum maldito cracker e este @#$%& “compilou” este Windows com todas as falhas de seguranca conhecidas,ja deixando “pronto” pra ser invadido…para quem nao sabe (a maioria dos usuarios de Windows) uma das formas que os crackers usam pra invadir um pc com Windows e logando remotamente usando nao uma conta ou usuario,mas sim um GRUPO, quase sempre o grupo Administradores…como eles fazem isso eu ainda nao descobri,mas estou pesquisando no pc que eu perdi pra ver se descubro.Recentemente eu tive a prova cabal que o Linux nao e tao seguro como muitos pensam,porque comprei um outro pc e para minha surpresa o maldito tentou invadir meu computador de novo,quando eu estava navegando sem hd utilizando o Redo Backup…o lazarento fez meu pc reiniciar 3 vezes seguidas,e eu fui obrigado a trocar de computador outra vez.Para quem nao sabe,vou dar um conselho gratuito: se voce tiver usado um Windows pirata no seu hd,voce JAMAIS devera usar uma versao de Linux neste mesmo hd.
    O motivo e simples: o Windows pirata esculhamba toda a configuracao da trilha zero e faz o hd comecar no setor 63 e nao no zero como deveria,e se voce for usar a versao Mint,por exemplo,mesmo que voce coloque o cd pra rodar pra fazer um teste,assim que ele “bootar” voce vera na configuracao de desktop remoto este absurdo “Allow other users to control your desktop” habilitado e apagado.No meu pc invadido foi isso que aconteceu,e quando arranjei outro pc e fui comparar os Windows eu vi que tanto o do pc invadido como o do novo estavam iguais.Entao o unico jeito de usar Linux 100% seguro e voce trocar o hd e o pente de memoria,e se possivel o driver de dvd tambem.E para quem nao sabe,existe sim virus pra Linux,existe uma porcaria chamada Armitage que e multiplataforma, um rootkit que possibilita invadir computador com Windows,Linux ou Mac.Eu posso dizer que existe sim uma forma de usar Windows e nao ter este problema,basta usar um Windows original,comprado em uma loja,em um hd novo,com uma memoria nova,e com o Comodo Firewall instalado configurado para permitir que somente o navegador e algum acelerador de download acessem a internet,todo o resto tudo bloqueado,e ficar de olho nas conexoes,pra ver se tem algum aplicativo ouvindo portas,porque este e o indicio que tem um cavalo de troia instalado no seu computador.Estou trabalhando em um tutorial reunindo todo o lixo que encontrei no meu pc para posterior divulgacao para que todos os usuarios que ainda usam Windows saibam o que podem fazer para evitar que tenham os seus computadores invadidos.Faz 2 anos que venho usando Linux e posso dizer que em termos de configuracao o Windows e muito mais facil de mexer,no Linux nao ha muita escolha,ou voce configura o que estiver disponivel na GUI ou tenta a sorte no terminal,porque e muito dificil voce tentar alterar arquivos no Linux se nao entender o minimo de programacao,porque o Linux e basicamente texto…mas quando falo em alterar,eu falo sobre torna-lo mais seguro,porque muita coisa no Linux tambem nao fica devendo nada ao Windows,por exemplo,o programa Parted Magic,consegue ser ao mesmo tempo maravilhoso e perigossisimo,bom porque funciona como live cd e da pra navegar de boa na internet em uma rede sem fio,com driver de placa emulado,pessimo porque quem navega em uma regiao com internet via radio consegue ver todos os macs destas redes e como se isto fosse pouco,ainda tem um espaco pra colocar scripts! Imagine o que um miseravel do nivel deste desgracado que invadiu meu computador seria capaz de fazer (se e que ja nao fez ou faz) numa situacao destas!

    Por isso um conselho de um usuario de Windows experiente e quase um usuario avancado de Linux: nao basta baixar um versao de Linux,queimar um cd e instalar no hd.E preciso saber um minimo de configuracao pra evitar algumas dores de cabeca.Como eu falei,o Mint e uma boa alternativa,da pra desativar muita coisa inutil da inicializacao,fazer dual boot com o Windows e configurar o firewall facilmente.Para quem esta ou vai comecar neste “mundo” esta e uma excelente opcao.

    PS – Os erros de ortografia nao sao desleixo.Estou usando o Redo Backup agora,e nele o idioma padrao e o ingles,sem opcao de mudanca de linguagem.

    • edy
      Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 no Windows XP Windows XP

      Nossa, no minimo curioso e estranho, Existe mais algum site que vc poderia indicar de pessoas que tiveram esta mesma situação ? não encontrei nada parecido. Interessante .

    • Marcelo
      Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 Windows 7

      “PS – Os erros de ortografia nao sao desleixo.Estou usando o Redo Backup agora,e nele o idioma padrao e o ingles,sem opcao de mudanca de linguagem.”

      Coisas do Linux…

  • -pingu-
    Opera Mini 4.2.24721 Opera Mini 4.2.24721 no J2ME/MIDP Device J2ME/MIDP Device

    Meus colegas nerds, por 11 anos eu nunca ouvi falar em linux, sempre achei q o outro é melhor + dpois de ler pode ser q o Linux nao seja tao ruim assim..
    Merece um like no face.

  • cassiossj
    Google Chrome 22.0.1229.92 Google Chrome 22.0.1229.92 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Seja livre use Linux. Estável, rápido e seguro!!

  • marcos ramones
    Firefox 16.0 Firefox 16.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Muito bom o artigo!

  • Diego
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    eu não sou nerd e uso linux kkkk

  • Cristina
    Safari 5.1.7 Safari 5.1.7 no Mac OS X  10.6.8 Mac OS X 10.6.8

    Não sou nerd, apenas usuária frequente e fanática por internet. Sempre usei o Windows em casa e há três anos passei para o Mac no meu escritório, pois já estava cansada de trabalhar para pagar conserto de PC.

    Comprei um note da Dell (não tinha grana para um mac) nesse ano e funcionou muito, mas muito mal desde o início. Super lento, travava a toda hora, um horror. Pedi para meu cunhado olhar (ele é analista de sistemas) e ele não encontrou nada que justificasse aquilo, além dos benditos anti-vírus.

    Foi então que ele me indicou o Linux. Ele mesmo instalou o Ubuntu, “dividindo” o computador e mantendo o Windows 7 (eu tinha alguns filmes e arquivos baixados).

    Parece outro note. Rápido, fluído e fácil de usar. Estou adorando o Linux! Daqui para frente, Windows nunca mais…

    • Luciana
      Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 Windows 7

      Cristina, o seu comentário foi muito vago. O seu computador dava problemas de quais tipos? Hardware ou Software? Você usava antivírus? Você abria mensagens do tipo foto.exe no email?
      Pela sua descrição você não tem conhecimentos técnicos suficientes. Ter filmes e arquivos baixados não justifica a permanência do Windows. E você optou por deixá-lo na máquina (dual boot).
      E tem mais uma coisa. O tempo de boot é maior no Ubuntu 12.04 quando comparado com o Windows 7 numa instalação limpa.
      Você precisou de um amigo para instalar o Ubuntu. Parece que não foi tão fácil assim!

  • Marcio
    Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 Windows 7

    Cristina precisou de alguém para instalar o Ubuntu e ainda diz que foi fácil para ela. Que piada!

  • Ricardo
    Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 Windows 7

    Eu trocaria meu SO mas não posso, pois minhas ferramentas de trabalho são softwares para desenho como O SolidWorks, Rhinoceros, e algums CAMs, que não tem versão para Linux e que são muito pesados para rodar com virtualização. Acho que não se utiliza Linux em massa ainda pq um simples boot a partir do cd por exemplo necessita de orientação e dificilmente tem alguém que possa ajudar com tempo (*vontade*) disponível.

  • Felipe Neves
    Firefox 16.0 Firefox 16.0 no Ubuntu Ubuntu

    Acho que sou nerd !

  • Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no GNU/Linux GNU/Linux

    Muito bom o artigo.

    Parabéns!

  • paulo
    Google Chrome 23.0.1271.91 Google Chrome 23.0.1271.91 no Windows 7 Windows 7

    cara gostei muito fikei com vontade de usar mas o ruin é pq é de dificil inicio e isso o torna um pouco mais complicado até pq não tenho tanta habilidade na net
    parabens post muito bom!

  • White
    Chromium 22.0.1229.94 Chromium 22.0.1229.94 no Ubuntu 12.10 x64 Ubuntu 12.10 x64

    Não entendi. Todos aqui falaram de como é difícil instalar o sistema, mas quando instalei o Ubuntu aqui, levei 10 minutos e tinha um Wizard que fazia tudo para mim (só tive que colocar usuário, senha, fuso horário, ect. Coisa padrão). Levo mais tempo na instalação do Windows…

  • Lucas
    Firefox 16.0 Firefox 16.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    É a primeira vez que eu uso Linux na vida e estou gostando bastante.
    Apesar de muitos aplicativos não existirem para linux é um SO muito bom.

  • Slax
    Firefox 16.0 Firefox 16.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Linux não é pra qualquer um, até vc pegar as manhas vai xingar muito e ficar horas acordado na frente do pc.
    Mas depois que vc pega os macetes ai flui que uma beleza.
    Hoje com essas distros “amigáveis” muitos estão migrando do windows, mas na real não aprendem o que é o linux de verdade, pois fica tudo escondido e vc se torna dependente do apt-get. Mas antes ubuntu do que windows!

  • Linux é pra NERD!
    Google Chrome Frame 21.0.1180.75 Google Chrome Frame 21.0.1180.75 no Windows 7 Windows 7

    É isto mesmo! Linux é pra Nerd!

    Um usuário comum não quer abrir um shell! Ele não está nem aí de como o SO está consumindo ou economizando os recursos de Hardware. Ele quer apenas dar 2 cliques e a coisa tem q funcionar. Qualquer coisa tem q rolar na base do duplo clique.

    Todo bem q o OppenOfficeCalc é bom e é gratuíto, mas com 2 cliques num Excel 2007/2010 vc faz um gráfico com cara daqueles que aparecem na TV no Jornal Nacional. Com um esquema 3D e cores de muito bom gosto, que será bem aceito pelo teu patrão quando ele te ligar e pedir um relatório em 5 minutos. Entende??

    SO não é feito pra NERD e sim pra END USER! À final de contas, o NERD sempre consegue se virar sozinho. Nâo adianta… enquanto o bom, robusto, seguro e estavel Pinguim não estiver no nível END USER, não vai sequer conseguir competir com o Windows.

    E software livre vai até certo ponto né?! Ainda faltam muuuitas coisas que não há versão para o Pinguim. Basta você fazer a contagem num baixaki da vida entre a quantidade de aplicações para Win X Lin.

    Conquistem o END USER e vcs conquistarão o MUNDO!

    • aceleron
      Firefox 17.0 Firefox 17.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

      Cara, o linux é desenvolvido por muitos programadores que estão desenvolvendo o Linux porque gostam e quando tens tempo para tal, sem contar que os casos que alguns se mantem com o que ganham em doações do projeto. Não é o caso da Microsoft e cia. que tens os END USERs para pagar um saco de dinheiro por um sistema e o pior é que os caras da M$ ganham e mandam desenvolver um sistema nada customizavem, onde só se importam em seduzir os END USERs com um assovio no logon, com a barra do iniciar “aero glass ou sei lá o que” e um papel de parede onde o “sol brilha no céu azul” e todos viveram felizes para sempre.
      Sobre o que você falou sobre os END USERs, eu concordo. O mundo está cheio deles e é por isso que está cheio de corrupção pois ninguém se importa com o conhecimento e sim no M$.

    • Firefox 34.0 Firefox 34.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

      Se, você sabe mexer no Windows, você é um nerd, exemplos:
      · Quem te ensinou que o logotipo do Windows apresenta uma lista de programas?
      · Quem te ensinou que MS Office Excel é programa que faz planilhas?
      E para mostrar que GNU/Linux não é só para nerd, minha irmã de oito anos clicou em “Locais” depois em “Músicas” e escutou umas músicas no meu computador.

