Review Linux Mint 9 Isadora

Baseado no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, possui versão do Kernel Linux 2.6.32, Gnome 2.30 e Xorg 7.4. O Linux Mint 9 “Isadora” apresenta uma série de melhorias e os mais recentes softwares do mundo do software livre. Dentre as melhorias, destaque para 30.000 aplicativos catalogados no novo gerenciador de software, nova ferramenta de backup incremental para dados e seleção de softwares, transparência e itens de menu editáveis, instaladores para Windows e USB e 3 anos de suporte além de melhorias visuais.

Características

Como o Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu, o Mint carrega para si as demais melhorias que já estão aplicadas no Ubuntu 10.04 e que já apresentamos aqui anteriormente. Porém, o Mint é uma distribuição comunitária feita pelos usuários e com isso apresenta recursos extras que visam a melhorar ainda mais a sua usabilidade. Ele já vem pronto para uso pelo típico usuário desktop. Como por exemplo, os codecs e plugins necessários para recursos multimídia já estão incorporados no Linux Mint, portanto, é só instalar e sair curtindo seus filmes e músicas. Apresenta também o Flash já instalado no sistema. Isso evita aquela dor de cabeça que é explicar ao usuário novato em Linux como adicionar apropriadamente o Flash ao navegador, seja ele, Firefox, Chrome ou Opera.

Uma vez dito isso, aqui vão alguns dos recursos extras que essa versão do Linux Mint traz para seus usuários:

Novo Gerenciador de Software

O Gerenciador de Software foi reescrito do zero. Ele apresenta as melhores ideias do original e da nova Central de Aplicativos do Ubuntu. Também é muito mais eficiente do que a versão anterior e 30.000 pacotes de aplicativos para instalação em menos de 1000 linhas de código.

Nova Ferramenta de Backup

A ferramenta de backup também foi reescrita do zero. O Linux Mint precisava de uma ferramenta de backup contínuo que permitisse que ao executar novas instalações, você não perdesse o que é importante, não só os seus dados, mas também a seleção de softwares que você instalou. Com esta nova ferramenta, você pode atualizar para novas versões do Linux Mint realizando novas instalações a partir do CD mas com um sistema limpo contendo seus dados e suas preferências e até mesmo os softwares que você instalou anteriormente.

Menu Transparente

Agora você pode definir a opacidade do menu e torná-lo semi-transparente. Esta funcionalidade só está disponível se você ativar os efeitos 3D.

Instalador para sistema Windows

Depois de um breve desaparecimento da versão anterior, o mint4win, o programa de instalação baseado em Windows Wubi está de volta ao Linux Mint.

Nova ferramenta de configurações do desktop

Esta versão também inclui uma nova ferramenta de configurações do desktop. A nova ferramenta tem uma aparência melhor e as alterações têm efeito imediato. Lembra daquelas mudanças controversas que a Canonical fez para os botões na barra de título do Ubuntu? Eles foram colocados à esquerda ao invés da direita. Isso enfureceu muitos usuários do Ubuntu que alegaram que estava muito “Mac-like”. Bem, o Linux Mint deu a todos uma opção de escolha para o assunto. A ferramenta de definições do desktop permite que você escolha onde você quer os botões, à direita ou à esquerda.

Requisitos de hardware para instalação

  • Processador x86 (para ambas as versões 32 e 64 bits).
  • Processador x86_64 compatível para a versão 64-bits.
  • 512 MB de memória RAM.
  • 3 GB de espaço em disco para instalação.
  • Placa de vídeo capaz de ter resolução 800 × 600.
  • CD-ROM ou porta USB.

Análise final

Recomendamos o Linux Mint 9 para iniciantes, usuários intermediários e usuários avançados de Linux. Esta é provavelmente a melhor distro Linux para iniciantes. É extremamente fácil de instalar e inclui uma abundância de softwares. Ele inclui a maioria dos codecs necessários para multimídia e tem uma comunidade de entusiastas prontos a dar apoio e orientação para iniciantes. Algumas das pessoas que costumavam ficar pulando de distro em distro têm elegido o Linux Mint e não se preocupam mais com as outras distros porque descobriram que no Linux Mint simplesmente fazem tudo o que eles precisam e esperam de um sistema operacional para desktops, e, facilmente.

Imagens

Isadora
MintMenu
Mint Install
Mint Install Firefox
MintDesktop
MintBackup

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+