Ubuntu Linux é a chave do sucesso de Avatar

O revolucionário “Avatar” se tornou uma referência para o futuro do cinema em três dimensões. Mas quem quer produzir um filme semelhante, deve levar em conta as necessidades urgentes impostas. Uma conversa com um dos administradores de sistemas da Weta Digital, companhia responsável pelos efeitos especiais do filme “Avatar”, revelou alguns detalhes sobre os centros de dados que foram usados pela produção, que usou o Ubuntu como sistema operacional. Isso muito se deve ao fato de um sistema operacional GNU/Linux ser um sistema de alto rendimento quando dedicado a uma tarefa específica.

Segundo Paul Gunn, responsável pelos efeitos visuais do filme Avatar, a infraestrutura do centro de dados que tinha para implementar a Weta Digital para esta produção foi impressionante. Com uma matriz de armazenamento de até 2 Petabytes, uma conectividade de rede de 10 Gbps, teve mais de 4.000 computadores HP Blade, com cerca de 35.000 núcleos de processamento dentro do centro de dados e 104 tBytes de RAM no total, que ainda levou 48 horas para processar algumas seqüências de gráficos do filme.

Ubuntu

De acordo com Paul Gunn, o Ubuntu foi o sistema operacional de todo este desenvolvimento, e foi instalado em todos os nódulos de renderização e 90% dos PCs de mesa da Weta Digital. E isto permitiu gerar um filme em que cada minuto ocupa nada menos que 17,28 Gbytes de dados, e curiosamente, para refrigerar toda essa produção, estabeleceu-se a temperatura a 25 ° C, um número maior do que a maioria dos centros de dados mas que permitiu uma poupança de energia significativa.

Weta Digital

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Eric
    Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 no Android 2.1 Android 2.1

    Linux is life

  • e-gamer
    Google Chrome 11.0.696.68 Google Chrome 11.0.696.68 no GNU/Linux GNU/Linux

    Fonte?
    Quero entrevista deles.

    MeuPinguim responde: A entrevista deles eu não achei, mas artigos em inglês na web sobre isso você encontra fácil se buscar por “Ubuntu” + “Avatar”. Se achar a entrevista, coloca o link aqui pra nós. Ok? Abraço.