  • aceleron
    Firefox 17.0 Firefox 17.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Penso que na maioria dos casos, “a grande massa” usa o Windows porque não estão preocupados com o “ajuste fino” dos sistema. Várias pessoas só se importam em: baixar, clicar duas vezes, executar e usar, mais nada. Não se importam como as coisas estão funcionando “por baixo do capô”. É como um carro onde o dono pensa que é só colocar combustivel e mais nada. Isso acontece em várias na grande maioria das empresas também.
    No meu caso, quando comecei a utilizar linux, digo que a dificuldade foi só no inicio, quando estava aprendendo a utilizar e customizar as partes essenciais do sistema. O linux tem a disposição várias ferramentas de backup e reparação e o próprio sistema em modo live e ainda há algumas distribuições que ofecerem uma ferramenta para gerar uma instalação a partir do sistema atual. Onde que o Windows tem isso ?! O Windows está em tal ponto de que uma instalação de fabrica vem com uma “partição” bloqueda como o Office. Isso sem falar da grande quantidade consumida de memória que usa. No linux, VOCÊ é quem decide o que quer. No Windows é imposto. Utilizando o Linux eu ja aprendi muito. O Linux ou o UNIX, de fato, são utilizados em vários livros técnicos como de Sistemas Operacionais para descrever como que um S.O. funciona de verdade.
    Uma coisa importante. Para quem for comprar um computador seja lá qual for e não vai usar usar o Windows de modo algum. É possivel pedir um re-embolso da licença do windows. Você entra em contato com o fabricante, avisa que quer devolver a licença do windows e entçao ele lhe devolve o valor da licença em dinheiro. MAS isso não é uma tarefa fácil e em muitos casos só é concluída na “Justiça”. A quem interessar, basta procurar na internet sobre re-embolso licença windows.

  • Tsukino
    Firefox 16.0 Firefox 16.0 no Ubuntu Ubuntu

    I’m a geek!!!

  • Pedro Almeida
    Google Chrome 23.0.1271.97 Google Chrome 23.0.1271.97 no GNU/Linux GNU/Linux

    Li o artigo e fiz questão e comentar. Muito bom, parabéns ao autor!

  • M4rQu1Nh0S
    Opera 12.12 Opera 12.12 no GNU/Linux GNU/Linux

    Olá, gostei do seu post. atraiu a minha atenção.
    hoje estou com o linux arch, antes no ubuntu e no princípio com windows.
    já me especializei muito no windows mas comparando com Linux, windows é apenas um brinquedo símples!

    Não basta o linux ser “mais compatível que windows”. enquanto todas as empresas de hardware não se dedicarem ao linux como se dedicaram ao Windows não vão atrair muitos usuários para o linux pela falta de jogos por causa de um driver pra linux que não é tão bom como os do Windows.

    abri mão de jogos fullscreen para usar o linux. lamento em usar SiS mas valeu a pena deixar de jogar pra ter um sistema tão leve como esse meu 😀

    parabens pelo post!

  • Michel Wilhelm
    Google Chrome 24.0.1312.69 Google Chrome 24.0.1312.69 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Linux ontem, linux hoje, linux sempre!

    Vale lembrar que Linux é mais usado no meio corporativo, logo, o corporativo exige que o sistema seja robusto, então, temos um sistema robusto em nossas mãos sem precisar pagar nada 🙂

    Windows não consegue rodar meus modelos numéricos nem a pau!

  • Tsukino
    Chromium 24.0.1312.56 Chromium 24.0.1312.56 no Ubuntu Ubuntu

    Pq saiu que eu uso ubuntu?

    MeuPinguim responde: Ué? Sei lá. Rs.

  • William
    Firefox 18.0 Firefox 18.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Cara quem quiser continuar iludido pela M$ como diria o amigo acima tudo bem, mas eu dou graças a deus por ter mudado para GNU/Linux e fico irritado comigo mesmo quando penso, porque não mudei antes por isso canto aquela musica para o Windows: “Vai, vai na paz e não volta jamais, quem vive de passado é museu, caranguejo é quem anda pra trás” meu Pinguim só anda pra frente vlw galera e VIVA O GNU/LINUX.

  • Julianderson
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Ótimo post! O motivo de a maioria não aderirem o Linux, é porque sentem muita dificuldade em relação a forma de instalar, e manusear softwares, os quais muitas vezes precisam de dependências para serem instalados, e tornando-se assim, um pouco mais complexo.

  • Jerônimo de Castro
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu Ubuntu

    Viva o Linux!

  • fabio sc
    Konqueror 4.7 Konqueror 4.7 no Fedora 16 Fedora 16

    Exelente post, parabéns com siceridade !, me identifiquei ai…

    Bom… devo confessar que o M$ tem sua vantagens, beleza, suporte, multimidia fácil (apesar de bloquear formatos open) e parece que o 8 vem fazendo melhorias,mas ainda é tipo proprietário, envolve mais dinheiro e prender o usuario em formas de pagar pelo programa, não tem uma filosofia , apenas uma ideia fixa de ganhar dinheiro sobre o usuário de alguma ou qualquer forma.
    O linux por sua vez possui uma atmosfera desafiadora, mas ao mesmo tempo calorosa, por envolver comunidades realmente empenhadas em tornar aquilo que ja e bom em melhor ainda,quantas tecnologias não foram melhoradas pelo linux e adotadas depois pelo Mac e W$ , sem dizer que o android possui um kernel linux e o google chome partil do linux ,e claro, sem duvida se aprende algo novo todo dia, para quem e curioso (como a maioria dos inteligentes, pois inteligencia tem muito a ver com desejo de conhecer e aprender coisas novas também) linux e um prato cheio, quanto a drivers e adicionar hards linux não deixa a desejar, ele praticamente funciona tudo que eu conecto nele, sem muita frescura e cds de driver , as veses uma linha de comando resolve por anos.
    Linux tem suas vantagens, e que entre as pricipais o nosso amigo citou no post ai, gosto muito do Linux , mas por gostar de tecnogia, inovação, e ideais siceros sem envolver a filosofia dimdin$$$$ na Históia, mas não posso ser hipocrita em afirmar que alguns programas w$ não são belos e exelentes também , como por exeplo o Windouw$. Media player e o Window$ Media Center, para ver videos e ouvir musica o windows eu acho melhor, mas para internet, customisação, edição e programação, aprendisado, explorar novos horizontes e sair do meio da massa bitolada M$ eu sei que o Linux ganha disparado.
    sem hipocrisia. gosto do w$ e sei das vantagens desejadas de um Mac mas …

    VIVA O LINUX!

  • Anderson
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Ubuntu Ubuntu

    “Uma boa razão para usar Linux é ter o prazer de dizer que não usa Windows quando alguém lhe pedir para ir a sua casa consertar seu computador e você não saber o motivo do problema… Depois deste quadro sombrio, só nos resta dizer: “Desculpe, amigo, não conheço o Windows, eu uso Linux”… ”

    Eu discordo das passagens acima: apesar de usuário e fã do Linux; penso que a maioria dos Linuxers poderia sim; prestar socorro aos Windows users; já que boa parte de nós chegaram ao Linux através do Windows; portanto ainda sabemos alguma coisa que valha de Windows; essa de não ajudar só porque usa Linux e não Windows não cola! Eu ainda ajudo muita gente com seus Windows por ai e tenho pra mim que todo linuxer antes de mais nada é um bom samaritano! =P

  • lol
    IceWeasel 20.0 IceWeasel 20.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    ótima materia, me identifiquei com algumas coisas, uso linux por causa da segurança, e pra nao ter que baixar aplicativos ruims, piratas, crackers, no linux tem tudo que o windows tem, e ainda melhor

  • Kaufiman
    Google Chrome 28.0.1500.70 Google Chrome 28.0.1500.70 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Uso ubuntu faz sete meses e não sinto falta nenhuma do windows faço tudo que fazia no windows e com muito mais liberdade e estabilidade.

  • André
    Google Chrome 28.0.1500.71 Google Chrome 28.0.1500.71 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu gostava muito de conseguir habituar ao linux mas depois de tantos anos a usar Windows, existem muitas coisas que são diferentes e por isso torna-se difícil, mas acredito que depois de mais algum tempo isto passe 🙂

  • carlos perico
    Google Chrome 28.0.1500.71 Google Chrome 28.0.1500.71 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    windows é windows / linux é linux – todos tem as suas vantagens e desvantagens, mas mesmo com a desvantagem de alguns softwares não rodarem no linux, como coreldraw, adobe e outros que eu vou deixar de usar o sistema que eu gosto e defendo até debaixo de água pra voltar a usar o windows novamente. Usei windows por muitos e muitos anos e usava linux somente para servidor, pois tinha muitas coisas que o linux não tinha como desktop, como um designer avançado, placa de vídeo não tinha compatibilidade, monitores e etc. Mas, vou dizer bem. Mas hoje tudo está diferente, não sei se foi o ubuntu e o google android que se dedicou mais para melhorar o linux que tudo esta cada dia mais perfeito, drivers de vídeo da intel, amd radeon e outros funcionando perfeitamente, jogos, software para desenvolvimento tipo QT, mono, java e uma lista infinita de programas que funciona muito bem. É claro que alguns software não chega aos pés de um software que é pago usando uma plataforma que é paga. O windows é sem dúvida ainda o mais usado, mais instalado, mais recurso financeiro tem para fazer mídia, mas o linux está chegando, cada dia que passa são muitas pessoas utilizando, estou falando só de uso desktop. Servidores, nave espaciais, aviões, maquinas agrícolas, satélites, carros modernos, televisões, tablets, celulares, alarmes, produção de qualquer coisa em série tipo fabrica de carros e etc. La está o LINUX a todo vapor sem parada, sem sobrecarga, funcionando 24 horas/365 dias por ano sem falhas e sem ser desligado.

    MEUS PARABÉNS LINUX POR VC EXISTIR, QUEM CONHECE SABE BEM O QUE ESTOU DIZENDO, QUEM NÃO CONHECE TIRA O TAPA OLHO E PELO MENOS TENTE USAR E VAI VER QUE ELE É CRIATIVO E INTERESSANTE.

  • Guilherme
    Google Chrome 28.0.1500.72 Google Chrome 28.0.1500.72 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Vou testar daqui a pouco o linux num computador virtual, se eu gostar eu mudo, só não entendo, tela azul, hacker dominando seu pc, pc travando, quando eu tinha meu windows xp, era só todo domingo desfragmentar, passar o antivirus e usar algum programa de limpeza de disco, etc, só gastava até 1 hora. Nunca tive problemas no Windows XP, apenas muita pessoas acham que é só ligar pela primeira vez que ele fará tudo automaticamente até seu ultimo desligamento…

  • Lucas
    Google Chrome 28.0.1500.72 Google Chrome 28.0.1500.72 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    uma pergunta que sempre me intrigou: por que o brilho do linux é muito mais escuro que windows?
    só eu que uso win 8 aqui kkk

  • Gauntled
    Firefox 22.0 Firefox 22.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Caros leitores, depois de ler a matéria e os comentários resolvi relatar minha experiência. Começei minha vida geek como usuario de Windows e sinceramente não vejo problema nenhum em utiliza-lo. Mas após muitas dores de cabeça com virus e cracks/hacks de programas em Windows comecei a explorar o mundo Linux, que até então só tinha ouvido falar. Instalei em dual-boot e tive grande dificuldade em desenvolver-me em linux. Apostilas e minhas buscas sobre o mundo linux, tornei-me um grande entusiasta nessa causa. Meu pc desenvolvia muito mais rápido com ubuntu do que com windows xp. Passei por varias distros e hoje uso Linux Mint no meu desktop e Magéia no meu notebook. Tenho visto o crescimento de usuarios de Linux nos últimos anos.
    Cada um usa aquilo que gosta e aquilo que lhe convem!
    Gostei muito da matéria!

    Vlw

  • Google Chrome 28.0.1500.72 Google Chrome 28.0.1500.72 no Windows 7 Windows 7

    Sem dúvidas, Linux é superior ao Windows. Ignorantes dizem que o Linux é “ruim”, mas sequer sabe, iniciar o sistema em modo gráfico. Já convenci várias pessoas a mudarem para Linux e quem mudou não se arrependeu. Infelizmente só estou no Linux agora porque estou com 3G e sem tempo de recolocar o Backtrack, meu sistema preferido. Consegui rodar sem problemas arquivos .deb, .exe, .bin e mais. Agora, vá abrir um .odt no Windows pra ver o que dá!

  • Emanoel
    Google Chrome 28.0.1500.95 Google Chrome 28.0.1500.95 no Windows 7 Windows 7

    Serio não consigo vê vantagens no Linux, não consigo fazer nada facilmente lá, equipamentos nunca tem drives para Linux, quero apenas usar, não quero virar um “nerd” pra poder usar meu PC.

