Ubuntu 10.04 Lucid Lynx revela um novo conceito

Finalmente foi revelado o segredo que tanta gente aguardava a respeito da nova versão do Ubuntu. A 10.04, sob codinome Lucid Lynx, que será lançada dia 29 de Abril de 2010 trará um novo conceito e uma repaginada no visual aposentando de vez o tom marrom que desde 2004 trouxe o Ubuntu ao estrelato como a mais utilizada distribuição Linux. O novo estilo do Ubuntu será conduzido pelo tema Light ou Luz, juntamente com um conjunto abrangente de diretrizes visuais e tratamentos que refletem esse estilo. O novo tema vai definir a visão e o sentimento que irá prevalecer pelos próximos anos.

Conceito

O Ubuntu tem obtido um grande crescimento desde quando concebido em 2004. Naquela época, era um pequeno projeto com ambições fortes e um punhado de programadores apaixonados com o objetivo de entregar um sistema operacional Linux capaz de competir em todos os níveis com a Microsoft e a Apple. Seu estilo era baseado no slogan “Linux para seres humanos” através do tema “Human”. Seis anos depois, o Ubuntu é um fenômeno mundial com uma cultura de qualidade e design, usabilidade e tecnologia em um projeto que mantém o mesmo compromisso que abraçou em 2004 com a comunidade através do desenvolvimento colaborativo. Em 2009, houve uma revisão de valores da marca e identidade. Com base nesse trabalho, um conjunto de tratamentos visuais foi produzido. Os resultados desse trabalho são agora apresentados.

Luz

A luz denota o calor e a claridade, além de dar a ideia de que usa seus recursos de forma eficiente, corre depressa, e pode facilmente ser reformulada conforme a necessidade. O Ubuntu representa uma ruptura com os sistemas operacionais proprietários e uma oportunidade para o deleite daqueles que usam computadores para trabalhar e jogar. Mais e mais nossas comunicações são alimentadas por luz e, no futuro, o nosso poder de transformação dependerá da nossa capacidade de trabalhar também com a luz. Visualmente, a luz é linda, a luz é etérea, a luz traz clareza e conforto.

Novo visual

Para mostrar o novo visual, seguem alguns exemplos aplicados aos muitos e diversos tipos de conteúdo visual que vemos no Ubuntu.

Logos
Logo Ubuntu Lucid
Logo Lucid
Temas
Tema Light Dark
Tema Light
Boot
Tela Boot Splash

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • MATSUURA
    Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 no Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10

    Esta versão seria bom que viesse uma interface gráfica não iniciar o duol boot como no Big Linux e no Mint.

    Ta na hora do Ubuntu ter uma interface grafica para nos amantes do Ubuntu.

  • carlos
    Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 no Windows XP Windows XP

    não tenho internet e estou esperando o dia em que o live cd virá com o escrevinhador traduzido (pode ser BR Office) e aí sim teremos a grande novidade. Por enquanto estou satisfeito com o 9.04. para melhorar um pouco mais, espero que saia o Gedit e entre o abiword e que o sistema venha com os temperos para ouvir música e ver filmes. depois do 8.10, os filminhos da minha máquina digital estão sem som e o F Spot trava na hora de passar slides. Ainda assim o UBUNTU, ainda é o melhor. Os outros sempre tem algum problema. Falta digitalizador, o papel de parede fica muito grande, a impressora não entra, tiram os joguinhos. Ainda tenho esperança que o live cd do ubuntu venha com básico necessário para o usuário final.

    MeuPinguim responde: Olá Carlos. O Live CD geralmente não possui o BROffice porque é simplesmente um Live CD para o mundo todo e não pode vir com aplicativos regionais. Caso você queira o Abiword no lugar do Gedit, como é uma questão de gosto pessoal, você mesmo pode retirar o Gedit e colocar o Abiword em menos de 5 minutos. Para ouvir músicas e ver filmes, em menos de 5 minutos com uma linha de comando você instala os pacotes necessários que habilitam esses recursos. Lembre-se que muitos bugs e problemas são solucionados com novas versões do Kernel que acompanha o Ubuntu através das suas versões mais atuais. Mas o Live CD, sempre virá com recursos limitados pois não são feitos para o usuário final. Caso seja um usuário final, você deve testar o Ubuntu com o Live CD e caso goste, instalá-lo no disco rígido. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre.