Por que o Linux e o Mac OS X são mais seguros?

Existem cerca de sessenta mil vírus conhecidos para Windows, quarenta e poucos para o Macintosh, cerca de cinco para as versões comerciais do Unix, e talvez quarenta para Linux. A maioria dos vírus de Windows não são importantes, mas muitas centenas causaram danos generalizados. Dois ou três vírus de Macintosh foram difundidos o bastante para serem de importância. Nenhum dos vírus Unix ou Linux tornou-se generalizado – a maioria ficou confinada em laboratório. Portanto, há muito menos vírus para Mac OS X e Linux. É verdade que esses dois sistemas operacionais não têm números de monopólio, embora em alguns setores têm um número significativo de usuários.

Desvendando o mistério

Existem muitos especialistas que dizem:

“Que ridículo! A única razão do software da Microsoft ser alvo de tantos vírus é porque ele é amplamente utilizado. Se o Linux ou o Mac OS X fosse tão popular quanto o Windows, haveria muitos vírus escritos para essas plataformas também!”

Primeiro, olhe para os dois fatores que faz com que vírus e worms se propaguem: engenharia social, e software mal concebido. A engenharia social é a arte de levar alguém a fazer algo que não deveria fazer, ou revelar algo que deve ser mantido em segredo. Os criadores de vírus usam engenharia social para convencer as pessoas a fazer coisas estúpidas, como abrir anexos que carregam vírus e worms. O software mal projetado torna tudo mais fácil para a engenharia social. Esse software pode subverter os esforços de um conhecedor e a segurança de indivíduos ou organizações. Juntos, os dois fatores podem transformar um incidente único de vírus em uma catástrofe generalizada.

Pior ainda. O software de email da Microsoft é capaz de infectar o computador de um usuário enquanto eles fazem algo tão inócuo como ler um email! Não acredita em mim? Dê uma olhada nos Boletins de Segurança Microsoft MS99-032, MS00-043, MS01-015, MS01-020, MS02-068 ou MS03-023, por exemplo. E, embora as versões mais recentes do Microsoft Outlook bloqueie anexos executáveis, ainda é possível burlar essas proteções conforme explicado nesse artigo em inglês aqui.

Esse tipo de engenharia social, tão fácil de realizar no Windows, requer muito mais passos e um esforço muito maior por parte do usuário Linux. Em vez de apenas ler um email (… apenas lendo um email ?!?), um usuário Linux teria que ler o email, salvar o anexo, ao anexo dar permissões de executável, e depois sim executar o arquivo executável. Mesmo que os usuários menos experientes comecem a migrar para o Linux, eles podem até não entender exatamente porque não podem simplesmente executar os anexos, mesmo assim eles ainda terão que passar por essas etapas.

Portanto, devido à forte separação entre as contas de usuários normais e as com privilégios de usuário root ou administrador, o nosso usuário de Linux teria que executar o arquivo executável como root para realmente fazer algum dano ao sistema. Ele pode danificar o seu diretório “/home”, e só. Quanto mais passos a se fazer, menor a probabilidade de infecção por um vírus, e, certamente, menor a probabilidade de um vírus espalhar-se desastrosamente. Como os usuários de Linux são ensinados desde o começo a nunca usar a conta root, e no Mac OS X nem sequer se permite que os usuários utilizem essa conta, a menos que primeiro ative a opção, é óbvio que a incidência de vírus e worms diminui nessas plataformas.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Google Chrome 12.0.742.112 Google Chrome 12.0.742.112 no GNU/Linux GNU/Linux

    A história de que o Mac OS X é mais seguro que o Window$ é mito.
    Só olhar nessas competições de invasão o P2OWN que o MAC OSX é o sistema mais invadido.

    • Dailo Jr
      Safari 5.1 Safari 5.1 no iPhone iOS 5.1 iPhone iOS 5.1

      Não viaja na maionese win boy! Mac OS mais invadido que win? Sonho do Bill Gates!