    MeuPinguim responde: Não precisa virar Nerd pra usar Linux. Acredito que você está mal orientado sobre o Linux. Sugiro experimentar o Linux Mint e tirar suas dúvidas em fóruns sobre o Linux para ter suporte e aprender a usar. Obrigado, volte sempre.

  • Firefox 24.0 Firefox 24.0 no Ubuntu Ubuntu

    Boa Noite Helbert Rocha,
    Não fique chateado com alguns comentários. Quem não teve o prazer de usar um computador por mais de 4 anos atualizando várias versões do sistema operacional sem ter de reformatar e sem nunca ter cogitado a possibilidade do sistema não carregar, deve ter ficado mesmo chateado com seu post. Mas eu te entendo, então não vou criticar o Windows, afinal, como você bem comentou, vamos dedicar o tempo para aprender mais sobre Linux.
    Grande abraço;

    MeuPinguim responde: Isso aí. Obrigado pelo comentário. Abraço e volte sempre. 😉

  • greenhell
    Firefox 25.0 Firefox 25.0 no Ubuntu Ubuntu

    Sistemas *.nix foram desenvolvidos por hackers para hackers, sistemas win foram desenvolvidos para hackers brincarem de invasão, essa é a verdade. Usuarios ruindows continuem usando-o, enquanto isso eu permaneço com meu linux me divertindo as custas de voçês.

  • Max Belfort
    Google Chrome 32.0.1700.77 Google Chrome 32.0.1700.77 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Realmente lendo os comentários vejo que a briga é grande! Mais vou deixar meu testemunho
    O linux da uma surra no windows qualquer versão! Por exemplo,quando falamos em velocidade
    fica claro que ninguém ganha do linux,quando precisamos usar multi-tarefas ai é que o linux
    ganha com facilidade,nada fica travando e dando bugs do nada.Claro que faltam algumas
    coisa para melhorar,como mais aplicativos profissionais com existem no windows,eu mesmo que não sou um usuário leigo estou tendo dificuldades para funcionar meu pen drive na virtualbox no ubuntu 12.04,aproveitando o gancho,já fica o pedido de ajuda para esse
    problema que até agora não solucionei! Mais não vai ser por esse simples detalhe que vou
    deixar de usar um sistemas que funciona muito bem! Sem ter que ficar me preocupando como
    e onde achar um ativador para determinado programa funcionar corretamente.
    E tem mais se compararmos a igreja católica com a evangélica,vamos passar
    toda a nossa vida discutindo coisas sem fundamento,o que realmente interessa
    é a nossa fé em DEUS!!!

  • adriano
    Google Chrome 33.0.1750.154 Google Chrome 33.0.1750.154 no Windows 7 Windows 7

    gosto do linux ; estou com um problemao quando vou instala qualquer sistema na linux em meu pc o msm trava tudo o q vcs pensarem ; eu acho que o problema esta na minha placa de rede wi fi Realtek RTL8185 802.11a/b/g Wireless LAN Network Adapter PCI
    fora isso tenho nada contra o sistema realmente a linux e muito boa .

  • Lucas
    Maxthon 4.3.2.1000 Maxthon 4.3.2.1000 no Windows 7 Windows 7

    FLW !!!

  • Marcos
    Firefox 29.0 Firefox 29.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    ótimo post!

  • João Gabriel
    Internet Explorer 11.0 Internet Explorer 11.0 no Windows 8.1 x64 Edition Windows 8.1 x64 Edition

    Cada sistema tem sua vantagem. No Linux vc tem um sistema personalizável, seguro e livre da maioria dos vírus. Mas em troca disso perde muitas aplicações excelentes. Os softwares livres disponíveis, em sua maioria, não se comparam com a maioria disponível para Windows. E sem querer ser fanboy da Microsoft, tenho um celular com Windows phone e ele é bem melhor do que android. Não testei o android puro do Nexus, mas comparado aos da Samsung e outras, é bem melhor…

  • José Stélio Malcher Junior
    Firefox 29.0 Firefox 29.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Não Existe sistema perfeito e nem humano perfeito.
    (e ponto final)
    🙂

  • Makissuel Melquiades
    Google Chrome 35.0.1916.114 Google Chrome 35.0.1916.114 no GNU/Linux GNU/Linux

    Disse tudo, José Stélio. 😀

  • k3ntluk
    Konqueror 4.13.0 Konqueror 4.13.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    muito bom o texto, racho vendo os comments de “fanboyolas de windows” e “Linuxers xiitas” e.e
    cara até aqui as pessoas querem colocar religião…
    eu diria que temos uma equivalencia entre os S.O. as ferramentas do windows são mais intuitivas do que as do linux… porém pau no cú de quem fala que nn dá pra fazer no linux ‘-‘
    eu desafio qqr um designer gráfico á fazer algo no adobe photoshop que eu nn consiga fazer melhor usando as ferramentas do linux…
    o linux é um sistema chato para se mexer no começo, ele é BEM MAIS COMPLICADO do que o windows e mac… tanto que sou usuario de linux e mac (larguei o windows por um trauma de uma tela azul .-.) porém, a partir do momento q vc aprende a usar o terminal para resolver os problemas dele, vc vê que ele é mais amigavel…
    enquanto vc faz uma coisa simples que é recortar uma imagem no photoshop vc faz isso com alguns clicques e acabou…
    já no Gimp por exemplo vc vai ficar um bom tempo recortando a imagem se ela nn tiver um formato simples como um quadrado…
    porém em contrapartida… um erro no sistema como windows pode levar a perda total do sistema… já no linux você pode concertar com algumas linhas de código…
    em 4 anos q eu usei o windows PRECISEI formatar o computador 4 veses (2 por tela azul)… em 2 de linux eu formatei bem mais pois eu experimentava varias distros… porém só precisei 1 vez, pq o Linux mint tinha bugado meu teclado…
    de resto os erros q eu encontrava eu sempre resolvia no terminal…

  • Matheus
    Google Chrome 34.0.1847.132 Google Chrome 34.0.1847.132 no GNU/Linux GNU/Linux

    Ótimo post.

  • bruno
    Google Chrome 35.0.1916.138 Google Chrome 35.0.1916.138 no Android 4.4.2 Android 4.4.2

    Fuck the windows

  • Julia
    Google Chrome 34.0.1847.131 Google Chrome 34.0.1847.131 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    Eu adoraria que alguém instalasse o Linux no meu notebook, porém, ninguém sabe e eu tenho medo de não saber mexer e ficar mofando, enquanto ninguém me ajuda ‘-‘

    MeuPinguim responde: Julia, sugiro que você instale o VirtualBox no Windows. É uma máquina virtual. Serve pra você instalar um Linux virtual dentro do seu Windows pra aprender a mexer. Como ele será virtual, não estará no seu HD e você pode errar e estragar até aprender. Depois é só apagar.

    • Brucy
      Google Chrome 36.0.1985.131 Google Chrome 36.0.1985.131 no Android 4.4.4 Android 4.4.4

      Ola Julia vc é da onde posso te ajudar e instalar o linux pra vc tenho alguns DVDs de linux aqui quiser é só chamar

  • B.
    IceWeasel 24.5.0 IceWeasel 24.5.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Ótimo post. Uso GNU/Linux pelos mesmos motivos e muitos outros. Só não podemos permitir que usuários leigos acreditem que um sistema livre é exclusivo para nerds e especialistas em computação. Quanto mais usuários – que entendam que é pela liberdade, é claro – melhor.

  • Márcio
    Google Chrome 35.0.1916.114 Google Chrome 35.0.1916.114 no GNU/Linux GNU/Linux

    “razão pela qual nós usamos Linux é o tempo que podemos investir para aprender Informática.”

  • M.S
    Google Chrome 35.0.1916.114 Google Chrome 35.0.1916.114 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Windows tem seus defeitos, linux tem seus defeitos(mesmo que poucos), mas infelizmente não se tem softwares livre de qualidade(pode falar o que quizer, ja tentei utilizar gimp à PS, mas não se compara). Sou programador, linux é 10000x melhor pra ambiente de programação em relação ao windows. para jogos infelizmente o linux ainda não tem uma quantidade muito grande, mas espero que seja.

    Cada um tem seus problemas e suas vantagens, acho errado generalizar que windows é uma bosta.

  • Marcelo
    Firefox 29.0 Firefox 29.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Não dá pra desmerecer o Windows, porque a fatia do mercado compete a ele. MAS, levando em consideração de que a postagem foi feita a um bom tempo atrás, e que agora, com Steam lançando seu SO e hardware próprio baseados em Linux, Android rolando solto na mão do povo, Canonical pra lançar o Ubuntu em telefones, o GNU/Linux cresceu bastante também.
    Não é certo dizer que Windows não presta, porque ele inevitavelmente ele presta pra alguma coisa(mais da metade dos meus jogos da Steam roda nele, fazer o que). Mas também não dá pra dizer que o GNU/Linux com suas milhares de distribuições é perfeito. Dá certo trabalho as vezes mexer no bicho, mas compensa.
    E desde que eu resolvi trocar meu SO principal pra GNU/Linux não tenho tantos problemas com compatibilidade e suporte, tá tudo na rede, só gastar um pouco de dedo e fosfato pra procurar e fazer. Mas pra usuário leigo, que só precisa usar internet e digitar textos, não tem nada melhor, e nem vai ter tanta dificuldade com o sistema, pois agora tá tudo simples, dá pra “empurrar mouse” no GNU/Linux assim como dá pra usar a “Tela preta” no Windows.
    E algo importante né, não dá pra impor a liberdade a força.

  • Glaycon Souza
    Firefox 29.0 Firefox 29.0 no Windows XP Windows XP

    Não deveríamos ficar discutindo qual sistema é o melhor, precisamos concentrar nossos esforços em melhorar o linux, para criar um sistema mais agradável de usado pelo consumidor final. Acho que é aí que está o ponto chave.

  • Lucas
    Google Chrome 35.0.1916.153 Google Chrome 35.0.1916.153 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu uso o Kubuntu e sempre aprendo algo novo a cada dia :p

  • Ryan Kenny
    Google Chrome 35.0.1916.153 Google Chrome 35.0.1916.153 no GNU/Linux GNU/Linux

    Prefiro Linux , Windows é pra Burro vlw flw!

  • Tiago
    Google Chrome 35.0.1916.153 Google Chrome 35.0.1916.153 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Linux não e ruim, eu já mexi não é complicado. Windows é bom tem vários programas só que tem algumas oras que ele fulra. Por exemplo: saia mexendo em tudo no Windows pra você vê o que acontece com ele, se em pouco tempo você na vai precisar formatar. Eu aprendi mexer em computador com o Linux, é ótimo para aprender, pois o Linux não se estraga façio.

  • Iris Presidente
    Firefox 29.0 Firefox 29.0 no Windows 7 Windows 7

    Faz anos que uso linux e tenho orgulho de dizer q uso. Uso uma versão minialista pq é justamente isso td ai mais um pouco. Uso o Slax 6, ele roda em um pen-drive de 8 g e é reconhece em todos os pc q uso na rua. Td q preciso saber é o ip da maquina atual e pronto. Rodo uma toneladas de programas em forma de arquivos.lzm ou instalado manualmente e estou super satisfeito. Um sistema de apenas 300 mb e 1.5 giga de programas instalados coisa q só o Xp já usa isso mais os programas +- 5 gigase lhe lá sem contar q tu não poder carregar seu OS ja configurado pra outro pc. Sou 100% Linux, vou de Slax 6, livre leve e solto.

  • Henrique
    Google Chrome 35.0.1916.153 Google Chrome 35.0.1916.153 no Windows 7 Windows 7

    Depois de ver esse post fiquei com mais vontade ainda para testar o linux….. só que tenho medo que meus jogos não rodem, exite algum artigo nesse site que me ensine a por pra funcionar meus jogos no linux?

    MeuPinguim responde: Não tem. Mas procure na internet por PlayOnLinux.

  • Rogério
    Google Chrome 36.0.1985.125 Google Chrome 36.0.1985.125 no GNU/Linux GNU/Linux

    É POR ISSO QUE BILL GATES FICA CADA VEZ MAIS RICO , AS PESSOAS SÓ QUEREM USAR WINDOWS . KKKKKKK

    • huehuebr
      Chromium 36.0.1985.125 Chromium 36.0.1985.125 no Ubuntu Ubuntu

      Eu tirei windons ,pra botar linux …..depois de um mes de uso acredito que é o melhor SO que tem , o windons nem tem umaloja de aaplicativos , uma rede entre usuarios ….windons é pra consumidores leigos sabe …que foram ensinados com windons e não querem mudar de sistema ….que nem voce , que deve usar a versão pirata e esta falando besteira

  • Fernando Blaze
    Firefox 31.0 Firefox 31.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Estou em paz, seguro, estabilizado e feliz com meu opensuse 13.1. Não troco ele por nada desse mundo.

  • Tacitus
    Internet Explorer 11.0 Internet Explorer 11.0 no Windows 8.1 x64 Edition Windows 8.1 x64 Edition

    A grande massa prefere Windows porque vem tudo mastigado, só pra saciar a vontade de simples usuários de computador pra entrar no facebook, jogar um rpg, entre outros….
    Agora Linux é pra quem manja de operação, pra quem conhece de linguagem de computação, programação e não vai precisar de técnico nenhum pra resolver seu problema e com certeza tem o futuro na vida já traçado cursando um T.I e ganhando uma boa grana…
    Sou usuário de Windows e não sou muito fã de computação, pois curso engenharia e me ligo mais nos cálculos e nos carros mesmo e meus programas de Auto CAD, Solidworks, entre outros, posso usar aqui no Windows mesmo, sem problema…
    mais contudo, eu digo, que vocês que usam Windows só pra facebook ou games on line e fica metendo o pau nos outros S.O’s, futuramente e provavelmente, terá um patrão Nerd, que vai lhe dar ordens e que tem um Linux na mesa dele…simples assim 🙂

  • Gustavo
    Google Chrome 38.0.2125.102 Google Chrome 38.0.2125.102 no Android 4.4.2 Android 4.4.2

    Sabe acho que se steam lança seu s.o para jogos e não precisar do Windows pra qalqer complemento. Acho que o Windows vai cai. Pois quem querer jogos vai ter steam. Quem quiser navegar vai ter linux. E da pra ter os dois na mesma máquina. Kkkkk dai ja era o Windows

  • José Luís
    Firefox 27.0 Firefox 27.0 no Ubuntu Ubuntu

    Estou tentando instalar linux em uma máquina, aqui no trabalho. O computador é Windows XP com um bom hardware mas que tá muito lento, como muitas pessoas utilizam o computador, ele vive bixado. Eu pedi pro pessoal não instalar qualquer programa, usando a “filosofia do próximo, proximo, fim” por que vem uma infinidade de merda, mas não em jeito, ele não entendem porque o antivirus não “pegam” o malware! Passei domingos inteiro tentando limpar o registro de um deles, até consegui, mas um FDP instalou um joguinho no dia see veio o mesmo malware! que bosta!
    Só tem uns programas windows rodando nele com BD da MS, tô enrolado com isso hehe, por isso gostei do seu blog, tentar resolver esses problemas são excelentes para aprendizado, nenhum curso iria te ensinar essas coisas pontuais.
    O único prblema, se é que é problema é a quantidade exagerada de “sabores” do linux, é como estar em uma sorveteria com 10000 sabores diferentes de sorventes e não saber qual escolhar!
    abraços!

  • Gustavo F
    Google Chrome 35.0.1916.153 Google Chrome 35.0.1916.153 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Muito bom o Post!!!!
    ao usuario de Windows que odeiao o Linux: não é possível que ainda haja pessoas que possuem uma visão tão quadrada quanto ao uso de sistemas operacionais. Claro que o Linux é um pouco mais complexo, mas nada que um pouco de estudo e pesquisa não possa resolver. como uma dica pergunto aos usuarios de Windows: como é que voce faz para mover todos os arquivos do formato .html de um diretorio raiz, move-los para outra pasta e fazer com que os arquivos que já existem não sejam substituidos e os que foram copiados sejam apagados? No Linux isso se faz em uma linha de comando…
    dizer que um é 100% melhor que o outro é ignorância, cada um tem falhas. mas cada um foi pensado em uma utilização diferente. Linux é sim muito mais estavel, mais robusto, mas quem domina o mercado é o Windows.
    no final das contas digo o seguinte…. de uma chance ao Linux…. instale uma VM com linux ou o contrario, instale o Linux e deixe uma VM com Windows.
    Agora se não quiser aprender e ficar na mesmisse do Windows, vá em frente…. seja feliz, mas não reclame de tela azul, erro em driver, virus, malwares entre outras coisas…. defender e depois dizer que é uma porcaria é ignorancia…. aceite a opiniao de cada um em escolher o seu SO … caso contrario que o diabo o carregue!!!!!!

    • Michel Scoassado
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Mas é por essa razão mesmo que o Linux nunca irá ser popular como o Windows. Eu uso em um Note Dual-Boot Windows 7 e Open Suse 13.1 e no outro Windows 10 e Linux Mint 17.2. Eu sou da área de tecnologia. Não induzo ninguém a nada. Olha o que você escreve:
      “Claro que o Linux é um pouco mais complexo, mas nada que um pouco de estudo e pesquisa não possa resolver. como uma dica pergunto aos usuarios de Windows: como é que voce faz para mover todos os arquivos do formato .html de um diretorio raiz, move-los para outra pasta e fazer com que os arquivos que já existem não sejam substituidos e os que foram copiados sejam apagados?”
      Um advogado, comerciante e usuários comuns estão “cagando pra isso” eles querem um sistema prático e pronto. Então “nerdaida” não chorem pois popularizar infelizmente Linux nunca irá faze-lo.

  • Polyana Karla
    Google Chrome 39.0.2171.71 Google Chrome 39.0.2171.71 no Windows 8.1 x64 Edition Windows 8.1 x64 Edition

    Nao ia comentar, mas essa eu nao posso deixar passar em branco, na minha opnião bando de trouxa.

    • Raul
      Google Chrome 39.0.2171.95 Google Chrome 39.0.2171.95 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Desculpe, mas discordo. Uso computador desde os 8 anos, e conheço bem sistemas operacionais. Posso afirmar que Linux é a melhor opção para grande parte dos usuários.

      Não estou te julgando, mas tenho quase certeza que você tem que chamar um técnico a cada 2 meses na sua casa para “tirar um vírus do teu computador”. Não me diga que não sabe do que estou falando.

      Em 2010 instalei o Ubuntu 10.04LTS e o usei até 2012 sem mexer em absolutamente nada! Totalmente estável e sem problemas. Hoje uso Fedora.

  • Ivan Filho
    Google Chrome 39.0.2171.95 Google Chrome 39.0.2171.95 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Estou usando Linux faz 1 semana. Não sinto falta de nada que eu usava no Windows. Claro que há todo um período para se acostumar com o Terminal e com a barra de ferramentas que fica do lado esquerdo. Nunca mais soube o que é um Antivírus (até porque nunca mais meu PC pegou vírus) e também meu Chrome e Firefox nunca mais travaram nem pararam de funcionar. O Linux é bonito, é leve, customizável e muito mais. Windows eu não quero nem pintado de ouro!

  • Victor
    Firefox 33.0 Firefox 33.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    ‘-‘

  • decrete
    Firefox 34.0 Firefox 34.0 no Windows 7 Windows 7

    as manifestações jirradistas do nicho xiita do microcosmo Linux, é o que verdadeiramente afasta o usuário comum das distros do Pinguim: de um lado vemos os nerds do mundo Linux se gabarem do sistema, jogando pedras naqueles que não se adaptaram ao S. O. da Kernel, porém, as eternas dificuldades do sistema Linux permanecem: reconhecimento de drives e placas de rede, além de uma interface interativa, as várias distros e suas arquiteturas diversas, o que deixa o usuário comum confuso: entendam xiitas do Linux: jamais este sistema operacional vai se tornar popular como o Windows, no sentido de pegar e usar, enquanto não interagir de forma fácil e fluida como o S. O. da Microsoft, ele não foi projetado para esse propósito, os que eu conheço que usa Linux? apenas alguns amigos programadores e profissionais da área de T. I. usuário comum? nenhum!!!!!!!!!!!!!!

    • ميديروس فيليبي
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Sou advogado e usamos o Linux (inclusive o PJE roda melhor no Linux que nos windows da vida)

  • marcelo gulf
    Google Chrome 39.0.2171.95 Google Chrome 39.0.2171.95 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Windows sempre roda.
    Vc monta um PC novo desktop e sempre mesma coisa…
    nao tem distro linux que roda…
    ai vc fica com windows uns tempos ate que saia uma distro que rode no PC.
    sinceramente um saco.
    so porque e de graca tem que ser tao lento prta atualizar o hardware…
    um saco e um problema.
    esse problema vai existir sempre…

  • Chromium 37.0.2062.120 Chromium 37.0.2062.120 no Ubuntu Ubuntu

    Olá
    Muito me surpreende a maioria dos usuários do Windows criticarem o sistema operativo que mais usam no seu dia a dia, talvez por terem medo de aprender e descobrir novas coisas, no entanto acham fantástico quando usam Linux (sem saberem que o usam ,é claro), cerca de 70% ou + dos smartphones tem software Linux, nomeadamente o Androide (o quê ,não sabia!? estranho!!!), como também as Smarttv’s, e porque não usar o IE no lugar do Firefox (opensource,free) e o Google Chrome um derivado do Chromium do Linux, Fiquei com a ideia que o software com base no kernel do Linux não prestava e era uma bosta.
    Um dia cometi o erro de começar a instalar Linux nos computadores dos meus amigos e conhecidos e deixei de ganhar dinheiro com eles o Linux nunca falhou!!!
    Bem no entanto o Windows é melhor porque certos crânios programadores quebram as restrições dos softwares licenciados, com Patchs e keys generators e scripts, entre outras coisas, se assim não fosse o Windows ,talvez já não existi-se ou seria efectivamente um sistema operativo completo que ainda hoje não o é.

  • Lucas
    UC Browser 2.0 UC Browser 2.0 no Nokia Nokia

    Q porcaria de Linux usei essa porra quase q minha infacia toda e quando comecei a usar ele e Windows juntos vi a verdadeira diferença Linux e depravado sem compatibilidades de drivers e vc vem falar q o Windows precisa de mais de um programa pra rodar um so e q vcs nunca sairão do Linux pra falar eu já sim usei os dois e Windows e super superior ao Linux se fosse ao contrário o mundo usava Linux não. Windows em todos e qualquer lugar lan house escolas biblioteca casas de amigo tem um Windows rodando sem complicadamente preocupar com drivers antes instalar dois programa pra um como vcs dizem q sofrerem com uma viagem de dias atrás de soluções em drives e muitas vezes nem se quer axa Linux e uma porcaria e vcs axa q o Windows q e vai pranta fava seus bocos bando de nesta e quando vcs acharem um drivers compatível eu terei então instalado 10 programas fáceis no meu Windows ✌ fui

    MeuPinguim responde: Tá! Tchau!

    • Eric
      Firefox 34.0 Firefox 34.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

      Linux é para os bons!
      Não pra molequinho Chupeta que não conhece nada de informática, que só sabe instalar um driver ou outro no “Ruindows” …
      Cresce e vai aprende alguma coisa o molequinho troxa!

      • Daniele Fernandes
        Unknown Unknown no Unknown Unknown

        Sei que faz tempo que você postou esse comentário mas eu gostei muito hehehehe

  • Raul
    Google Chrome 39.0.2171.95 Google Chrome 39.0.2171.95 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Olá MeuPinguim! Sou usuário Linux desde 2009, mas passei um tempinho longe do sistema devido a alguns softwares da Universidade não possuírem versão para o Linux. Recentemente voltei a usar o sistema do Pinguim, mais especificamente a distro Fedora e percebi a evolução neste tempo em que fiquei longe do sistema. É incrível, tudo está mais fácil e funcional! O melhor aplicativo de email de todos os tempos: Geary! Outros softwares como WPS Office, DraftSight e etc estão surgindo no sistema e isso me dá esperança de poder migrar totalmente pra Linux novamente!

    As pessoas não compreendem o sistema porque estão amarradas, com um cabresto no Windows e não entendem como um computador funciona e que o software é feito para atender ao usuário e não o contrário!

    Deus abençoe o Linux e que cresça cada vez mais!

    Posso afirmar hoje que LINUX NÃO É DIÍCIL DE USAR! Se alguém descordar, tenha base pra isso! Porque com todo o tempo que uso o sistema eu posso afirmo isso, graças a Deus!

    Esses dias formatei meu notebook. Instalei Windows 8 Pro ao lado do Fedora 21. levei mais de 16h para deixar o Windows funcionando com todos os softwares, drivers e etc. Levei 4:30h para instalar o Fedora, atualizá-lo e deixá-lo funcionando redondinho.

    Fiquei muito feliz com sua matéria e me identifiquei muito com o que escreveu. Deus te abençoe!

    • Magno Emanuel
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Pra baixar, instalar e atualizar o Fedora, hoje em dia, você leva 1:30 no máximo.

  • Tiago
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows XP Windows XP

    desculpa o pessoal que falou mal e talz… mas uso o linux há 4 anos, uso o gimp e o inkscape há mais tempo e digo o seguinte: o linux roda muito bem, tem ótimos drives, e tem tudo o que eu poderia querer para meu notebook e tudo isso sem virus. Quanto ao ink e o gimp…acho que tudo se resume ao uso que vc faz desses programas…sou ilustrador profissional há oito anos e digo que, pra mim esses programas não perdem em nada para illustrator e photoshop. O problema das pessoas é que elas pensam que sempre precisam dos programas com a maior quantidade possivel de ferramentas. Só que pouquíssima gente usa as ferramentas mais avançadas e mais do que alguns filtros. o Gimp e o inkscape resolvem o problema de 99% dos profissionais. Apenas profissionais que necessitam de ferramentas muito estritas é que perdem com esses programas. O problema é que a maioria dos usuarios de windows (pagantes e não os bandidose usam programas pirateados) sentem dor no coração (e vão chorar num cantinho escuro feito emos purpurinados) por estarem pagando caro por um sistema e ter outro melhor do que o deles de graça. Alias…todos esses caras que defenderam o windows e dizem que também são usuarios de linux mentiram só pra poderem meter a boca e não serem zoados, o que faz eu sentir imensa pena deles.

  • MariaRegina
    IceWeasel 31.4.0 IceWeasel 31.4.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Verdade. O Windows pode ser mais facil de usar, mas isso já desconta o quanto ele é pesado, o quanto é facil pegar vírus, e o linux é tudo o contrario, é leve e não tem nenhum registro de vírus desde a sua criação, e responde perfeitamente a cada comando que damos. Resumindo não se compara o Linux com o Windows.

  • Wilson
    Google Chrome 39.0.2171.99 Google Chrome 39.0.2171.99 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Linux, porquê faz igual e não é pago.

  • Alt
    Google Chrome 40.0.2214.93 Google Chrome 40.0.2214.93 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Difícil até tentar acompanhar essas discussões, pois além de informações incoerentes, tem muita gente se achando os donos da verdade. Quem trabalha com Informatica sabe muito bem que na maioria dos casos alias, quase tudo na vida é resolver problemas de algo ou de alguém para nos sustentarmos na vida, então não vejo motivo para olharem apenas para o lado negativo de cada sistema; Se há algo negativo, vá la e corrige então se puder. Uso Dual Boot – Win 8 e Ubuntu 14.10. Enxergo as vantagens em cada sistema, como da mesma forma, as vantagens em cada navegador. Além desses dois sistemas que citei, utilizo em VMware – Sistemas antigos da Microsoft e estou apenas fuçando o Kali Linux e suas ferramentas. Trabalho com Informatica onde é indispensável conhecer Linux e Windows, porem é um mundo muito abrangente para poder ficar citando apenas defeitos, já chega os que lidamos no dia a dia nos profissionais. “Só sei que nada sei”.

  • Júnior Brasil
    Firefox 35.0 Firefox 35.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    O artigo é ruim por partir de uma premissa errada: “eu tenho que ser o padrão de avaliação do mundo”. Isso é ERRADO.
    O título do artigo é “por que os nerds…”; o mal do nerd é querer “nerdizar” o mundo!
    NÃO, NÃO e NÃO!
    Admiráveis são os nerds com capacidade analítica e altos conhecimentos de informática, mas um pedreiro não tem as habilidades de trabalho em informática. Por outro lado, ainda não vi um nerd de informática conseguir levantar uma parede, mantendo o esquadro com as outras paredes do cômodo, usando corretamente o prumo e o nível. Você conseguir usar o linux em modo texto e personalizar o código-fonte é uma habilidade legal, dez pra você. Mas da mesma forma que você não tem obrigação de também saber fazer de forma PERFEITA a construir uma casa E fazer “coq au vin” e spaghetti ao sugo, não queira que o resto do mundo saiba editar um código-fonte bem. Nenhum de nós tem o direito de querer ser o padrão de avaliação do resto do mundo.

    MeuPinguim responde: O artigo nem perto quer nerdizar o mundo. Apenas se limita a citar coisas que o Linux faz. Em vários parágrafos você encontra frases como “O Linux é executado…”, “O Linux também se comporta melhor…”, “O Linux não incomoda…”. Se o artigo quisesse nerdizar o mundo, não teria frases falando do Linux e sim frases imperativas e de comando pra fazer você ser “nerd” como “Você tem que…”, “Você deveria fazer…”, “Você poderia ser mais…” etc.

  • Júnior Brasil
    Firefox 35.0 Firefox 35.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    MeuPinguim, vi a resposta. Gostei, mas há de concordar comigo que vários dos comentários dos “fanboys” do Linux é de que o USUÁRIO FINAL, aquele que é pedreiro, padeiro, garçom, médico, advogado, motorista de ônibus, etc, que NÃO DISPÕEM DE TEMPO DISPONÍVEL para pesquisar fóruns na internet, não fizeram curso de informática, e ainda necessitam desenvolver a competência da profissão com a qual pagam suas contas, esses precisam de uma ferramenta (o computador, com o SO e os programas) que funcione com dois cliques e pronto. Esse usuário final NÃO TEM TEMPO DISPONÍVEL para ficar pesquisando em fóruns de internet e testar várias distros para encontrar aquela que se adeque às suas necessidades. Infelizmente, pela lógica (equivocada) adotada pelos fanboys xiitas do Linux, quem pega no computador tem que ter competência para usar modo texto, e isso é tão sem lógica quanto querer que quem possua carro ou moto tenha que ser mecânico. Quando se vai comprar um carro, não se exige outra coisa além de que o/a interessado/a tenha dinheiro suficiente para pagar o preço da compra do veículo e os custos de manutenção.
    A sociedade humana é multifacetada, e em diversos campos de trabalho diferente exige-se competências diferentes. E ninguém pode ser bom em tudo, e é por isso que na Construção Civil o serviço sai muito bom quando temos o pedreiro fazendo serviço só de pedreiro, deixando a instalação hidráulica para o encanador, a pintura para o pintor e a instalação elétrica para o eletricista.
    Garçons não dirigem ônibus e padeiros não varrem ruas. Advogados não fazem cirurgias e médicos não fazem defesa de causas nos tribunais. Cada um com sua competência, e querer que o usuário final de computador entenda bem o suficiente de informática para conseguir operar o Linux a contento é tão sem lógica quanto querer que o pedreiro faça bons pães.

    MeuPinguim responde: Sim… concordo com você. E foi pensando nisso que você falou que escrevemos o artigo “Linux e o tempo“. Vale a pena conferir. Abraço!

    • Raul
      Opera beta 28.0.1750.15 Opera beta 28.0.1750.15 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Concordo com você. Mesmo com todas as facilidades, sistemas como o Linux Mint e Ubuntu ainda exigem mais tempo e conhecimento do usuário que Windows. Isso não se aplica a instalação de programas e utilização em geral, visto que as interfaces Linux são muito simples de serem utilizadas, mas como não existe nada perfeito, problemas surgem e o tempo que leva pra resolvê-los no Linux é maior.

      • Anderson
        Firefox 35.0 Firefox 35.0 no Ubuntu Ubuntu

        Discordo: comecei com p.c. em 2005 com WinXp; em uns 6 meses de uso já estava até ajudando colegas a consertarem seus Windows; em 2010 migrei pro Linux Ubuntu e levei apenas semanas pra me adaptar! Problemas são muito; muito menos frequentes no Linux e eu os conserto tão ou mais rápido que no meu tempo de Windows 🙂

    • Jonas
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Cara, olha que já faz 1 ano que você postou isso. E é o comentário mais sensato que já vi na internet sobre isso. Parabéns mesmo… Daria até pra fazer um artigo inteiro. Quem dera se todo mundo tivesse esse mesmo pensamento. A coisa iria evoluir mais rapido, e mais soluções seriam criadas.

      MeuPinguim responde: O artigo já existe. Está na nossa resposta ao comentário dele.

  • Paulo Guarnieri
    Firefox 36.0 Firefox 36.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Tem muitos motivos ainda para preferir o Windows. No linux, além de ter muito menos aplicativos é muito mais difícil de instalar. Não me venha com central de programas e coisas do tipo, eu odeio lojinha. 90% de tudo o que eu quero instalar no linux não está lá. Então tenho que copiar e colar códigos da internet no famigerado terminal. Ahh, tem os .deb ou .rpm certo? Não se comparam nem de longe a um .exe. Eles tem prazo de validade. A cada seis meses, quando surge uma nova versão da distro, eles param de funcionar. Tente achar um .deb de um aplicativo na net, correspondente a um Ubuntu 12.04 e instale dando dois cliques na versão 14.04, vê se tu consegue. O Windows xp passa 5, 10, 15 anos tu consegue ainda instalar qualquer versão de qualquer aplicativo, basta achar o arquivo de instalação. Pode quardar, inclusive, para nova instalação até em outras versões do Windows, como 7, 8, vista… No Windows tu tem a liberdade de instalar uma versão mais antiga de um aplicativo se caso não tenha gostado da nova, já me aconteceu bastante isso. Nada da conflito instalando nem desinstalando, como no caso do linux, em que os pacotes são todos emaranhados uns nos outros, quando tu tenta atualizar, instalar ou desinstalar um aplicativo qualquer, pode danificar todo o sistema. Dois clique e pronto, isso é Windows.
    Em relação ao Windows xp rodar melhor na maquina virtual do linux, duvido! Na minha experiencia com Linux desde 2007, com kurumim, passando por ubuntu, mint, fedora e diversas outras, em diversos computadores de diversas configurações em casa e no trabalho, nada travou mais que linux. Trava no mínimo umas 10x mais que windows xp. Eu, quando usava o XP, tinha um alto desempenho com ele, nunca travava e era rapido, o contrário do que se diz, engraçado. O linux, quando trava, trava mesmo. Só puxando o fio da tomada. Eu não sou de repetir o que todo mundo fala, que linux é mais estável, não sei o que, que windows trava, tela azul, etc… Só falo da minha experiencia. Tem muitos aplicativos que só de abrir, congelam o pc, como por ex., qbitorrent, toda vez que eu abria, travava tudo. Desinstalei. Aplicativos que davam como instalados e não abriam, abriam mas não funcionavam, abriam e fechavam em seguida, e diversas coisas assim, jamais vistas por mim no windows, nem no 98. Algumas distros foram uma verdadeira bomba quando instalei, até já me esqueci o nome de algumas, mas que um windows cheio de vírus é melhor que aquilo. Pelo menos tirando-os resolve, no máximo reinstalando resolve. Vão dizer: mas é aquela distro, não o linux. Ora, uma distro é parte do Linux, certo?
    Por que eu uso Linux? Eu uso somente pra navegar na internet, porque é mais seguro. Isso eu concordo, não pega vírus. Mas na hora que eu preciso gravar um cd, dvd, editar um vídeo, fazer conversões, editar legenda, e uma série de coisas, no linux eu não consigo deixar do jeito que eu quero, faltam aplicativos como no windows. E quando eu acho alguma coisa no linux, erro na instalação, problema de dependencia, tem que resolver os pacotes quebrados primeiro etc…. E ai?
    Falta muito pro linux ainda. Falta padronização. Falta um instalador atemporal de dois cliques como no Windows. Tipo um .exe.

  • QupZilla 1.8.6 QupZilla 1.8.6 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Bela postagem, o que me deixa triste é vê quantas pessoas ainda relutam diante do irrefutável! O quê que há, medo de trilhar novos caminhos? Acomodação ou a preguiça os fazem se acovardar a mesmice! Ainda bem que nem todos pensam assim, senão estávamos na caverna e sobrevivendo da caça e da pesca.

