O que você perde usando Linux

Há três principais sistemas operacionais para computadores: Windows, Mac e Linux . A maioria das pessoas usam qualquer um dos dois primeiros sistemas que possuem código fechado, enquanto um número menor de pessoas estão bem informadas sobre o sistema operacional Linux, que é open source. Existem diferenças e semelhanças em cada, e qual você prefere vai depender muito de sua personalidade e preferências. Quando uma pessoa é experiente em um sistema operacional, ele irá inevitavelmente levar algum tempo para se acostumar com outro. Há uma comunidade muito grande de pessoas que defendem o Linux mas existem algumas desvantagens em usá-lo. Aqui estão algumas delas:

Padronização

Enquanto Windows e Mac tem várias versões definitivas, não há uma edição padrão do Linux. Na verdade, existem centenas de versões. Isso acaba sendo um desafio descobrir qual é o melhor para você e tomar essa decisão pode ser confuso para um novo usuário. E é aqui que o MeuPinguim juntamente com os nossos parceiros e toda a blogosfera especializada em Linux vem para ajudar. Ler bastante pode facilitar a tarefa de escolha.

Tempo

O Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac. Ele requer uma base mais ampla de conhecimentos em computação do que outros sistemas operacionais, e isso pode ser muito desafiador para um usuário iniciante. Se você está acostumado a usar Windows ou Mac, você terá que desaprender e reaprender muitas funções e processos. Embora seja certamente possível obter uma compreensão funcional do Linux com a prática e auto-aprendizagem, isso vai exigir mais esforço do que os outros sistemas operacionais.

Compatibilidade

A desvantagem de usar um sistema operacional Linux é que a maioria dos seus programas favoritos não rodam nele. Se você está acostumado a um determinado software, você terá que encontrar uma opção comparável para Linux. Existem centenas de opções de programas, e há muitos que são semelhantes aos do Windows ou Mac. No entanto, muitas vezes a interface do usuário é muito diferente ou a função que você quer não está sempre disponível. Você vai ter que fazer alguma pesquisa e testes de programas diferentes até encontrar aqueles que atendam às suas necessidades.

Hardware

Há menos hardware de computador compatível com Linux. Há uma seleção muito menor de drivers que irão funcionar com Linux, embora mais drivers estejam sendo compatíveis aos poucos e a cada dia. Muitas vezes leva um tempo para um novo hardware ser suportado e muitas pessoas tem problemas com o funcionamento de suas impressoras no Linux. Blu-ray nem pensar. :-\

Suporte

Embora exista uma grande comunidade de usuários Linux que são muito úteis em responder suas questões técnicas em fóruns e salas de bate-papo, pode ser muito difícil conseguir ajuda para as suas questões. Você pode até fazer perguntas de usuários iniciantes em Linux mas, às vezes, as suas respostas serão difíceis de entender se o seu conhecimento técnico for pequeno. Não há também nenhuma ajuda imediata porque você vai estar esperando alguém escrever uma resposta ao invés de chamar uma central de suporte técnico hotline onde alguém irá responder imediatamente. Também pode ser difícil encontrar uma pessoa de reparo de computador formada em Linux.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Jeremias
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Qual a utilidade desta postagem?
    Legal, avisou muita gente que é melhor não se meter com Linux se não tiverem coragem ou tempo, agora, sinceramente o artigo está pouco informativo e péssimo.

    • julio sameiro
      Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Ubuntu Ubuntu

      Discordo. Essa é uma descrição mto objectiva das dificuldades de mtos iniciantes. Actualmente só uso o Linux mas passei por tudo isso q aí está. Claro que o artigo tem coisas erradas como, por exemplo:
      «O Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac.»
      devia ser
      «O Linux não é tão fácil de usar POR UM PRINCIPIANTE quanto o Windows ou Mac.»
      Sabendo mais um pouco, o Linux torna-se bem mais fácil. De facto o problema do artigo é o de não passar esta ideia: o esforço é recompensado.

