Ativando a tecla do menu Iniciar no Ubuntu Karmic

Tu sabes que no Windows para abrir o menu Iniciar basta teclar essa teclinha aí do lado na foto né? Pois bem, no Linux também pode. Mesmo a tecla sendo feita para o Windows.  Basta nós configurarmos o Linux para abrir o menu de aplicativos com essa tecla. E ao contrário do que a maioria das pessoas acham, o Linux é completamente customizável e portanto você pode também configurar essa tecla para fazer uma função típica de outro sistema operativo. Genial isso não é? Pois bem, segue abaixo a dica. Ah! E aprecie com moderação.

Basta inserirmos o seguinte código no terminal:

gconftool-2 --set /apps/metacity/global_keybindings/panel_main_menu --type string 'Super_L'

‘Super_L’ significa a tecla da esquerda. Caso tenha outra na direita do seu teclado, e queira fazer desta a que vai abrir o menu, use ‘Super_R’.

Atualização em 29/06/2010: Já há uma solução muito mais simples. Vá em Sistema > Preferências > Atalhos de teclado. Depois ache a opção Mostrar o menu principal do painel. Provavelmente a opção de atalho para isso é a padrão ALT+F1. Clique nela e aperte a tecla do menu Iniciar do Windows. Resolvido para mim assim. Caso não funcione para você, deixe seu comentário. Caso funcione, deixe seu comentário também. xD

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+