O que são bug reports

O primeiro grande conselho que eu quero dar aqui é lembrar a vocês que bug reports são feitos para ajudar vocês. Eles existem para aumentar a qualidade do software. Eles existem para ajudar você! Lembre-se disso. Mas para criar um bug report você deve ter em mente a qualidade dele. Existem bug reports de baixa qualidade, como perguntas de suporte dos usuários, falsas premissas e de tudo um pouco. Portanto, o que importa é a qualidade do bug report para que ele possa ajudar a todos.

Outra coisa é não esperar que os outros façam isso por você. Milhões de bug reports são abertos a cada semana, então também não espere que um time de triagem que saiba tudo sobre softwares filtre tudo isso. Quando um novo bug é reportado, ele PODE ficar esperando uma solução por muitos ANOS. Tenha sempre isso em mente. Mas isso não é uma perda de tempo. Quanto mais informação for inserida no bug report mais ele será útil.

Às vezes usuários reportam bugs que não são bugs. São reclamações apenas. Se o software funciona, não é bug. Então o usuário muitas vezes reclama de uma funcionalidade que não tem problemas. Então isso tem que ser tratado como pedido de funcionalidade e não como bug. Vale a pena sempre antes de começar a reportar bugs dar uma lida no guideline do bugtracker para aprender como reportar naquele lugar.

Alguns exemplos de sites para bug reports:

Existem vários modos para se reportar um bug. A maioria utiliza um bug tracker. O maior deles é o Bugzilla. Outros utilizam o report via email e há quem use o terminal do Linux, como a distro Debian. Vejamos como fazer isso agora.

Reportbug

Para reportar um bug do Debian através do terminal, use o aplicativo Reportbug. Você o instala e ele te guiará por todas as etapas do processo. Faça assim:

# aptitude install reportbug
$ reportbug

Enfim, espero que tenham entendido um pouco sobre o Bug Reporting. Ou mesmo despertado em vocês a vontade de ajudar com esse trabalho. :-).

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Wagner
    IceWeasel 31.2.0 IceWeasel 31.2.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Show, valeu!