Prêmio MeuPinguim 2011: KDE distros

Hoje começa a série Prêmio MeuPinguim 2011. Lembraremos o que de melhor aconteceu em 2011 em determinados assuntos do mundo Linux. O primeiro tema é: KDE distros. Confira as distribuições Linux especializadas em KDE que se destacaram durante esse ano. Podemos começar?

Kubuntu

A distro baseada em KDE da Canonical se destacou esse ano por tentar tirar o atraso que tinha na comparação com as demais distros que usam o KDE. E tem conseguido equiparar. Mas o que pesa contra o Kubuntu é que é uma distribuição oficialmente apoiada pela Canonical, a empresa-mãe do Ubuntu. E devido o Ubuntu hoje ter como foco o desenvolvimento da plataforma Unity para mobiles, o desenvolvimento do Kubuntu fica um pouco esquecido, em segundo plano.

Sabayon

Nós temos um carinho especial pelo Sabayon. E não é por acaso. Essa distro encanta todos que se jogam no mundo do Gentoo. É baseada no Gentoo Linux, mas ao contrário do Gentoo, é uma distro meio binária e meio source. Em outras palavras, é uma distribuição híbrida que usa pacotes binários e também compila através dos arquivos fonte. Isso sem falar que é uma distro que já vem com todos os codecs e pacotes multimídia instalados, contém apenas um repositório com mais de 10.000 pacotes, além de ser rolling release, isto é, atualizada semanalmente. Você não precisa esperar 6 meses até a próxima versão porque você sempre tem a última versão.

OpenSUSE

Essa merece tapete vermelho. OpenSUSE tem alma de KDE e o KDE respira ar puro no OpenSUSE. Se você é fã de KDE e nunca testou o OpenSUSE, você não sabe o que está perdendo. Só para você ficar sabendo, muito do desenvolvimento do KDE é feito pelos desenvolvedores alemães do SUSE, a versão paga da Novell para empresas. Isso já é argumento suficiente, você não acha? A nova versão do OpenSUSE inclui suporte a ambientes de nuvem, é a primeira distribuição a ativar o BRTFS por padrão, Kernel 3.1, e muito mais.

Links

Kubuntu: www.kubuntu.org
Sabayon: www.sabayon.org
OpenSUSE: www.opensuse.org/pt-br/

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Thiago Fernando
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Gostei Muito da OpenSuse 12.1 Gostaria saber Onde eu encontro um guia de pós instalação do OpenSuse já encontrei vários do Ubuntu por ai mais nenhum do OpenSuse

  • João Guilherme
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Não sei como a melhor dentre as Distros com KDE não está listadada: Arch Linux

    MeuPinguim responde: Porque só estão listadas as que se destacaram no ano de 2011.

  • Alisson Oliveiro
    Opera 11.60 Opera 11.60 no GNU/Linux GNU/Linux

    Gostaria de saber quais são os parametros analisados para essa decisão, pois na minha opnião o kubuntu não teve nenhum recurso no agregado ao kde, alem de usar o ultima versão e trocar novamente de gerenciador de pacotes ( que dia irá ter um padrão e funcional?)
    o sabayon, OpenSuse, Arch Linux e Mandriva sempre inova no kde por isso achei as melhores distro com Kde, mas não vejo motivo para o kubuntu ta em primeiro…

    MeuPinguim responde: O critério utilizado já está explicado no texto: “… se destacou esse ano por tentar tirar o atraso que tinha na comparação com as demais distros que usam o KDE”. Apenas um reconhecimento do esforço pois ele já foi muito pior. E o Kubuntu não está em primeiro lugar. Não há ordem de colocação na matéria. Abraço e volte sempre.

  • Lucas Meneses
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Gostei do post, uso o sabayon com kde e é ótimo. Quanto ao arch linux, ele realmente não se destaca, uma razão é o fato dele não lançar versões. Todos ficam ansiosos pelo lançamento do ubuntu, fedora, opensuse, mas no arch não há lançamentos então ele não faz barulho.

  • Firefox 10.0 Firefox 10.0 no Windows 7 Windows 7

    Bom vou deixar aqui minha recomendação estou utilizando o Zorin OS 5.2 Core. Gosto desta distro de paixão ela copia e muito o windows 7 (muito fácil, prática e completa). Além da versão free eles trabalham com mais 4 distros pagas com finalidades diferentes.
    Gostei tanto do Zorin OS que uso ele em 4 computadores e estou interessando em comprar a Zorin OS 5.2 Ultimate (esta versão é paga) de fácil instalação. fácil manuseio e muito boa.. recomendo mesmo