      • Victor Hugo Pinheiro Cunha
        Unknown Unknown no Unknown Unknown

        Ou talvez, sonho do Jobs, afinal, estaria vendendo mais… hehehehe

    • Victor Casagrande
      Google Chrome 21.0.1180.81 Google Chrome 21.0.1180.81 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Ah, isso deve ser por que os hackers preferem ganhar o Mac do que o PC.

  • Pedro Miranda
    Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu Ubuntu

    A gente tenta postar algo contra o Windows e eles removem os comentários, é F!

  • Tsukino
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    pra que o antivirus no linux entao?

    • Renato
      Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu Ubuntu

      Para proteger o windows.

  • Richelmy Monteiro
    Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 no Windows XP Windows XP

    Mac OS é sim mais seguro que o Windows, pelas características em comum com o Linux e o parentesco com o Unix.
    Qualquer pessoa sabe que a facilidade de infecção é na ordem Windows>Mac>Linux, sendo que em competições o foco e total numa única máquina, com técnicas específicas, o que dificilmente acontece com usuário de Desktop. Porque um cracker vai criar, por exemplo, uma botnet tendo 4 vezes mais trabalho pra infectar um Linux ou um Mac se tem milhares de windows fáceis e cheios de usuários que só sabem clicar no ícone do IE?
    Sim, tem linux mais vulnerável que Windows, nos casos que o usuário cuida do sistema com Firewall eficiente (O Windows Firewall é mais aberto que as pernas daquela da esquina), anti-spyware/antivírus forte (um Internet Security, ao contrário dos gratuitos) e cuidado com links suspeitos. E tem usuário linux que sai instalando tudo que vê por aí, achando que só pelo fato de rodar Linux vai estar imune a tudo que circula na internet.

    (to no trabalho, em casa uso Ubuntu 12.04/Win7)

  • Gustavo Moreno
    Firefox 22.0 Firefox 22.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu sempre preferi o Linux. Nunca tive problema em relação a vírus. O primeiro Linux que usei foi o Ubuntu 7.10. Desde então fiquei maravilhado. É extremamente seguro. Hoje eu uso o OpenSUSE 12.3 (KDE).

  • aninimo
    Google Chrome 29.0.1547.57 Google Chrome 29.0.1547.57 no GNU/Linux GNU/Linux

    eu atuamente to com linux…..

  • Jhow
    Chromium 18.0.1025.151 Chromium 18.0.1025.151 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Não tem como falar que um so é melhor que o outro,porquê os 3 são bons, depende do gosto de cada usuário,mas sem duvidas o windows é mais atacado pela quantidade de usuários!

  • reshcat
    Google Chrome 32.0.1700.107 Google Chrome 32.0.1700.107 no Windows XP Windows XP

    Com toda certeza o linux e mac sao mais seguros que o windows, por rodarem em BSD.

    • Firefox 34.0 Firefox 34.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

      Só OS X é BSD, GNU/Linux é apenas Unix-like.

  • Google Chrome 39.0.2171.71 Google Chrome 39.0.2171.71 no Windows 8.1 Windows 8.1

    Ridículo?, Apesar de Windows com seu suporte ‘EXE’ é bem provável que Existissem Vírus Com Esse Tipo de Plataforma. Ex: Hao123.exe …. Já o Mac OSX e Linux, São Seguros Com Suas Plataformas Próprias…E Também Não há Necessidades de Baixar Programas Na Internet… Nos Sistemas MAC/Linux, Existe Loja de Apps…

  • Raimar da Abreu Galvão
    Google Chrome 39.0.2171.95 Google Chrome 39.0.2171.95 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Parabéns ! Percebi uma discussão mais afiada aqui neste site sobre características do Linux. Não sou usuário ainda, mas pretendo. Desejo boa sorte e que continuem a manter o nível das informações sobre o Linux, este S.O. apaixonante.

  • Pedro
    Google Chrome 41.0.2272.101 Google Chrome 41.0.2272.101 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu atualmente to usando o linux…