Usando o Google Translate pelo terminal

Mais um artigo exclusivo do MeuPinguim. Saiba utilizar o seu terminal do Linux para tradução de textos via Google Translate. Para isso, você vai fazer uso de um script e mandar bala. Sem muito mimimi e vamos logo aprender essa bagaça.

Dependência

Antes de tudo, vamos instalar uma dependência para o bom funcionamento do script. Digite o comando abaixo para instalar o Lynx.

Fedora

su -c "yum install lynx"

Ubuntu

sudo apt-get install lynx

ArchLinux

sudo pacman -S lynx

Script

Segue abaixo o script. Copie o código, crie um documento texto na sua pasta Home chamado gtranslate e cole o código. Salve e clique com o botão direito sobre o arquivo gtranslate tornando ele executável em propriedades do arquivo.

#!/bin/bash

if [ $# == 3 ]
then
echo “From: $1 To: $2”
lynx -dump “http://ajax.googleapis.com/ajax/services/language/translate?v=1.0&q=$3&langpair=$1|$2″|awk -F'”‘ ‘{print $6}’

else
lynx -dump “http://ajax.googleapis.com/ajax/services/language/translate?v=1.0&q=$1&langpair=|pt”|awk -F'”‘ ‘{print “From: “$10” To: pt \n”$6}’;echo

lynx -dump “http://ajax.googleapis.com/ajax/services/language/translate?v=1.0&q=$1&langpair=|en”|awk -F'”‘ ‘{print “From: “$10” To: en \n”$6}’;echo

fi

Agora vá ao terminal na pasta onde se encontra o gtranslate, e execute o comando de tradução de Português para Inglês abaixo como um teste:

$ bash gtranslate "eu uso linux."
From: pt To: pt
eu uso linux.

From: pt To: en
I use linux.

Prontinho. Funcionou.

Observação

Para traduzir com os demais idiomas, basta alterar a sigla do idioma no script, alterando o “pt” e o “en”.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Auridian
    Opera 11.50 Opera 11.50 no GNU/Linux GNU/Linux

    Olá,
    Sou novo no linux, e estou tentando aprender essas coisas. Não consegui efetuar os passos a partir do parágrafo “Agora vá ao terminal na pasta onde se encontra o gtranslate, e execute o comando de tradução de…”. Estou experimentando o Fedora 13.
    Obrigado por ter um bom site 😉

    MeuPinguim responde: Olá Auridian. Seja bem vindo ao mundo Linux. Você não irá se arrepender. Antes de tudo, sugiro experimentar o Fedora 15, que é a versão mais atual.Quando eu digo “vá ao terminal na pasta onde se encontra o gtranslate” eu quero dizer que você tem que navegar pelo terminal até a pasta onde está o arquivo do gtranslate. Por exemplo: Se a pasta onde está o arquivo é a pasta Auridian dentro do diretório Home, o endereço da pasta Auridian será /home/Auridian. E se o arquivo do gtranslate estiver nessa pasta, para navegar pelo terminal até ela, basta digitar cd /home/Auridian. Depois é só digitar o comando bash gtranslate “eu uso linux.”. Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida é só comentar. Obrigado e volte sempre.