    • betão
      Chromium 28.0.1500.71 Chromium 28.0.1500.71 no Ubuntu Ubuntu

      Meu simplismente acho ridiculo uma pessoa que pelo jeito não se deu o intusiasmo de ao menos tentar saber oque realmente é o sistema linux e que cada distribuição se adequa ao que bem entender , desde que use uma distribuição que posso evoluir e atender a sua necessidade ,eu sou usuário linux ha 5 anos , atualmente estou usando linux mint , mas ja passei por slack , debian ,conectiva, mandrake , mandriva , red hat , bla bla bla , o mais importante aqui não é mostrar aqui quem sabe mais ou sabe menos , só acho que deveriam respeitar mais uns aos outros e fazer que nem os sistemas linux open , compartilhar o conhecimento , todos aprendem e trocam informações , não apóio mesmo o outro sistema operacional , mesmo por que não sou muito defensor de monopólio , penso que todos temos que ter acesso as mesmas informações …

      fica a dica . ubuntu 13.04 ta muito bom o 13.10 não curti muito linux mint tb é muito bom
      mas se gostar de aventura BackTrack 5r2
      boa sorte a todos

  • Gesse
    Google Chrome 14.0.835.8 Google Chrome 14.0.835.8 no Windows XP Windows XP

    Não entendi!!
    Post anti-linux!!!

    Se não for…
    Parece

    • Hélio
      Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

      Já usei os dois, é tudo que eu queria ver, um post bem realista, mas que não desanima quem quer migrar de plataforma os novatos precisam saber onde estão pisando.

  • Silvio Pinheiro
    Safari 5.1 Safari 5.1 no iPad iOS 5.0.1 iPad iOS 5.0.1

    O que esta havendo aqui ?
    É primeiro de abril ?

    Parece a info …

  • Wadilson
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    Utilidade? Nenhuma.
    Sem contar erros de grafia, vícios de linguagem e outros que tais, mete medo em quem pensa um dia experimentar o GNU/Linux.

    O problema são as muitas distros? Cada uma diferente da outra, uma com Gnome, outra com KDE.. ? não é problema, é escolha.
    Iniciante? Use Ubuntu. Estabilidade? Use Debian. Sabe usar o bash e quer hackear fundo? Slackware.

    Tempo? E quem disse que usar o Windows é fácil? Sujeito aprendeu a usar o Windows depois de anos no escritório. E não aprendeu o básico.
    O MacOS é fácil? claro que é, foi feito pensando no usuário, não coisa de engenheiros, como o Windows, intrometido e deselegante. E custam caro, muito caro.
    O Ubuntu é tão fácil quanto o MacOS. Instalei nas máquinas de minha mulher e meus dois filhos, todos neófitos, e usam tudo, sem nunca terem que digitar um único comando no terminal.

    Compatibilidade? Por acaso eu tenho o FinalCut para Windows? Ou Winamp para MacOS? Ou ainda aqueles milhões de programinhas para PC que eu baixo pelo SuperDownloads? O autor deve estar citando a suíte da Adobe, talvez (ah, caros de novo, muito caros). Pra isso, eu uso o Inkscape, superior em muitos aspectos ao poderoso Illustrator. Não fico sem o GIMP.
    A suíte OpenOffice é idêntica nas três plataformas, MacOS, Windows e GNU/Linux.
    O FileZilla, só pra ficar num exemplo bem comezinho, também é igualzinho nas diferentes plataformas.

    Hardware? Essa é a grande vantagem do GNU/Linux. Se um drive não existe, alguém pode criar. Você está com algum problema para usar determinado periférico e não existe um drive para ele? E não sabe escrever e compilar um? Bom, um pouco de tempo resolve; logo aparece um, mais fácil e melhor que os pra Windows.
    O problema com BlueRay não é incompatibilidade de hardware; é licença de uso das tecnologia DRM, ainda fechadas e proprietárias. Você precisa pagar licença para isso, e quando compra um Blue Ray player, já pagou os royalties.
    No VivaOLinux eu já várias dicas para rodar BlueRay no Linux.

    Suporte? Ai forçou a barra, mesmo. Quero ver qualquer um conseguir um bom suporte quando a impressora dá pau no seu Windows. