As vantagens e desvantagens de usar uma distro rolling release

Ultimamente as pessoas estiveram falando muito sobre distribuições Rolling Release devido a um boato de que o Ubuntu lançaria uma versão desse tipo. Mas o que seria uma distribuição Rolling Release? Vamos explicar um pouco o que são, quais os inconvenientes e as vantagens associadas a este tipo de distribuição.

Rolling Release

É uma distribuição que lança atualizações para cada um dos programas instalados sempre que estes programas estão em uma versão estável.

Vantagens

A principal vantagem é que não há necessidade de falar sobre as versões. Você instala o Arch Linux, por exemplo, e cada vez que um dos programas que você instalou tem uma versão estável e funcional para o seu sistema, ele será liberado para que você tenha certeza que seu computador tem sempre as últimas atualizações para o software que você usa.

Desvantagens

As atualizações do sistema podem apresentar alguns problemas, já que não é possível testar adequadamente cada uma das atualizações em relação a diversas configurações diferentes. Não é algo que acontece com freqüência, mas pode ocorrer.

Conclusões

O problema das distribuições publicadas em versões é que de tempos em tempos que se publica uma nova versão, você tem que atualizar todo o sistema. No entanto, a cada dia as distribuições oferecem mais facilidades para atualizar sem ter que reformatar o computador novamente. Mas o melhor é usar a distribuição que melhor se adapte às suas necessidades. Se você precisa (ou quer) ter a última das últimas versões, utilize uma distro rolling release.

Principais Distribuições Rolling Release

Arch Linux, Gentoo Linux e Linux Mint Debian Edition.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+