Review Ubuntu 10.04 Lucid Lynx

Há exatos seis meses, o Meu Pinguim havia iniciado sua jornada com o review do Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Muitos artigos foram escritos, e aqui estamos novamente analisando o Ubuntu 10.04, Lucid Lynx. As novidades dessa versão vão de encontro a um dos problemas de longa data do Linux, acessibilidade, que muitas vezes não é algo parecido com o que as pessoas comuns vão querer usar. Mas com o mais novo Ubuntu que traz consigo o suporte a longo prazo (LTS), a sua desenvolvedora, Canonical, parece estar querendo deixar para trás esse jugo mudando o Linux para sempre e para uma melhor.

LTS

Com o Long Term Support (LTS), essa versão terá três anos de suporte no Ubuntu Desktop e cinco anos no Ubuntu Server.

Design da interface do usuário

O Ubuntu 10.04 traz dois novos temas baseado no conceito Light – Ambiance e Radiance. O controle de janelas com os botões de minimizar, maximizar e fechar janela foram deslocados para a esquerda. O logo do Ubuntu foi todo redesenhado para ficar esteticamente mais agradável, o que reflete a precisão e engenharia que busca ficar no coração do produto. Ícones, tela de login, desktop e papéis de parede ganharam um novo retoque.

Novo instalador

O Ubuntu 10.04 apresenta um instalador ao usuário muito mais amigável. O instalador agora oferece feedback sobre a força da senha e a opção de criptografar o diretório home do usuário.

Melhoria da velocidade de inicialização

Com a versão 10.04, o Ubuntu foi movido para um novo sistema de boot chamado Plymouth, que é um aplicativo mais veloz para o início do processo de boot (até mesmo antes do sistema de arquivos raiz estar montado). Que fornece uma animação gráfica de início, enquanto o processo de boot acontece em segundo plano. Este novo sistema faz o boot do Ubuntu muito mais rápido.

Novos aplicativos

Simple Scan – Um aplicativo que faz a digitalização de documentos simples.
PiTiVi – Editor de vídeos.

Gwiber – Um cliente para microblogging com suporte a Twitter, Identi.ca, StatusNet, Facebook, Flickr, Digg, FriendFeed e Qaiku.

Me Menu – Um menu que fica no painel superior do seu desktop GNOME e que com um clique, você pode acessar todas as suas redes sociais e contas de bate-papo.

Empathy – O mensageiro padrão que conta com a aplicação de novas funcionalidades sendo uma delas o suporte para o Facebook.

Nautilus – O gerenciador de arquivos padrão, ele tem apresentado muitas pequenas melhorias sendo a mais importante, um modo de visualização que lhe permite exibir o conteúdo de duas pastas diferentes dentro da mesma janela.

No entanto, o GIMP está fora da lista padrão de aplicativos instalados. Mas ninguém está deixando de instalá-lo separadamente.

IPhone e IPod Touch

O Ubuntu Lucid Lynx (10.04) vem com suporte para o iPhone e iPod Touch, que é uma coisa boa para os proprietários desses produtos da Apple. Agora você pode navegar pelo conteúdo do seu iPhone e até mesmo reproduzir músicas que residem nesses dispositivos a partir do Ubuntu.

Ubuntu One

Serviço de armazenamento em nuvem perfeitamente integrado no Ubuntu 10.04. Alguns dos recursos de integração são: sincroniza qualquer pasta entre os computadores, facilmente publica arquivos on-line para compartilhar com outros, sincroniza os favoritos do Firefox para estar disponível em vários computadores, sincroniza seus contatos no cliente de email Evolution, e se você é um assinante que paga o Ubuntu One, agora você pode sincronizar seus contatos de celular com o Ubuntu One também.

Loja de músicas

Compre músicas sem DRM pela loja de músicas do Ubuntu One.

Central de Programas

O Ubuntu Software Center permite que você instale e gerencie aplicativos instalados. No Ubuntu Lucid Lynx, ele teve muitas melhorias e recebeu uma reformulação gráfica agradável.

Ficou impressionado? Para baixar o Ubuntu Lucid Lynx, acesse já o endereço abaixo e entre nessa onda (eu sei, pareceu propaganda de televisão mesmo. Ando pouco criativo ultimamente).

http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download

Imagens

Ambiance
Radiance
Twitter Gwibber
Software Center
Ubuntu Store

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Eduardo Borges
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Muito bom review.
    Sobre o suporte de iPods pela nova versão do ubuntu, gostaria de ter mais informações de como isso funciona.
    Por causa dessa notícia eu migrei do Windows para o Ubuntu, só usava windows por causa do iPod mesmo.
    Instalei o ubuntu e a primeira coisa que fiz foi procurar por soluções para sincronizar o iPod, achei um programa chamado Banshee, que estava bem avaliado, assinei todos os podcasts que escuto, mandei pro iPod e deixei o mesmo carregando. À noite eu o peguei para escutar e… “Utilize o iTunes para sincronizar o seu iPod” dizia a mensagem em áudio. 🙁

    MeuPinguim responde: Olá Edu. Que bom que você tentou experimentar o Ubuntu. Eu não entendo de iPod mas posso tentar te ajudar. Pelo que eu sei, você pode tentar sincronizar o iPod pelo Rhythmbox também, além do Banshee. Pelo Rhythmbox, basta você ir no Rhythmbox menu Editar, Plugins e ativar o plugin iPod (note que o iPod é reconhecido mesmo sem o plugin, mas o Rhythmbox parece precisar do plugin para atualizar o banco de dados do iPod). Experimente aí e nos retorne caso consiga. Abraço, volte sempre e boa sorte!

