Porque o Linux não é popular

Uma breve estória para demonstrar porque o Linux não é popular. Embora seja um sistema fenomenal para aqueles que um dia se predispuseram a aprendê-lo, a maioria das pessoas não conseguem o mesmo êxito. Então, lembre-se. Se você já é usuário Linux, agradeça à vida por essa oportunidade. Do contrário, você poderia ser como Maria.

Maria, a cabeleireira

Maria é cabeleireira e trabalha com isso há 25 anos. Maria recentemente tentou trocar o Windows por um MacBook. Querendo muito postar fotos editadas no Facebook, pensou que um Mac seria uma ótima escolha. Mas estava se esforçando para descobrir como transferir fotos do seu disco rígido externo Seagate para o Mac. Porém o Mac não estava reconhecendo a sua unidade externa (um problema comum). Um funcionário da loja onde comprou o Mac disse que ela só precisava formatar o disco Seagate para torná-lo compatível com o Mac OS X.

Maria entrou em pânico. Ela logo pensou que suas 1.635 fotos ficariam inacessíveis. Ela também tinha um aplicativo do Netflix em seu laptop com Windows mas não no Mac. Em seu laptop Mac, ela simplesmente não conseguia descobrir como transferir arquivos, apagar aplicativos ou fazer outras coisas que tinham se tornado naturais para ela em sua máquina com Windows.

vo pc

E agora?

A pergunta é: teria Maria usado um iPad ou um iPhone para ter escolhido um Mac? Não. Ela não possui nenhuma dessas coisas. Por razões de custo, Maria possui um smartphone Android e um tablet Android, usado principalmente como um reprodutor de filmes. Não está em jogo aqui qual sistema operacional é melhor. É uma questão de qual sistema operacional é melhor para Maria. Para a maioria das pessoas, na maioria das vezes, a resposta é o Windows ou, dada a existência de iPhones e iPads que sincronizam tudo com o Mac OS X, a resposta é cada vez mais o Mac OS X. A resposta é raramente, ou nunca, o Linux.

O Linux é irrelevante para as necessidades de Maria. Não porque ele não pode preenchê-las, mas porque a obriga a estar de acordo com ele, em vez dele estar de acordo com as necessidades dela. O pior é que há bilhões de Marias nesta Terra. E as pessoas não escolhem sistemas operacionais para desktop por causa de uma ideologia ou questão política, mas sim por conveniência. O Linux sempre foi apontado como o desktop do futuro mas nunca conseguiu, de fato, satisfazer todas as necessidades de um usuário médio como Maria.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+