Salve seu pinguim do calor do verão

Nesse país tropical e de verão muito quente com clima bem diferente do clima europeu e norte-americano, temos a necessidade constante de verificar como está a temperatura do computador. Caso não seja tomado esse cuidado, seu computador pode sofrer grandes avarias e até mesmo ser danificado de modo irreversível. Para evitar esse problema e o resolver de forma muito simples, basta termos em nosso Linux um aplicativo para nos deixar ciente da temperatura do HD e do processador. Duas partes que aquecem bastante nesse calor. Portanto, não deixe o calor derreter seu bolso com despesas que podem ser evitadas.

Instalação

Para livrar sua máquina dos males do aquecimento global, basta inserir no terminal o comando abaixo para Ubuntu Linux:

$ sudo apt-get install computertemp lm-sensors hddtemp && sudo dpkg-reconfigure gnome-applets

Após termos instalados os pacotes computertemp, lm-sensors e hddtemp, atualizamos a lista de applets disponíveis para o painel do Gnome. Agora, para que você visualize como estão as temperaturas do HD e dos núcleos dos processadores respectivamente, use os comandos abaixo somente alterando a localização do HD caso haja mais de um ou esteja como sdb, etc.

$ sudo hddtemp /dev/sda

Para ativar a detecção do sensor e o devido reconhecimento do hardware por parte dele, faça o comando abaixo aceitando com “Yes” todas as perguntas e ao fim, reinicie o computador.

$ sudo sensors-detect

Após ter reiniciado, faça o comando abaixo para ver a temperatura.

$ sensors

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+