  • Eduardo Borges
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Depois de pesquisar mais um pouco, descobri que só existe suporte para as series Touch, e como eu tenho um Shuffle não é possível sincronizar mesmo.Vou ter que reservar um espaço no HD pra instalar o Windows só pra ter as músicas mesmo, hehe.

    Gostei muito do site, já adicionei nos favoritos.Abração.

  • Victor
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Windows 7 Windows 7

    Eu realmente gostei da versão 10.04, porém como qualquer outra tem seus BUGS, e não são poucos. Estou com um baita problema relacionado ao teclado. Tenho um notebook acer aspire 3680, utilizo mouse e teclado wireless da clone com nano receptor. As vezes, do nada ele trava. Se deixar um tempo talvez volte, se desplugar e plugar novamente trava todos os menus, não me permite nem desligar o SO. Só o mouse funciona. Desligando direto, plugando o nano receptor em outra porta usb ele volta a funcionar novamente, por um tempo. Levo em consideração que nem o teclado do notebook funciona nesta situação. Da um pane geral. Sera que saberia me dizer algo a respeito disto? Estou muito insatisfeito, desse jeito vou voltar para a versão 9.10 =/ Abraços

  • Luiz Agostinho
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Opa,

    Parabéns pelo post, cobriu muito bem as novidades do Ubuntu 10.04!

    Olha @Eduardo até o Ubuntu 9.10 (utilizei na versão 9.04 também) o meu iPod Shuffle funcionava que era uma beleza, inclusive só sincronizava minhas músicas pelo Rhythmbox, mas realmente na versão 10.04 ele não está reconhecendo o dispositivo, no log aparece as mensagens da conexão, consigo realizar a montagem da partição, mas o sistema não o reconhece, estou dando uma pesquisada e caso descubra alguma coisa lhe aviso!

    Abraço!

  • Luiz Agostinho
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Opa, olha eu aqui novamente!!!

    A solução para que o meu iPod funcionasse no Ubuntu 10.04 foi removendo o pacote libgpod-common:

    # sudo apt-get remove libgpod-common

    Depois disso bastou inserir o iPod que foi reconhecido pelo sistema!

    Abraço!

    Fonte: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/libipoddevice/+bug/565971

    • Breno
      Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

      Funcionou muito bem.
      Obrigado.

  • alexandre
    Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Helbert Rocha, estou querendo comprar um IPod Touch mas tenho uma dúvida. Sabe o cover flow do mesmo?É possível transferir as musicas do Ubuntu para o Ipod Touch e ver as capas dos albúns (no cover flow do Ipod)?

    MeuPinguim responde: Oi Alexandre. Eu nunca tive um iPod mas consultei um amigo especialista em Apple e Ubuntu, e segundo ele, é possível sim usando o Rhythmbox que já vem padrão como player do Ubuntu. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

    Olá Helbert. Valeu pela resposta rápida rsrsrsr. Mas não dá problema no cover flow do aparelho? A capa aparece?

    MeuPinguim responde: Oi Alexandre. Como eu disse, nunca testei. Mas quem já testou garante que funciona normalmente pelo Nautilus e pelo Rhythmbox (capa). Uma coisa é certa: danificar o aparelho não danifica. Quanto a isso, fique tranqüilo. Abraço e volte sempre.

  • Naka
    Firefox 3.6.11 Firefox 3.6.11 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Olah pessoal, preciso de um help!
    Sou usuario de ubuntu jah faz mais de um ano, mas nada diz q sou expert. Bom, comprei o ipod touch da ultima geração, mas faz isso e aquilo, bla bla bla e nada deu certo… Jah fiz de tudo, qdo eu abro rhythmbox não me aparece nenhuma opção de dispositivos (devices) para sincronizar as musicas…… E ai o q pode ser???? uso ubuntu 10.04….

    obrigado

    MeuPinguim responde: Olá Naka. Se você tiver uma senha definida no seu dispositivo, desbloqueie primeiro antes de conectar o cabo USB, caso contrário, o Ubuntu não irá reconhecê-lo. A princípio, você não precisa fazer nada, pois o Ubuntu hoje tem suporte nativo ao iPod. Obrigado pelo comentário e volte sempre.