    Enfrentar o desconhecido é algo que nos faz crescer mentalmente e massageia o ego. Não vejo nada de difícil em executar um comando: apt-get install programa_não_pirateado_que_eu_quero_instalar ou yum install programa_não_pirateado_que_eu_quero_instalar ou pacman -S programa_não_pirateado_que_eu_quero_instalar e assim por diante…

    Não conto as vezes que convenci meus clientes a trocarem servidores Windows por servidores Linux provendo os mesmos serviços antes providos pelo Windows, e não tem um sequer que tenha se mostrado arrependido; Pelo contrário, estão felizes e satisfeitos e me agradecendo pela orientação.

    O último computador que comprei, um notebook Dell, fiz questão que viesse sem Sistema Operacional, ganhei R$ 450,00 de desconto referente ao Windows e outras tranqueiras mais que viriam instaladas; instalei um Debian e estou satisfeitíssimo, principalmente por não ter nenhum dos problemas citados no Post em desabono ao Windows.

    Faço parte da comunidade Linux, trabalho com servidores Linux e uso-o tento para o trabalho com para o lazer há bastante tempo e hoje me orgulhoso em poder: “Não trabalho com computadores Windows”. Nada contra, mas não posso disperdiçar meu tempo com problemas que nem mesmo a Microsoft resolve!

  • Alex Kosmalsky
    Google Chrome 41.0.2272.101 Google Chrome 41.0.2272.101 no Windows 8.1 Windows 8.1

    Show de bola o post cara. Pena ter um monte de haters nos comentários.
    Se odeia algo, guarde pra você.
    Já tentei mudar para Linux diversas vezes, sempre me comoveu a ideologia. Porem sempre me pego travado nas instalações e pacotes. Ainda preciso pesquisar mais sobre isso.
    Porem, para o PC de minha mãe e as crianças eu uso Ubuntu. Usuários sem experiencia já viram né? Joguinhos de face e essas coisas é vírus na certa. Com LINUX não me preocupo mais. Alem de tudo ainda melhora o desempenho da maquina.
    Se não fosse o problema de ter jogos da Steam que ainda não rodam no LINUX, eu já teria mudado em definitivo.

  • Simony
    Firefox 36.0 Firefox 36.0 no Windows 7 Windows 7

    não sou expert em computadores e não sei merda nenhuma de comandos, mas concordo com o artigo, gostaria de aprender mais sobre essas coisas…

  • lucas
    Firefox 37.0 Firefox 37.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    os dois tem seus lado forte e fraca, mais eu prefiro o linux.

  • Marcus Berger
    Firefox 36.0 Firefox 36.0 no Windows 7 Windows 7

    Eu uso Linux e 3 anos e não sino falta alguma do Ruindows kk

  • Google Chrome 41.0.2272.118 Google Chrome 41.0.2272.118 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    O melhor sistema?! Sim, pouca gente que usou vai dizer que não. Agora, pergunta pra um usuário do Linux: os melhores programas, jogos, ferramentas de trabalho, etc?! Aí o bicho pega. Ele pode usar o gimp, trabalhar no inkscape, mas se for um profissional sente falta do photoshope, acha mais material tutorial do Corel.
    E eu não vou nem falar em jogos de qualidade: Farcry3, Battlefield 2 e 3, Counterstrike Source, etc. Não me levem a mal, a listinha de jogos do linux é boa (e a maioria dos jogos da p jogar no pc) e até os programas bons que tem no linux eu posso usar perfeitamente no pc.
    Linux, enquanto não tiver muitos desenvolvedores, nunca vai deixar de ser só coisa de nerd, economia de governo e/ou empresa que não quer pagar pelo windows, e motivo de briga pra quem quer só discutir “Ai o SO é o melhor”.
    “Eu uso o linux faz tempo e não sinto falta do ruindows” Claro, tu não joga os melhores jogos do mercado, não trabalha com os melhores programas do mercado. Consegue se arranjar?! Claro, todo mundo pode se adaptar e “deixar de usar” certas coisas.

    • rafael chicola
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      dá pra usar photoshope sem bugs no Wine sem problema, esse já foi bem testado inclusive, ai vc errou feio. Quanto aos jogos, sabe sobre Saints Row e Half Life 2? tem na Steam para Linux e muitos outros com gráficos muito bons, o problema é a fatia pequena de mercado de usuários de jogos Linux por isso algumas optam por fazer só pra Windows, mas agora com a criação da API multiplataforma Vulkan que está sendo desenvolvida em conjunto por diversas empresas, essa hegemonia do Windows nos jogos está com os dias contados, até pq as empresas de jogos vão preferir usar a API mais atual e poderosa multiplataforma ou o DirectX?

  • ratos burguers
    Chromium 39.0.2171.65 Chromium 39.0.2171.65 no Ubuntu Ubuntu

    windows eh uma bosta , faz 1 ano q to com ubuntu nunca mais formatei kkkkkkkkkkkkkkk

    • Nano
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      kkkk eu tb.

  • IronHack
    Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 no Motorola XT303 Motorola XT303

    Gente acho que vcs deveriam parar de brigar4, os dois operating sistems são bons, acho que isso é pessoal pis cada um tem seu gosto, saí do windows a 3 meses e fui pro kali linux e eu acho essa distro a mais foda de todas, eu ñ to nem aí ro que vão dizer porque nesse pouco tempo aprendi usar o termina e fazer quase tudo no linux, se alguém quiser falar q to errado pode fala que eu to pouco me fudendo bando de noob que usam o windows!

  • Ricardo
    Internet Explorer 11.0 Internet Explorer 11.0 no Windows 8.1 x64 Edition Windows 8.1 x64 Edition

    O povo não quer saber de Linux, o povo que saber de praticidade esse negócio de ficar usando linha de comando no pc pra resolver as coisa é um saaaaacccccooooo!

    • rafael chicola
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      as últimas versões do Ubuntu, o usuário não precisa usar linha de comando, só usa quem quer, isso vai da pessoa, tem central de programas, synaptic e muitas coisas pra pessoa nem olhar pra linha de comando, tem outras distribuições assim hoje, confesso que há um tempo atrás era assim mesmo, mas hoje não é mais. Cai no erro de demorar muito tempo para testar Linux por causa de alguns blogs na internet falando mal mas quando usei foi a impressão que tive foi exatamente o contrário, com Linux instalo os programas de forma mais fácil (e tem muitos programas, se vc não acha exatamente o mesmo que tem no Windows tem sempre um equivalente tão bom quanto ou melhor), não me preocupo com Baidu e com instalar antivírus, o kernel Linux é desenvolvido e atualizado constantemente, ao passo que uma falha de segurança explorada por um vírus no Linux é resolvida em questão de horas depois de descoberta enquanto no Windows é em questão de anos ou nunca

  • Gutierre
    Firefox 37.0 Firefox 37.0 no Ubuntu Ubuntu

    Eu sempre tive muita curiosidade de testar S.O só para ver a estabilidade e eficiência deles, e durante mais de dez anos posso dizer que testei todas versões do Windows e muitos dos aplicativos e programas do mesmo nas diversas versões pagas e gratuitas e talz, mas como sou um cara propriamente dito “curioso” resolvi testar outros sistemas e comecei a instalar e testar as distribuições Linux e me aprofundar nas mais diversão distribuições, a primeira que testei foi a mais conhecida Ubuntu eu dava risada por não acreditar no que estava vendo tudo que clicava quase que instantaneamente abria na mesma hora questão de milissegundos o que não estava acostumado a ver porque quando usava Windows clicava para abrir o navegador e ia tomar banho quando voltava tava carregando ainda, fiquei realmente impressionado mas como disse sou curioso então saí instalando as mais variadas distribuições e posso dizer que só me sinto seguro no Linux! Para poder conseguir pegar um vírus no Linux eu tenho que virtualizar uma versão do Windows e navegar nela pelo Linux caso contrario não consigo nenhuma gripe sequer quanto mais um malware, trojan ou o oscaralhoaquatro. O Windows eu utilizo em uma maquina que só uso para jogar mas futuramente até essa maquina que uso pra jogar vai ser linux pois este será a plataforma dos gamers futuramente. Ahh e eu testei varias distribuições e dentre elas destaco Debian para servidor e Ubuntu para desktop, netbooks ou notebooks.

  • Fabinho Sherman
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    “Gasto 80% do tempo a navegar na Internet ou [a] usar aplicativos online.” Deveria agora gastar o restante do tempo para aprender que em nossa língua brasileira não se fala “a navegar” e sim “navegando” nem “[a] usar aplicativos” e sim “usando aplicativos”. Vocês estão estragando nosso idioma introduzindo formas ridículas européias em nosso linguajar. Isso é deplorável.

    • Bruno
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      aff, como se vc nunca cometeu um erro de português

  • Laerte Fa
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Sou usuario dos 2 sistemas e o que me incomoda é o peso do windows com o tempo e com muitos programas instalados forçando agente a reinstalar do zero para ficar bom. o linux na real acho simples mas como o amigo falou é mais para internet. so gostaria de dizer que nao precisamos achar cracks basta comprar o s programas ^^. Outra coisa que me incomoda no windows é quando um app é desinstalado ele deixa o sistema cheio de lixo, isso me incomoda muito pois resulta no problema que citei antes.

  • MAURÍCIO GONÇALVES
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    As empresas desenvolvem softwares complexos e optam pela plataforma Windows, tais como Adobe Cs6, Photoshop, Autocad, SolidWorks pelo fato apenas de ser a mais utilizada desde os primórdios da era PC. Essas grandes empresas entraram no mercado em uma época que havia ou Win3.1 ou os Mac’s (que eram e ainda são para poucos mas infinitamente superiores aos 386 que foram as primeiras máquinas a rodarem o win gráfico). Desconheço a respeito do Linux dessa época mas acho que era apenas modo texto. Acho que foi a falta de opção e não o fato de ser melhor que hoje em dia temos softwares mais complexos para paltafoma MS (por enquanto). Porém os defensores de windows não pagam mais de R$10.000,00 em um autocad por exemplo e nem vivem renovando suas caríssimas licensas etc. Dá-lhe crack, keygen, windows loader anti malware antivirus e corre o risco se você tiver uma empresa de ser pego. Hoje em dia temos escolhas porque o Linux é muito superior ao windows e através da sua proposta de software livre se desenvolveu de uma forma saudável e leal. Portanto que tem algo a favor ou contra Linux ou windows se informe, argumente de forma educada para que possamos tornar isso útil. Sou iniciante de linux e para isso comprei um livro de 900 páginas para adquirir minha própria opinião. Agora que dá trabalho dá, mas quem não quer ter trabalho para que ter o trabalho de só ficar criticando por criticar?

    • Victor Reis
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      “Hoje em dia temos escolhas porque o Linux é muito SUPERIOR ao windows e através da sua proposta de software LIVRE se desenvolveu de uma forma SAUDÁVEL e LEAL”.. Leia o livro todo antes de falar besteira amigo. Livre não significa nem saudável e nem leal, obrigatoriamente, sabe o que dizer livre? já leu o GNU? Superior ao Windows? por que generaliza tanto assim? o livro não te ensino isso com certeza, se ensino, compra outro que o autor é um HEATER.
      A pontos no Linux que é superior ao windows como o terminal! mais por que? por que o Linux se baseia obrigatoriamente no terminal, não venha me fala generalizando tudo, Linux(Por enquanto) não chega aos pé do windows em questão de portabilidade, acessibilidade, Desempenho. Quando o Linux fazer isso, tu pode escrever “generalizando tudo”!

      • Adilson
        Unknown Unknown no Unknown Unknown

        Caro amigo,O linux tem altos e baixos assim como o windows, mas não se engane,pois pensava o mesmo que voce,testei uma distro chamada ubuntu, so tinha lentidão e travamento, desisti e voltei ao windows, tempo depois fui ao Linux Manjaro xfce, e fiquei impressionado em minha maquina, rodou muito melhor que o windows 10, até mesmo o driver grafico em minha maquina o linux obteve um desempenho muito melhor que o windows,hoje tenho dual boot conheço os dois sistemas, prefiro windows apenas para jogo e mais nada, a internet no linux é bem melhor por ser bem aproveitada.

        • Fimose
          Unknown Unknown no Unknown Unknown

          Manjaro é legal, eu uso diariamente, muito bom o sistema, mas não me acostumo ao xfce. Para mim (veja bem, para mim), o plasma do kde é muito mais completo.

