Ativando a tecla do menu Iniciar no Ubuntu Karmic

Tu sabes que no Windows para abrir o menu Iniciar basta teclar essa teclinha aí do lado na foto né? Pois bem, no Linux também pode. Mesmo a tecla sendo feita para o Windows.  Basta nós configurarmos o Linux para abrir o menu de aplicativos com essa tecla. E ao contrário do que a maioria das pessoas acham, o Linux é completamente customizável e portanto você pode também configurar essa tecla para fazer uma função típica de outro sistema operativo. Genial isso não é? Pois bem, segue abaixo a dica. Ah! E aprecie com moderação.

Basta inserirmos o seguinte código no terminal:

gconftool-2 --set /apps/metacity/global_keybindings/panel_main_menu --type string 'Super_L'

‘Super_L’ significa a tecla da esquerda. Caso tenha outra na direita do seu teclado, e queira fazer desta a que vai abrir o menu, use ‘Super_R’.

Atualização em 29/06/2010: Já há uma solução muito mais simples. Vá em Sistema > Preferências > Atalhos de teclado. Depois ache a opção Mostrar o menu principal do painel. Provavelmente a opção de atalho para isso é a padrão ALT+F1. Clique nela e aperte a tecla do menu Iniciar do Windows. Resolvido para mim assim. Caso não funcione para você, deixe seu comentário. Caso funcione, deixe seu comentário também. xD

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Bitcrusher
    Firefox 3.5.1 Firefox 3.5.1 no Windows XP Windows XP

    Pô aqui não funcionou o comando, ele não mostrou nenhum erro quando executado mas a tecla continua não tendo função

    MeuPinguim responde: Olá. Pois é. Já estou ciente desse problema. Eu consegui fazer funcionar uma vez com esse comando. Depois quando tentei executar ele de novo, já não funcionou mais. Também não sei explicar o motivo disso. Assim que eu souber um novo comando para ativar a tecla, atualizo o artigo. Obrigado pelo comentário.

    • Google Chrome 32.0.1700.77 Google Chrome 32.0.1700.77 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Usa seu usuário no terminal ao invés do sudo
      Ou para garantir executa o comando com os dois usuarios

  • José Pedro
    Firefox 3.0.18 Firefox 3.0.18 no Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04

    Pra mim funcionou a dica de alterar o atalho! Muito bom! Otimo conteudo no seu site!
    Parabéns! 😀

  • mstrey
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Olá,
    a minha situação é que o atalho do ALT+F1 nao esta funcionando. ja alterei na tela de atalhos mas segue sem funcionar. o mesmo ocorre com outros atalhos como ALT+F2 para executar programa ou CTRL+ALT+T para executar o terminal. tem alguma ideia do que pode ser?

    MeuPinguim responde: Mstrey, muito estranho isso hein. Não tenho ideia do que seja. Mas se você usa o Ubuntu Karmic, tenta atualizar pro Lucid que vale a pena. Se for outra distribuição Linux, joga sua dúvida no fórum oficial, gringo ou pt-br, que alguém pode te dar uma luz. Mas descreva bem detalhadamente seu problema para as pessoas te ajudarem, como por exemplo, dê a versão do sistema, se a tecla funciona sozinha e só não funciona quando combinada com outra, e se possível, anexe imagens para ser bem claro. Tente trocar de teclado para saber se é problema de reconhecimento de teclas com esse teclado em especial. Enfim, espero ter dado algumas opções. Obrigado pelo comentário e abraço.

  • Omegamau
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows XP Windows XP

    será que o erro está aqui?

    gconftool-2 –set /apps/metacity/global_keybindings/panel_main_menu –type string “Super_L”

    se não me engano essas partes em negrito na verdade são dois traços (--) e não apenas 1 como aparece aí, isso ocorre por causa da formatação dos blogs e na hora de copiar e colar dá erro, testarei a dica em casa mas tenho certeza que deve ser por isso, porque o comando parece estar correto.

    Até mais.

    MeuPinguim responde: Olá Omegamau. É isso mesmo. Eu já havia identificado esse problema em outros posts, mas ainda não havia corrigido este. Muito obrigado pelo alerta. Abraço.

  • Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Funcionou perfeitamente. Agora só perciso apertar a tecla super 😉

  • raimundo
    Firefox 32.0 Firefox 32.0 no Ubuntu Ubuntu

    Nao funcionou pra mim