TweetDeck: guia completo para Ubuntu 64 bits

Muita gente hoje em dia prefere instalar um software para gerenciar a conta do Twitter de forma mais eficaz. Devido ao grande número de perfis interessantes para seguir, um ótimo programa para filtrar todo esse fluxo de mensagens que chegam por minuto se dá necessário. E um dos mais aclamados nesse quesito é o TweetDeck. Com o TweetDeck, você tem uma visão geral. Desde seus próprios tweets até buscas. Se você ainda não o testou, aproveite agora mesmo esse artigo, pois ele será um guia completo de instalação para Ubuntu 32/64 bits.

Instalação

Bem, o processo de instalação para 64 bits é um pouco mais complicado do que para o sistema de 32 bits. Mas por que isso? Porque o TweetDeck está disponível apenas para sistemas de 32 bits. Se você usa o Ubuntu 64 bits, terás de acrescentar mais uns passos à sua instalação. Por isso, vou ensinar como instalar para o sistema 64 bits, pois para 32 bits é só excluir os passos de instalação de bibliotecas 32 bits para o Ubuntu 64 bits (nunca escrevi tanto a palavra “bits”).

Adobe AIR

O Adobe AIR é um requisito para o TweetDeck funcionar. Devemos instalá-lo antes do TweetDeck. Para baixar o Adobe AIR, clique aqui. Será baixado um arquivo binário do instalador do Adobe AIR.

Bibliotecas/Dependências 32 bits para uso em sistema 64 bits

Essas bibliotecas são realmente muito úteis pois elas resolvem dependências que venham a ser necessárias para que um sistema 64 bits execute um aplicativo feito para 32 bits. Baixe o pacote DEB com o Getlibs aqui. Dando duplo clique nele, você o instalará.

Instalando o Adobe AIR

Após tudo isso, abra o terminal e cole (Ctrl+Shift+V) o comando abaixo na pasta onde salvou o instalador para instalar o Adobe AIR.

chmod +x AdobeAIRInstaller.bin && sudo ./AdobeAIRInstaller.bin
Será aberta uma janela para instalação do Adobe AIR. Siga as instruções.

Finalizando os ajustes

Antes de partirmos para a instalação do TweetDeck propriamente dito, devemos ainda realizar uns ajustes com o comando abaixo. Ele instalará mais algumas bibliotecas e dependências para sistemas 64 bits.

sudo apt-get install lib32asound2 lib32gcc1 lib32ncurses5 lib32stdc++6 lib32z1 libc6 libc6-i386 lib32nss-mdns && sudo getlibs -l libnss3.so.1d libnssutil3.so.1d libsmime3.so.1d libssl3.so.1d libnspr4.so.0d libplc4.so.0d libplds4.so.0d libgnome-keyring.so libgnome-keyring.so.0 libgnome-keyring.so.0.1.1 && sudo cp /usr/lib/libadobecertstore.so /usr/lib32 && sudo ldconfig

TweetDeck

Agora sim. Baixe o TweetDeck aqui e dê um duplo clique nele para se iniciar seu processo de instalação. Siga as instruções. Após o término, você pode acessar o TweetDeck em Aplicativos > Acessórios.

Atualização em 09/06/2010: Esse tutorial acima não é mais necessário. Agora, basta instalar o pacote ia32-libs para conseguir instalar o Adobe Air 1.5, e em seguida, dê duplo clique no arquivo .AIR do TweetDeck para o instalar. Após a sua instalação dê o seguinte comando: sudo cp /usr/lib/libadobecertstore.so /usr/lib32 . Pronto. Agora é só abrir o TweetDeck que ele estará funcionando.

Imagens

TweetDeck Painel
TweetDeck Colunas

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+