Prêmio MeuPinguim 2011: distro revelação

Seguindo com o Prêmio MeuPinguim 2011, vamos homenagear a distro revelação 2011: Linux Mint. Não poderia ser outra distribuição que não o Mint devido o seu feito histórico nesse ano. Foi a única distro que conseguiu acabar com a hegemonia do Ubuntu no primeiro lugar do ranking da DistroWatch desde 2005. E finalmente o Mint, que vinha ali ameaçando, conseguiu ultrapassar. Parabéns a toda a comunidade do Linux Mint que ajuda muito o desenvolvimento da distro participando ativamente com o Clem (desenvolvedor-chefe do Mint) através do fórum oficial.

Mint Shell

Podemos dizer que o Linux Mint sobreviveu à mudança para o GNOME 3 graças à engenhosidade dos seus desenvolvedores. Todos temiam que o Linux Mint pudesse se tornar outra vítima do GNOME 3. Felizmente, isso não aconteceu devido ao Mint GNOME Shell Extensions que tornou possível usar o GNOME do mesmo jeito que usávamos nas versões anteriores. Agora sua ferramenta de busca é o Duck Duck Go. Isso faz parte de uma estratégia dos desenvolvedores do Linux Mint de usar search engines para financiar o Linux Mint.

Decisões acertadas

Podemos perceber que o Linux Mint tomou o primeiro lugar do Ubuntu devido a uma série de decisões acertadas. Podemos citar aqui o sucesso que foi a criação da variante LMDE (Linux Mint Debian Edition). Uma distro baseada não mais no Ubuntu e sim no Debian com a característica de torná-lo melhor para o usuário iniciante. Além de ser uma distro rolling-release fazendo com que você não precise atualizar de 6 em 6 meses e esteja sempre com a versão mais atual. Tudo isso foi de encontro a decisões equivocadas por parte da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu. O Ubuntu adotou uma nova plataforma gráfica chamada Unity, que não consegue a mesma aceitação que tinha o velho GNOME 2 durante o período de 2006/2009. Como o usuário médio do Ubuntu, por ser iniciante, tem um perfil mais voltado a plataformas gráficas e gosta de utilizar os softwares graficamente, essa mudança foi um tiro no pé, levando muitos dos seus usuários a experimentarem outras distribuições. E a mais próxima do Ubuntu, logicamente, é o Linux Mint.

Link

Site oficial: linuxmint.com

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+