Prêmio MeuPinguim 2011: distro revelação

Seguindo com o Prêmio MeuPinguim 2011, vamos homenagear a distro revelação 2011: Linux Mint. Não poderia ser outra distribuição que não o Mint devido o seu feito histórico nesse ano. Foi a única distro que conseguiu acabar com a hegemonia do Ubuntu no primeiro lugar do ranking da DistroWatch desde 2005. E finalmente o Mint, que vinha ali ameaçando, conseguiu ultrapassar. Parabéns a toda a comunidade do Linux Mint que ajuda muito o desenvolvimento da distro participando ativamente com o Clem (desenvolvedor-chefe do Mint) através do fórum oficial.

Mint Shell

Podemos dizer que o Linux Mint sobreviveu à mudança para o GNOME 3 graças à engenhosidade dos seus desenvolvedores. Todos temiam que o Linux Mint pudesse se tornar outra vítima do GNOME 3. Felizmente, isso não aconteceu devido ao Mint GNOME Shell Extensions que tornou possível usar o GNOME do mesmo jeito que usávamos nas versões anteriores. Agora sua ferramenta de busca é o Duck Duck Go. Isso faz parte de uma estratégia dos desenvolvedores do Linux Mint de usar search engines para financiar o Linux Mint.

Decisões acertadas

Podemos perceber que o Linux Mint tomou o primeiro lugar do Ubuntu devido a uma série de decisões acertadas. Podemos citar aqui o sucesso que foi a criação da variante LMDE (Linux Mint Debian Edition). Uma distro baseada não mais no Ubuntu e sim no Debian com a característica de torná-lo melhor para o usuário iniciante. Além de ser uma distro rolling-release fazendo com que você não precise atualizar de 6 em 6 meses e esteja sempre com a versão mais atual. Tudo isso foi de encontro a decisões equivocadas por parte da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu. O Ubuntu adotou uma nova plataforma gráfica chamada Unity, que não consegue a mesma aceitação que tinha o velho GNOME 2 durante o período de 2006/2009. Como o usuário médio do Ubuntu, por ser iniciante, tem um perfil mais voltado a plataformas gráficas e gosta de utilizar os softwares graficamente, essa mudança foi um tiro no pé, levando muitos dos seus usuários a experimentarem outras distribuições. E a mais próxima do Ubuntu, logicamente, é o Linux Mint.

Link

Site oficial: linuxmint.com

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Wadilson
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    Depois do post sobre o que um usuário perde ao usar o linux ( http://meupinguim.com/voce-perde-usando-linux/ ), agora temos essa torcida contra o Ubuntu. Ao menos é o que me parece, IMHO.

    Se o Ubuntu faz sucesso e tem atraído usuários novatos, natural que puristas se sintam um pouco despeitados. Isso acontece em todo lugar.

    Mas não é bem assim. O único lugar que deu um índice maior de usuários do Mint (ótimo, aliás, ninguém pode tirar seu mérito) foi a estatística de acesso ao Distrowatch.
    Sobre o assunto: http://www.ubuntero.com.br/2011/11/linux-mint-mais-usado-que-o-ubuntu-sera/

    Eu quero mesmo é que mais gente use o Linux em seus desktops, não importa qual distro. Digo desktop, porque em suas TVs, carros, geladeiras, DVDplayers e terminais bancários essa gente já usa o Linux.

  • Daniel
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Amigo, você gosta do Mint ou odeia o Ubuntu. Você gasta muita energia falando com desprezo do Ubuntu. Veja o testo acima. O Mint ganhou mas o Ubuntu foi o mais comentado!!?? É trauma de infância. Deixo o Ubuntu em paz e seja feliz, afinal o mundo Linux é livre. Entre em qualquer site ou blog sobre o Ubuntu e veja se tem alguém falando mau ou com desprezo de outras distribuições. Desapega rapaz!

  • rogerio
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    hoje uso sabayon , mas não ouso jamais falar mal do ubuntu , o ubuntu foi minha primeira experiencia no mundo gnu/linux , continuo recomendando ubuntu para amigos que querem ser livres da M$ , vejo que o mint ta bonito e funcional , deveriam de fazer mais propagando para evangelizar usuários windows ao invés de tentar “caçar” usuários de outras distros!

  • anderson freitas
    SeaMonkey 2.5 SeaMonkey 2.5 no GNU/Linux GNU/Linux

    Muito bom,mesmo o mint tenho um hd com ele aquí.