  • José Antonio Costa
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Já eu desisti do Linux há muito tempo e não pretendo voltar. Useio Red Hat e o Ubuntu. O Red Hat travou duas vezes e foi um trabalhão pra recuperar na primeira. Na segunda, desisti. Usei o Ubuntu, mas não reconhecia impressora. a internet instável, enfim, problemas que no Windows se resolvem em segundos. O Linux é pouco prático para desktop ou note. Apenas como servidor vale à pena. Com todos os problemas, que diminuiram muito, para computador pessoal Windows é insuperável em termos de praticidade e facilidade de resolver as coisas. Linux nunca mais. Coisa de teimoso.

  • CHAFUN DIFORNIO
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Com o Ruindows, você pode ter a melhor máquina com o hardware mais avançado de todos, que não vai adiantar, essa carroça buguenta vai travar do mesmo jeito, sem falar na falta de privacidade e segurança que sofremos o tempo inteiro, vocês acham mesmo que Firewall do Ruindows e um Avast protegem seu pc de alguma coisa? kkkkkkkkkkk! Com as distros Linux nunca mais tive qualquer problema com travamentos por causa de atualizações enfandonhas e inoportunas ou qualquer outro incomodo com programas pesados que devoram minha Ram, todos os programas pagos que tem no Ruindows, você encontra uma versão equivalente no Linux que fazem exatamente as mesmas coisas, e o melhor de tudo é que são bem leves e totalmente gratuitos, sou usuário das distros Linux há um bom tempo e hoje resolvi testar o Linux Mint 17.2 (Rafaela), fiquei embasbacado com sua leveza e rapidez, ele é superfácil de usar e faz absolutamente tudo que o Ruindows faz, só que é bem mais leve, até mesmo máquinas mais modestas podem desfrutar dessa maravilhosa obra de arte sem nenhum receio. As bilguetes que acham que o Ruindows é o melhor SO de todos por causa do seu preço altamente absurdo e por causa do nome da Mico$ofret, realmente não sabem o que estão perdendo virando as costas para o fantástico mundo do software livre e das distros Linux…

    O Linux Mint já vem com tudo mastigado, programas de vídeo, música, editores de imagens, etc, perfeito para iniciantes, levei menos de 8 minutos para instalar o Mint num pendrive bootavel, quem quiser experimentar, faça um teste usando o dual boot ( isto é, se o seu Ruindows ainda permitir, pois desde o 8, eles estão dificultando cada vez mais a utilização ou instalação de outro SO que não seja da empresa deles ).

  • Thiago Renata
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Linux é superior ao Windows em tudo, menos em uma coisa… Os games são feitos para o Windows. Vc instala o Linux, e dês de que não faça merda, ele vai ficar lá funcionando perfeitamente. Não pega vírus, não trava a toa. Mesmo se a interface gráfica travar, o sistema não interrompe oque estava fazendo, ele fecha a janela que deu problema e abre de novo em alguns segundos e continua sem problemas. Diferente do Windows que para tudo e fecha o programa.

    • Charles Alves
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Por isso uso os dois em dual boot ^^
      Saudações irmão.

  • Flavio Everton – Onext
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Eu sou usuário Windows e pelo fato de ser programador decidi explorar o Linux, eu sofri muuuuuuito pra aprender. Usava uma distribuição Ubuntu 11x. Lembro quando estava atualizando o sistema, em um rebot ele deu pau, não tinha recuperação, cara, passei tanta raiva com o sistema. Tentei tantos comandos para restaurar o Linux, cheguei a conclusão que: definitivamente Linux não é para leigos. Por mais que seja legal os comandos e isso e aquilo a vantagem do sistema Windows é que ele foca no público geral que não está preparado pra lidar com terminais e seus comandos complexos. O Linux não vem com MANUAL! (risos) Pelo fato de você ter focado muito em dizer que o sistema é “bom pra navegar”, eu admito, ele realmente tem de ser bom pra navegar porque você vai precisar e muito!!! muita pesquisa na google, muito tempo tentando aprender como desconectar a placa de rede e etc kkk particularmente? eu acho isso um desperdício de tempo & vida!

    Em fim, eu aprendi! ^^

  • Ricardo Synthes
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    O Já usei muito Linux,o problema do linux para mim são os simuladores eu participo de uma comunidade de simulação de aviação e simular no linux a 1080p com 60 FPS é impossível e bem distante ainda,o dia que o linux superar o windows em todos os sentidos eu retorno ao Linux com muito prazer.

  • Rogério Gnoato Nunes
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Ja tentei usar linux mais de uma vez, mas a falta de softwares e jogos é brutal.. Outro problema está exatamente no que foi dito no inicio do artigo, a complexidade de usá-lo. Eu concordo que se a pessoa utiliza o terminal e mexe nas configurações ela acaba se familiarizando a forma que um PC funciona. Mas ai é que está o problema, EU NÃO QUERO isso, eu quero ser só um usuário, eu não quero ter que baixar duas ou três bibliotecas para olhar um video no youtube (experiencia própria), eu não quero ter que praticamente escrever um código fonte para baixar alguma coisa e por ai vai… O windows é muito mais amigável para o usuário. Quanto aos virus, é uma questão de lógica, Linux não tem muitos porque quase ninguém usa xD…

    MeuPinguim responde: Obrigado pelo comentário. Mas acho que você está com muitos paradigmas em relação ao Linux. Depois da chegada do Steam ao Linux, já estão disponíveis para Linux mais de 1.000 jogos. Acredito que mesmo que você seja muito viciado em jogos, mesmo assim você não vai ter tempo para jogar tanto, em qualquer plataforma que exista.

    Em 2015, o site Datamation listou os 1.200 melhores softwares para Linux. Não sei qual é a sua necessidade, mas creio que pelo menos UM desses 1.200 vai fazer aquilo que você precisa.
    Você não precisa baixar bibliotecas nem usar o terminal para assistir vídeos no YouTube, por exemplo. Você deve ter instalado um Linux que veio puro. Existem diversas distribuições que são totalmente completas do tipo sentar e navegar. Um exemplo é o Linux Mint.

    E por último, o argumento de que não existem vírus porque ninguém usa é outro paradigma que não se sustenta. Sugiro que você leia nosso artigo “Malware no Linux: quase um mito“.

  • Rubinho_sjr
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Ja tentei usar Linux, Mint, Ubunto, Debian, mas parei por preguiça, não tenho mais tempo/paciência pra passar 4 horas pra resolver incompatibilidade com placa de vídeo que eu tive no Mint, nem pra descobrir pq o meu APTGET não acessa um repositório…
    Quado não quero concertar um computador de aluem eu falo que não tenho tempo, sem inventar desculpas. Sou adulto o suficiente pra isso.
    Não enho problemas com segurança, não instalo anti-vírus, só tenho bom senso e conhecimento pra não pegar vírus
    Compatibilidade é algo muito relativo, por exemplo me assasins creed sindicate roda redondo no win, mas nunca vi ninguém rodando no linux, mas claro q existem jogos pra linux, mas a biblioteca do win é inegavelmente maior não quero jogar todos os jogos, mas os que eu quero jogar eu consigo jogar todos …
    Reiniciar computador ? faço isso uma vez por mês quando to viajando e olha lá. meu note fica no standby por meses, antes de por descuido esquecer de carregar a bateria, talvez o linux tenha resolvido esse problema e eu não saiba …
    No fim das contas o artigo é um grande amontado de “eu sou o melhor pq faço isso”, ao invés de “Cara nos temos isso de legal, vc devia conhecer”
    Discutindo uma vez no vivalinux eu comentei algo sobre isso com algumas pessoas… o problema do Linux é a quantidade de users que usa, gosta e começa a achar que nada mais no mundo presta, “crianças” com 35 anos as vezes, que não tem o discernimento de que as próprias verdades não são absolutas. Devia divulgar seu texto la… a galera ia curtir muito

    MeuPinguim responde: Você parou por preguiça de aprender. Se tivesse aprendido não iria gastar 4 horas pra resolver uma incompatibilidade.
    Se não quer consertar o computador de alguém, então não minta pra ela falando que está sem tempo. Isso é inventar desculpas e você não está sendo adulto.
    Se o Assassins Creed não roda bem no Linux, o problema não está no Linux, está na empresa que desenvolveu o jogo. O Linux é só a plataforma para a qual o desenvolvedor tem que ajustar o produto.
    No mais, te convido a ler outros artigos. E quem sabe você tenha uma ideia do que é o Linux.

    • Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Se vc for técnico como é detetive vc tá fu…
      Linux rodando Assassin’s Creed
      Wine ou PlayOnLinux, pesquise!!!
      https://youtu.be/urKudGifz3Y

    • Emil Cioran
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Esse Rubinho_sjr se fodeu nessa.
      Contra fatos não há argumentos.
      Mesmo com o Linux sendo usado preferencialmente em universidades, bancos, departamentos militares, orgãos do governo e polícia, ainda vem um monte de mentecaptos preguiçosos afirmar “Ah, mas não tenho tempo e não quero resolver problemas”. Eis a razão porque temos um povo burro, aversão ao conhecimento.
      Ou ainda, “Mas estas entidades escolheram o Linux porque é livre e economizam…”. Porra, está mais do que provado há décadas que o Pinguim é melhor, mais seguro, mais rápido, mais confiável, mais estável, mais controlável, como o artigo citou. Nem tudo é redução de custos.

      • Rubinho_sjr
        Unknown Unknown no Unknown Unknown

        Me fudi pq ? Pq alguém discorda da minha opinião e tem um bom argumento ? HAHAHA ele realmente tem um bom argumento mas como eu disse não me resolve o meu problema.
        E é verdade q vários órgãos usam sim linux … Mas minha facul por exemplo só tem servidores MS, ai vc diz: “HAAAA mas sua facul é um lixo” (e vc parece ser esse tipinho de gente q julga assim). Bom ela não é, é o Instituto Federal de educação e tecnologia de São Paulo. O meu Campi tem como coordenador de infraestrutura o gerente de infra estrutura do estado, e ele não tem preconceito bobo com MS ou Linux … Como ele sempre disse o SO é tão bom quanto quem o manipula.
        Burro com aversão ao conhecimento ?? Cara eu toh focado no meu mestrado que é em desenvolvimento WEB, serio que voce acha q eu toh com tempo pra aprender Linux agora ? E vc vem me julgando de preguiçoso ?? Por favor né criança…
        Comprovado por quem cara pálida ?? Melhor ele não é, pq como tah ali em cima vc pode ter um sistema foda … mas se não souber usar ele é inutil ..
        Mais seguro? Se voce não sabe usar sua maquina com segurança não tem sistema q vai te proteger..
        Bom acho a questão é só q voce não entendeu oque eu disse
        Controlável eu aceito … mas pra mim isso é irrelevante. Muito mesmo qualquer alteração que eu precise no Win eu sei fazer já. Experiencia é isso .
        Estável ?? Não sei q tipo de maquina é a sua … as minha nuca foram instáveis não. Acho q alguém precisa de aulas fera, não te dou pq realmente não tenho tempo.
        E no mais cara, acho q voce só não entendeu oq eu disse, acho justo vc gostar de linux, mas algumas pessoas da comunidade linux tem que aprender a humildade de não se achar melhor que outros ou de achar q oque eles usam é o melhor e acabou.
        Abraço o/

    • Rubinho_sjr
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Sim eu podia ter resolvido isso em 4 horas, mas gastei 1 hora e meia reinstalando meu win. E 2 horas e meia eu tava trabalhando. Não quero aprender pq toh mais ocupado produzindo agora… em alguns anos talvez, quando eu não tiver com um mestrado na cabeça eu posso parar uns dias e ver como q tah.
      Eu dou desculpa?? O argumento do site era que quando você não queria ajudar alguem era falar q usava uma plataforma diferente.. E EU não estou sendo adulto ??
      E e nunca disse q era culpa do linux não ter jogos. Mas ainda assim é um fato não tem tanto jogos Triple A pra ele, e se não tem e eu quero jogar nas poucas horas por mês q eu tenho tempo vou gastar esse tempo configurando o PlayonLinux?
      E eu conheço o linux sei do que ele é capaz, fiz mais da metade do curso pra LPI1, mas não vai acrescentar nada pra mim agora… estou em outra área então em alguns anos quando eu tiver de boas se lembrar até volto pra ver como ta a cena linux…

  • Alejandro Alvarez Cortez
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Sou programador em C,C++ , um pouco de pascal e acho que o ideal é uma comunidade internacional de criação de drivers para o linux mas muitas empresas como nvidia ja disponibilizam drivers de placas para linux 32/64. Tem o openGL com ele se pode fazer aplicativos e jogos em 3d aproveitando o hardware das placas de videos, as empresas que não tem interesse por falta de usuarios e outros fatores, o linux instala todos os drivers sozinho so não sei se ele instala um drive genérico sozinho, esses criados em comunidades, pois todas as distribuiçoes que usei poucas vezes usei o console nao por preguiça ou nao querer aprender mas tem que ser tipo o windows executou instalou e é basta executar que ele instala. Resumindo, sao as empresas que dao as costa para os usarios do linux, assim que uma distro linux ficar com o console escondido igual ao windows que esconde o command os usuarios vao gostar.

