A tecnologia da Copa do Mundo no Brasil

A tecnologia a ser utilizada durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada aqui no Brasil a partir de 12 de Junho até 13 de Julho, teve um custo muito elevado e foi implementada em diversas áreas. Veremos agora uma breve descrição daquilo que pagamos com os nossos impostos para termos um evento com o padrão FIFA de qualidade, em detrimento de melhores escolas e hospitais.

Segurança

Muitas precauções foram tomadas para minimizar os riscos de segurança para os jogadores, funcionários, espectadores, fãs e celebridades. Quase uma dúzia de técnicos chineses da companhia Nuctech, sediada em Beijing na China, chegou ao Brasil em meados de Maio para começar a instalar seus sistemas de inspeção em Raio-X. A Nuctech será a responsável pela segurança em 9 dos 12 estádios dessa Copa. Detalhes confidenciais sobre quão melhor o sistema de inspeção em Raio-X da Nuctech é e como supera outros sistemas não foram liberados. A Nuctech também trouxe sistemas de inspeção para serem usados nas fronteiras a fim de evitar a entrada de drogas e outras coisas ilícitas. E com um orçamento de 900 milhões de dólares para segurança, o Brasil também tem implementado o uso de 50 robôs antibomba do exército dos Estados Unidos e dois drones de 12 milhões de dólares importados de Israel.

tecnologia linha gol

Jogo

O cientista de dados Omar Chaudhuri da Prozone, empresa de softwares do Reino Unido que é especializada em analisar o desempenho dos jogadores durante os jogos do Campeonato Inglês, diz que a Copa do Mundo de 2014 será a mais tecnologicamente sofisticada de todos os tempos. A tecnologia na linha do gol será fornecida pela empresa alemã GoalControl GmbH. O GoalControl possui 14 câmeras de alta velocidade com 7 câmeras com foco em cada baliza. A posição da bola será automaticamente capturada em 3D e a indicação se um gol foi marcado ou não será confirmada dentro de apenas um segundo pelo relógio usado por cada árbitro. O teste do sistema de controle das balizas foi realizado com uma variedade de situações para testar a sua precisão e o sistema foi aprovado em todos os testes. O GoalControl custa de 100 mil a 170 mil Euros por ano para operar, de acordo com um comunicado à Reuters.
A necessidade de tecnologia mais especializada no jogo foi realçada após um erro do árbitro no jogo da Copa do Mundo de 2010 entre Alemanha e Inglaterra. O gol de Frank Lampard da Inglaterra que foi anulado, teria empatado o jogo em 2-2. Em vez disso, a Alemanha obteve a vitória por 4-1.

Tecnologia

Como pudemos observar, a tecnologia hoje em dia se tornou um dos itens de subsistência e até a FIFA já percebeu isso. Mas muitos governos e autoridades ainda não a veem com bons olhos porque ela custa caro. Só que também custa caro o Senado Federal, uma Câmara de Deputados, uma Assembleia Legislativa, que não trazem tantos benefícios assim para a população, se compararmos com o investimento em tecnologia. Juntos estamos na torcida para que aconteça um bom evento. Mas também estamos na torcida para que todos esses investimentos não tenham sido superfaturados.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+