  • adolfo-baixada santista-sp
    Chromium 15.0.874.106 Chromium 15.0.874.106 no Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10

    minha preferencia é o LINUX UBUNTU,mas o LINUX MUNT está muito bom.o GNOME 3 ficou ótimo no linix mint.fica a preferencia de cada usuario de S.O.LINUX. o UBUNTU,MINT,MANDRIVA,DEBIAN,SUSE e FEDORA são boas distribuições.

  • Marco
    Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 no Windows 7 Windows 7

    O Mint está em primeiro lugar do distrowatch porem o Ubuntu continua sendo a distro Linux mais usada no mundo. Eu tentei usar o LinuxMint 12 mas não me adaptei, uso o Ubuntu 11.10 mais refinado, fácil instalação e com o Unity que para mim é bem melhor que o Gnome3. O Ubuntu 12.04 retomará a liderança no distro watch pois sei que a Canonical está trabalhando duro para ter sempre o melhor OS no mercado. Ah, não fale com despreso ao Ubuntu, pois o mesmo é de fato a melhor versão Linux, diga-se de passagem que em todos os artigos que leio seja em jornais, revistas, etc, quando se compara sistema operacional lembra-se do windows, MAC e Linux Ubuntu.

    • Diogo
      Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Windows 7 Windows 7

      Estar no topo da DistroWatch não significa ser a distro mais usada do mundo, simplesmente é a mais clicada no DistroWatch. Eu uso Linux em casa, Mandriva, e nem por isso visito o site do DistroWatch, não fico procurando distro, já que a minha me atende perfeitamente.

  • Eric Ulisses
    Android Webkit .3.12.0.A953.Brasil.en.BR Android Webkit .3.12.0.A953.Brasil.en.BR no Motorola A953 Motorola A953

    Realmente foi um erro ter adotado a unity, espero que corrijam. Sobre falar mau, tem nerd que nao aceita criticas, so porque e um linux nao pode sofrer criticas. Cada ze povinho q da ate dó.

    • Diego Cabral
      Firefox 9.0 Firefox 9.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Pra mim o Mint não pode ser considerado distro,é apenas uma derivação do Ubuntu

  • OSVALDO
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    estranhei o unity mas entendo que a UBUNTU esta diminuindo o consumo de energia e aprimorando o funcionamento interno da distro, e o resultado e fantastico para o mundo linux em comparacao a outros sistemas. Os efeitos graficos antigos sao muito atraentes, mas a funcionalidade atual e bem melhor, e tende a melhorar. Acho os programadores bem corajosos e dispostos a fazer o melhor. Valeu UBUNTU, …. mas pra quem quer manter os antigos efeitos… valeu mesmo MINT por possibilitar esta experiencia de modo a nos deixar atualizados, e nao nas antigas versoes UBUNTU.

  • olacir
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    eu sempre gostei do ubuntu, desde que meu PC veio eu não sabia nem o que era Linux, e ele era bem amigavel, não tive muitas dificuldades com a interface, mas a mudança drastica do Gnome para o Unity foi o apice do sistema, caiu muito, simplesmente tarefas que realiza com rapidez e agilidade na versão 10.10 na 11.10 era um pouco “sacrificio”, o unity alem de ser pesado, era meio “inutilizavel’ não tinha a mesma agilidade do gnome, passei um tempo sem Linux, ate que conheci o Linux Mint, estava sendo muito comentado, ai instalei a versão 12 no meu PC e de cara gostei do S.O, estou com ele hoje em dual com o seven, é bem leve e elegante, espero que o ubuntu melhore na versão 12.04 afinal é uma versão LTS de 5 anos, eles devem estar trabalhando muito para deixa-lo mais leve e ágil.
    Abraços!

  • Lucas Meneses
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Comecei a usar linux esse ano e fui de ubuntu, só fiquei uma semana e sai fora, simplesmente não gostei do unity. O gnome 3 eu gostei logo de cara. Porém o kde ocupou o lugar do gnome 3, no início eu pensei que o kde era uma mistura de windows com mac, depois que eu fui aprender que na verdade o windows que é uma cópia do kde.

  • Nilton
    Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    tem que ser fedora ou mint
    o resto é copia…

    • Dagoberto
      Google Chrome 21.0.1180.75 Google Chrome 21.0.1180.75 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Na verdade o mint baseado em ubuntu nada mas é do que o mesmo com algo a mais, uma nova interface, um novo tema e inclusão de plugins e codecs pré-instalados, por isso de cara é melhor que o GNU/Ubuntu!

  • Dagoberto
    Google Chrome 21.0.1180.75 Google Chrome 21.0.1180.75 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    O Linux Mint Debian Edition versão MATE é a distribuição que eu uso e realmente é excelente!