  • Tailan Patrick
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Simplesmente isso Windows, Mac e Linux tem pontos positivos e negativos. Mas um ponto chave do linux é a velocidade e a gratuidade dele. Mas mesmo assim não vejo nenhum dos três inferiores.

  • Pedro Leal Andrade
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Cara, não participei dessa conversa a mais tempo por idiotice minha, mas obrigado aos nerds de plantão por sanar minhas dúvidas a respeito dos OS.
    Aprendo mais a cada dia, agora descobri este local e voltarei aqui sempre para participar das discussões. Vou imediatamente migrar para o Linux, mas gostaria de saber qual é o mais apropriado para este momento, alguém poderia me socorrer? Agradeço.

    MeuPinguim responde: Tente o Linux Mint. Vem mais completo que o Ubuntu e todas as dicas do Ubuntu na internet também servem para o Mint porque ele é derivado do Ubuntu. Boa sorte!

  • Carlos Adriano
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Eu acredito que da maneira que o linux vem crescendo, é questão de
    poucos anos para dominar o mercado, eu me lembro de alguns anos atrás
    quando na época do windows 98 os técnicos reinavam só por saberem
    executar alguns poucos comandos no DOS, no momento estamos em um quadro
    parecido com o linux, os usuários avançados entram no terminal e mandam
    ver, mas daqui alguns anos a maioria das distros vai ter um ambiente
    gráfico intuitivo, inteligente e amigável, e os caras das antigas que
    se matavam para descobrir e executar comandos no terminal vão ficar de
    boa. Daí a microsoft vai pirar, porque concorrer com a mac é fácil,
    porque é paga, agora quero ver concorrer com um sistema operacional
    totalmente gratuito e open source… Vai ficar sinistro.

  • Maycon Douglas Rodrigues
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Amigo sou totalmente a favor do linux e quero que evolua mais e mais, mano eu sofro muito com o windows atualmente tenho um dual boot de Ubuntu(que eu acho perfeito, não precisei instalar driver nenhum pra ter o wifi ou o som e graficos funcionando, alias não precisei instalar nada veio perfeito sem erros, sem tela azul, o windows eu uso desde meus 7 anos de idade hoje tenho 18 e digo e decepcionante os proprios desenvolvedores do windows cria uma att pra ferrar o hd do usuario, cheio de erros alem de não vir com drivers de internet como ethernet e wireless.) ainda bem que eu tenho o dual boot, se não eu ja teria jogado o pc no chão de raiva do windows, so gosto do windows por causa da variedade de games para minha escolha. Eu experimentei 2 linux ate agora e uso, experimentei o Linux Mint(parece uma versão hiper bugada do ubuntu) e o maravilhoso ubuntu, na aparencia e velocidade até agora n vi bug algum n reinicio sozinho nao corrompeu nenhum arquivo root como aqueles dentro da pasta “windows” que sempre dão problema, instalei de volta o windows 7 mal instalei sem internet e ja estava dando problema de tela azul, ai nao aguentei e voltei pro ubuntu, hehe com orgulho esses developers que aprimoram o linux são pessoas mt legais na boa, muito obrigada e bom post colega, boa noite.

  • Unknown Unknown no Unknown Unknown

    O título já questiona “Por que os nerds usam Linux?”. Então não é para você que tem preguiça de estudar.

    Uso Debian há 3 anos, no começo senti falta apenas do Photoshop e do Fireworks (já que a maioria dos outros softwares que usava no Windows eram Open Source…), mas agora; Gimp e Inkscape já cumprem qualquer tarefa com gráficos. Games? Há muitos, o Steam é muito bom. Mas só me interesso em xadrez e mahjongg, mesmo…

    Ocupa menos RAM, possui softwares de qualidade e funciona mais rápido em tudo… Windows? Nunca mais.

  • Allan Almeida
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Excelente artigo, obrigado.

    Dificil achar um artigo tão bem feito como esse seu, e concordo com todos os seus motivos, no futuro próximo o Linux vai dominar tudo.

    Allan Almeida
    http://ubuntu.blog.br

  • junior aprecido
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    é muito bom mesmo recomendo para quem usa outro tipo de sistema ira acustumar por algum tempo de uso

  • Adilson
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Vou deixar coisas bem clara aqui, O sistema linux e o windows tem suas vantagens e desvantagens, o windows tem tudo aquilo de virus bla bla, O linux não tem jogo e é dificil bla bla. Parem de pensar coisas desnecessarias, o windows por ter mais compartibilidade em jogos e programas sofre com virus, mas é so configurar firewall e ter programa de detectação de adware e spyware e logico malware é bem simples mesmo para Hardware modestos.Prestem atenção no que vou falar Linux não é so um sistema existem tantas distribuições que não da pra contar, se voce é usuario domestico e tem hardware modesto é simples um bom xfce resolve. mas quero que parem e pense, qualquer decisão a ser tomada tanto no windows como no linux tem de ser pesquisada em ambas as partes muitos de voces não sabe a procedencia do .exe ou do terminal. Parem de acusar que o outro é bom ou é ruim, os sistemas estão aqui para atender nosssas necessidades sejam qual for!

  • Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Excelente artigo!

  • Arthur Gonçalves
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Daniele Dark como tem sido a experiencia no Ubuntu??? Recomeçou sua coleção???
    Em relação ao Itunes, tem um modo de usar ele pelo Wine, que é um serve para executar programas do Windows no Linux. Testa ai e veja se funciona no seu caso…

    http://www.ubuntudicas.com.br/2015/09/como-instalar-o-itunes-no-linux/

    Mas eu acredito que você terá uma experiencia melhor usando o Linux Mint. Foi a primeira distro que usei, tentei muitas outras e acabei voltando para o Mint. Faça o teste…

  • Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Ótimo post, sempre me dizem “Eu só conheço você que usa este sistema”, o que é natural, visto que a maioria das pessoas usam o Windows. Eu uso o Ubuntu desde 2005, sou muito fã, também tenho um blog sobre o assunto, mas não me considero um expert. Gosto de ajudar as pessoas a resolverem problemas simples, que as vezes podem fazer toda a diferença entre aceitar ou não a utilização de um outro sistema operacional. O Linux não é a solução, mas é uma das soluções que podem ajudar uma comunidade inteira a ter um sistema seguro, de graça e além de tudo sem infligir a lei com a pirataria.

  • Zadoque
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Por favor, coloque datas nos teus artigos. Você não faz idéia da importância de ter as datas. Tenho artigos excelentes, publicados em uma revista de informática. Mas não posso relacioná-los com outras informações voltadas à informática, simplesmente porque não têm datas. Acho um absurdo que em pleno século XXI (e XX também), as pessoas negligenciam esses detalhes. É como se não tivessem memória. Este artigo, por exemplo, é bom. Mas fica uma dúvida: Foi escrito dez anos atrás ou poucos anos? Só descobri que foi publicado em 2010, ao acessá-lo através do Web Archive. Ainda existem muitas publicações impressas, que colocam apenas o ano de publicação, volume etc., o que não diz absolutamente nada com nada, fazendo um desserviço para os pesquisadores e futuros historiadores.

    MeuPinguim responde: Obrigado pela sugestão. Vamos aplicar! Abraço.

  • Zadoque
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Pessoal, estou dando os primeiros passos para entrar no mundo Linux. Sou do tempo do DOS, e os meus primeiros passos na informática foi com o MS Word, e que usei apenas por pouco tempo. Pois, logo depois, migrei para o WordPerfect 5.1 para DOS, que era bem melhor do que o Word. E mais tarde, o WordPerfect 6 (para DOS), e que tinha já os recursos de hipertexto, tal como o HTML, mas antes que a Internet fosse conhecida. Portanto, era bem melhor do que o Word para o Windows (3.1, se não me engano), que já estava dando as primeiras divulgações. Quando adquiri o meu primeiro computador, já veio com o Windows 95 (portanto, original). Imediatamente comprei o WordPerfect Office 7. Nem quis saber da MS Office. Mais tarde, por falta de condições financeiras, ao trocar de computador, evidentemente que parti para SOs “não originais”: Windows 98, Windows XP e Windows 7. Até que um dia adquiri um notebook, que veio com o Windows 10 original, da fábrica. Desde então, passei a odiar o Microsoft e TODOS os seus produtos. Pois, conclui que o próprio SO é simplesmente um tipo de vírus, e a empresa SEMPRE teve comportamentos nada éticos com seus próprios clientes usuários. Confirmando o artigo escrito acima. Vi que não vale a pena continuar com esse SO, esse fabricante (Microsoft), uma vez que não pretendo ficar a resolver os problemas que não deveriam nem existir. A minha experiência com o Linux se resume ao Curumin, e que rodava em um CD sem instalar. E foi apenas em um dia ou dois. Veio em uma revista de informática (faz muito tempo). E tenho outras versões de Linux: Debian, Suse, Corel Linux, Ubuntu etc., além do Curumin. Creio que o Linux evoluiu bastante, e se faltasse alguma coisa no começo, já deve ter resolvido de vez. Sou um artista plástico (antes designer), e possivelmente os softwares que devo usar são: WordPerfect para Linux (versão beem antiga, talvez única), Gimp, Inkscape, editores para HTML5/CSS/PHP, servidor PHP etc.

  • Rafael Razza Pereira
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Interessante termos uma visão nerd exemplificando para os não nerds porque de sua opção pelo linux, como vocês gostam de ocupar seu tempo livre aprendendo mais e mais como um hobby, louvável, por sinal, um sistema operacional livre é sim a melhor opção. Já para usuários comuns, não nerds, que só querem ligar seu PC e usar, instalar novos apps clicando em next next… sem ler nada e não dando a mínima por estarem instalando os próprios vírus em seus PCs, pois é só pagar para alguém formatar seu PC e deixar ele como novo outra vez, esse tipo de SO não é compatível com o usuário comum, que quer simplesmente jogar seu tempo livre disponível fora com bobagens como 99% dos simples mortais fazem. Alguns gastam com jogos e outros com redes sociais. E estão plenamente satisfeitos com suas vidas, a maioria só reclama que queria ser muito rico, mas assim que chegassem na parte da responsabilidade de conseguirem se manter ricos, voltariam correndo sem pestanejar à tranquilidade da classe média. Emfim o 1% está de parabéns que são os responsáveis por tornar a vida dos demais 99% melhor a cada dia por osmose. Mais uma vez obrigado pela contribuição. Resumindo o linux é incompatível com a falta de curiosidade científica, por isso ele é incompatível com a maioria esmagadora da população mundial que só deseja sobreviver da forma mais feliz possível até o último dia de suas vidas sem estar nem aí para o que vai acontecer depois de sua breve passagem pela terra.

  • Miriam Lima
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Gostei bastante do texto! Esses dias tive uma experiência desagradável com windows 10 que me fez pensar tudo isso que vc escreveu, fiz um texto parecido no meu blog: http://comecandoausarlinux.blogspot.com.br/2016/11/notebook-novo-dual-boot-linux-mint-18-e.html

  • Rafael Fernandes
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Boa. Helbert, há alguma portabilidade pra usar o pacote adobe? Li sobre emular Windows. Daria pra fazer isso e rodar o pacote adobe CC de boas? Obrigado.

    MeuPinguim responde: Então. Até dá, mas só se a sua máquina tiver um hardware muito bom, com bastante memória e processamento. Dá pra criar uma máquina virtual do Windows com o VirtualBox dentro do Linux, daí tu bota pra rodar o pacote Adobe. Mas só tente isso se a sua máquina for boa, porque tudo da Adobe já puxa bastante da máquina, e ainda vai estar rodando dois sistemas operacionais, um dentro do outro. Então, vai chupar muito hardware. Com pouco poder de hardware vai ficar muito lento. Abraço!