Tipos de usuários Linux

Existem usuários Linux de todos os tipos. E durante os anos vamos identificando muitos desses tipos. E entre os diversos tipos existem os que mais se destacam. Nesse artigo vamos conhecer aqueles que mais aparecem pois são os que mais perturbam.

Preguiçoso

Esse perfil é o que desiste mais rápido do Linux. Ele sempre quer tudo na mão, não gosta de pensar, se algo não funciona quer a solução rápida e prática e não gosta de pesquisar ou perguntar. Nem pensa em abrir o terminal muito menos digitar um comando. Às vezes passa em um fórum e deixa o email para que as pessoas enviem a solução para ele. Em 100% dos casos não agradece se a solução é postada no fórum. Alguns casos mudam para o perfil Troll.

Troll

Esse até usa Linux mas reclama de tudo. Normalmente entram no fórum ou em alguma discussão só pra acirrar ainda mais os ânimos porque já sabem de tudo o que se passa. São bem informados e utilizam a informação para o mal ao invés de dar soluções. Gostam de falar de temas como performance, tempo de boot, tempo de resposta e tudo o que envolve milissegundos só para ter do que reclamar. Querem uma distro leve quando estão com uma mais pesada e trocam para uma mais pesada quando estão com uma leve.

Evangelista

Possuem blogs e falam sobre linux tentando convencer os outros a usá-lo. Mas existem os extremistas. Se algo não é completamente software livre, ele são contra e incentivam uma guerra de argumentos para defender que tudo tem que ser software livre. Pretendem alcançar ou impor a sua maneira de pensar falando da tal “liberdade”. Mas eles não conseguem entender que nem todo mundo usa linux para ser “livre” ou para a filosofia mas porque ele funciona melhor do que outras alternativas.

Fanboy

Esses são os mais engraçados. É todo aquele usuário Linux que não enxerga as mais diversas formas de se utilizar esse complexo sistema operacional. Ele acredita que aquilo que ele usa é Linux e o mundo acaba ali. Tudo gira em volta do seu universo, seja ele Ubuntu, Fedora, ou qualquer outra distro um pouco mais popular. Se fecha como uma tartaruga dentro do casco e não quer saber de outras opções. Normalmente entram nos blogs dos evangelistas para falar mal de outras distros e nunca mal da sua. São dignos de pena.

Anti Windows

Esse é o tipo mais comum. Dentro do universo de usuários Linux, a grande maioria veio do Windows. E por isso muitos guardam rancor do Tio Bill por ele não ter satisfeito as suas necessidades. Não aceitam o fato de que o Windows existe e vai existir por muitos anos. Levam as críticas como algo pessoal e ameaçam os que usam Windows. Dizem que Bill Gates é o anticristo, que a Microsoft usa mão de obra escrava e assistem documentários sobre teorias da conspiração que falem sobre a Microsoft e Bill Gates.

E agora? Onde você está enquadrado? Deixe o seu comentário.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu acho que eu sou um usuário linux que tem um pouco de cada características apontadas .
    acesse: evangelizarepre.blogspot.com

  • Marcos
    Lynx Lynx no Debian GNU/Linux Debian GNU/Linux

    hehehe…curti esse post, vou até publicar no meu Facebug, mas acredito que existam mais tipos, principalmente falando positivamente!

    valeu!

  • Roney
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    eu sou antiwindows comcerteza, até porque quem usa windows, usa ele pirata, sem contar os programas que ele crackeia, e eu acabo sendo um pouco troll tbm

  • Marco Damaceno
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Me identifiquei com o Anti Windows. De vez em quando, minha namorada pega no meu pé com o Windows dela que nunca foi formatado. Digo que é pura sorte de principiante hahaha

  • Firefox 3.6.17 Firefox 3.6.17 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Cara, minha identificação com o Linux busco me aproximar com a concepção da FSF. No entanto, corroboro com a máxima vamos permitir nossas contradições. Que bom que o mundo gira na diversidade e complexidade das tecnologias.
    Como quero me permitir nas contradições, sou um usuário com todos os germos de usuário especificado no post.
    Mas, para colaborar, gostaria de incluir mais um perfil de usuário linux, exatamente os oportunistas. Esses usam o linux para se autopromover, seja nos grandes eventos, seja nas listas, etc… Os oportunistas querem tudo de mão beijada, chegam nos eventos com suas palestras metamorfoseadas e aparecem mais do que Pavão. Os oportunistas falam tanto de compartilhamento, mas no fundo não compartilham nada.
    Parabéns pelo post, sensacional.

  • Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Windows XP Windows XP

    olha,eu não sou usuario do linux(apesar de usar em maquinas virtuais,as vezes),mas sou anti windows porque eles são a favor de uma ditadura na internet(projeto SOPA).

    cliquem aqui e acessem a minha lista negra:
    http://www.tecmundo.com.br/pirataria/15565-conheca-as-10-gigantes-da-tecnologia-que-apoiam-leis-de-censura-na-internet.htm

  • Caique
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    Haha, sou um pouco de cada.

