Sabayon: uma análise dessa excelente distro

Sabayon Linux é uma distribuição linux baseada puramente no Gentoo. Acho que a maioria de vocês já ouviu falar sobre o Gentoo. Mas aqui não vamos entrar em detalhes sobre os benefícios do Gentoo pois são muitos. Veja agora o que é o Sabayon Linux.

Sabayon

Quando você mudou do Windows para o Linux (eu estou supondo que você usava Windows), o Ubuntu deve ter sido a primeira distribuição que te chamou a atenção. Estamos dizendo em um sentido generalizado, uma vez que o Ubuntu é a melhor distro para iniciantes. Por outro lado, o Gentoo é uma das distros mais hardcore que existem. Por isso antes de tentar se afogar no grande lago chamado Gentoo, o Sabayon é o melhor lugar para começar a nadar.

Por que começar com Sabayon? Porque é um Gentoo muito bonito que tem pré-instalado todas as últimas novidades de softwares. Você não precisa compilar seu próprio kernel a partir do fonte, como no caso do Gentoo. Usando o Sabayon, você começa a mexer no Gentoo e a usar utilitários de linha de comando como o “emerge” para instalar pacotes. Basicamente, usando Sabayon você irá aprender muito e se acostumar com o Gentoo se desejar fazê-lo. Em outras palavras, o Sabayon é tão simples quanto o Ubuntu desde que você use seu gerenciador de pacotes principal, o Entropy. Usar o Portage exige conhecimentos avançados de Gentoo, etc.

A principal razão para ir para o Sabayon no lugar do Gentoo é porque no Gentoo tudo é compilado a partir da fonte. É realmente um desperdício de tempo. Você não se beneficia muito com a velocidade em comparação com a quantidade de tempo que você teria que sacrificar apenas com a compilação. Outro ponto a salientar aqui é que os computadores modernos de hoje são bastante rápidos. Portanto, quem quer desperdiçar tanto tempo compilando? Assim, o Entropy fornece os binários pré-compilados e que são otimizados para a sua arquitetura semelhante a como é feito no Gentoo. Mas você não perde seu precioso tempo para compilar. Nem todo aquele que está interessado em Gentoo está preparado para a terra do Gentoo. Se desejar ir para o Gentoo, o Sabayon ajuda você a chegar lá.

Características

  • Rápido como uma lebre. Você vai entender o poder do Gentoo.
  • Tudo no Sabayon funciona perfeitamente com os codecs e addons multimídia já instalados.
  • No Sabayon você tem acesso ao gerenciador de pacotes do Gentoo que é chamado de Portage. Você não tem idéia do quão grande é o repositório do Gentoo. Se livre dos PPA’s, se você usa Ubuntu.
  • O Sabayon usa o Entropy que fornece-lhe binários pré-compilados que são otimizados para sua arquitetura.
  • Com o Sabayon baseado no Gentoo, você sempre tem os softwares mais recentes.
  • Se você tem uma placa gráfica dedicada Nvidia/Ati, a última versão fechada do driver será instalada no Sabayon. Isso garante a você utilizar plenamente a sua placa gráfica e, obviamente, vídeo, áudio e tudo funcionar perfeitamente bem.
  • Um monte de distros como Arch não suportam a assinatura dos pacotes (que na minha opinião é uma questão de segurança grande), mas o Sabayon aplica mais de duas formas de checksums de segurança que asseguram que os pacotes que você baixa não estão adulterados. Digamos que um hacker malicioso entra no servidor e tenta mudar o conteúdo dos pacotes. Você não precisa se preocupar já que a verificação não irá corresponder e o pacote baixado a partir desse servidor em particular não será instalado.
  • Gerenciador de pacotes extremamente estável ​​(Entropy).
  • E a sua melhor característica: rolling release. Você sempre tem a última versão do Sabayon. Dê fim às instalações de 6 em 6 meses como acontecem ao usar Ubuntu e Fedora. Com Sabayon, você poderá ter o seu Linux por anos sem formatar a máquina nem precisar de comandos como o “dist-upgrades”.

Mais

Quer saber mais sobre o Sabayon? Visita lá o site da distro poxa. É Sabayon.org. Visite já!

Imagem

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • rogerio
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    uso sabayon 7 amd64 gnome 3 , performace , velocidade , leveza e um visual lindo , recomendo!

  • Lucas
    Google Chrome 16.0.912.36 Google Chrome 16.0.912.36 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Gostei do artigo! Sabayon é realmente muito bom, entropy junta o que há de melhor dos gerenciadores de pacotes.

  • Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 no Windows 7 Windows 7

    Instalei o Sabayon 7 KDE ontem, não usei muito pela falta de oportunidade e tempo, mas parece bem rápido e estável. Estaria desbravando ele agora se meu irmão não estivesse fazendo um download no Windows®, por isso a janela acima 🙁 .

  • Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Excelente artigo!! Há muito eu procuro um texto como seu sobre o Sabayon. Se eu já tinha vontade de usar agora então é que vou usar…Um abraco.

  • Mexirica
    Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Boa dica, vou me aventurar por ele antes de ir para o Gentoo.

  • Bruno Tecnico
    Opera 12.00 Opera 12.00 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Sabayon 9 + KDE:
    Leve;
    Bonito ;
    Fácil
    e Funcional.

  • Fernando
    Google Chrome 23.0.1271.91 Google Chrome 23.0.1271.91 no Sabayon Linux x64 Sabayon Linux x64

    Um ponto que vale a pena mencionar é que não é recomendado ficar misturando o uso dos gerenciadores de pacotes do Entropy e do portage, pois pode quebrar as dependências. Só faça isso se tiver certeza do que está fazendo… ou usa um ou outro…
    É mais ou menos a mesma coisa do que misturar o uso do apt-get e do aptitude no Debian… Pode dar merda uma hora… Pra você ter idéia o equo uma vez queria desinstalar o meu kernel kkkk

  • Jefferson
    Firefox 24.0 Firefox 24.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    estou baixando o sabayon kde 64 bits agora vo esperar baixar e vo testar numa maquina virtual por enquanto porque não tenho um gravador de DVD no momento mais pelo o que eu vir o sabayon deve ser uma otima distro linux

  • Firefox 27.0 Firefox 27.0 no Windows 7 Windows 7

    Legal esta distro pelo que pesquisei sobre ela,ninguém sai a perder lembro a um tempo atrás quando baixei o Gentoo como não tinha conhecimento Gentoo não conseguir instalar 🙁
    mas fico,feliz por existir uma distro que é o clone do Gentoo mas só que,para novatos linux 🙂

  • Sputnick
    Google Chrome 33.0.1750.152 Google Chrome 33.0.1750.152 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Muito bom! Estou querendo muito usar essa distro! Estou pensando em usar o Sabayon + XFCE….. 😀

  • rockmarcus
    Firefox 30.0 Firefox 30.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Olá! Durante alguns meses usei o Sabayon 13.01 (não me recordo se foi realmente esta versão) rodando direto do cd. Veloz , sem problemas de conexão e seguro (utilizei desta forma pois porque estava com problemas em meu HD). Quando comprei um novo HD (West Digital 500GB) fiz a instalação da ultima versão ( 14.07) utilizando todo o HD somente para ele. Porém, o sistema está lento e travando. Como posso resolver isto?

    MeuPinguim responde: Podem ser várias coisas. Assim fica difícil diagnosticar. Mas aconselho usar outra distro. Acho o Sabayon um pouco pesado mesmo.

  • Agnaldo Lucindo
    Firefox 31.0 Firefox 31.0 no Ubuntu Ubuntu

    E sacanagem nao vai ter suporte ao Sabayon de 32 bits.A partir de 2015 sera extinta de vez dos repositorios a imagem de 32 bits ¬¬ Eu vou instalar o Gentoo que e dificl de instalar,mais pelo menos vou ter suporte ao 32 bits que e a minha arquitetura!Esse rato de desenho do Erculiani lança um dos melhores softwares que existi e da uma facada na gente o.O

  • john
    Google Chrome 37.0.2062.120 Google Chrome 37.0.2062.120 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Vou testar ele.

  • Juliano Andrade
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    A mesma sacanagem que o Ubuntu começa a fazer com algumas versões mais antigas um pouco, tira todo suporte. Não temos escolha nem mesmo no mundo do software livre, tudo querem te encher de porcaria goela abaixo.