  • WOLFNIGHTY
    Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 no Windows XP Windows XP

    Estou no meu trabalho usando o Windows XP. O Windows é uma porcaria. Se pudesse nunca usaria o Windows. Prefiro mil vezes o Linux. Pessoas leigas deveriam usar o Linux para aprender um pouco ainda, e deixar o Windows de lado, qualquer problema que dá no Windows como vírus, leva ao técnico da esquina para formatar e o técnico ainda instala os programas piratas como Microsoft Office, Nero e alguns programas que o cliente não vai usar.

  • Deivid
    Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Em primeiro lugar sou anti-windows, e em 2º evangelista.

  • Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 no Windows 7 Windows 7

    Também tenho um pouco de cada 🙂 , o que não é ruim a meu ver.

  • Renato
    Google Chrome 17.0.963.26 Google Chrome 17.0.963.26 no GNU/Linux GNU/Linux

    huahsuhaushuahushauhs ri muito da parte:

    Dizem que Bill Gates é o anticristo, que a Microsoft usa mão de obra escrava e assistem documentários sobre teorias da conspiração que falem sobre a Microsoft e Bill Gates

    Acho que sou Anti-Rwindows. 😀

  • Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Windows Vista Windows Vista

    Role 1D6 – 1 (minimo 1) para decidir xD

  • Luís Fernando
    Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no GNU/Linux GNU/Linux

    Hahahah, bom post.
    Sinceramente, acho que não me encaixo em nenhum dos tipos (tá bom, talvez em evangelista), mas conheço vários usuários que ficariam bem em cada categoria, rs.

  • Cyber Mutante
    Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    sou um pouco de cada….rs

  • Mexirica
    Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Eu acho que sou um troll, mas não só no linux, trollalizo tudo, o “Ruindows” principalmente, esse do meu note já foi formatado 3 vezes em um mês hauhauahuahuahuahuaha

  • Daniel
    Google Chrome 19.0.1036.7 Google Chrome 19.0.1036.7 no GNU/Linux GNU/Linux

    AntiWindows com certeza…

  • Azimute_GX
    Opera 11.50 Opera 11.50 no GNU/Linux GNU/Linux

    talvez eu seja um pouco de tudo, mas uso linux por que busco conhecimento, mas sei que não existe sistema completo e é por esta razão que somos conhecidos como uma comunidade linux, pois buscamos à cada dia um mundo GNUlinux muito melhor!

  • BIG LINUX
    Opera 11.61 Opera 11.61 no GNU/Linux GNU/Linux

    Execelente e artigo. Esse tal de Fanboy… ôh sujeito difícil de conviver. Não aceita opniões msm, argumentam sobre seu linux sem se quer entedê-lo.
    Migrei para o Linux, mas não falo mal do Windows (nem precisa).

  • Google Chrome 18.0.1025.108 Google Chrome 18.0.1025.108 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Estranhamente não me encaixo em nenhum dos tipos.

  • Ademir Gomes Jr
    QupZilla 1.1.5 QupZilla 1.1.5 no GNU/Linux GNU/Linux

    O Windows quase estraga com o meu computador. Por enquanto estou usando um Live CD do Chakra até consegui um HD externo para fazer os backups dos meus arquivos e instalar o ArchBang.

  • Maxxin Moura
    Google Chrome 19.0.1084.46 Google Chrome 19.0.1084.46 no GNU/Linux GNU/Linux

    Todos já foram um pouco de cada, hoje eu sou o Anti Windows kkkk
    Por que? Linux é linux, dá pra montar e desmontar, fazer e desfazer. #sóosfortesentenderam.

  • Opera 12.01 Opera 12.01 no GNU/Linux GNU/Linux

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acredito que entro na categoria de evangelista com grandes toques de anti-rwindows
    em meu blog, que está por um tempo desativado, as vezes sempre dou pitaco no mal que o windows faz ao mundo

    Ah, e excelente site visse, ajuda um bocado

  • Everton
    Firefox 15.0 Firefox 15.0 no Windows XP Windows XP

    Creio que falta outras opções na lista, pois qualquer usuário Gnu/Linux passar por essas etapas na vida, me identifiquei com todas mas hoje estou mais para um fanboy do Ubuntu 10.04, acho esta versão da distro muito boa ainda não encontrei outra para substitui-la. Embora use muito o Windows por questões de compatibilidade de software e necessidade afinal ser da area de TI implica em utilizar muito o Windows.

  • RReis
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Hahahahahah acho que não me enquadro em nenhum deles 😛
    Não sou preguiçoso, gosto de várias distros, usei windows por um bom tempo e sei que nem todo mundo tem paciência de mudar para melhor… Hmmm, ok, acho que eu talvez seja anti-windows. uhasduoahsduoas

  • Firefox 23.0 Firefox 23.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Tenho uma pitada de Evangelista, assumo

  • Sanderson Silva
    Firefox 24.0 Firefox 24.0 no Ubuntu Ubuntu

    Linux is the power ! Eu acho que existem os mixtos moderado, têm um pouco de cada característica. Mas não perdem muito do seu tempo com “assuntos Linux”, apenas gostam de falar bem do SO e rir de quem sofre com o Ruiwindwo$

  • Luis Henrique
    Google Chrome 36.0.1985.143 Google Chrome 36.0.1985.143 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Hahaha

    Acho que sou um ‘Evangelista (apesar de usar Chrome rs) Anti-Windows! Eu sempre digo pra todo mundo ‘venha para o lado negro da força mwahahaha’ 🙂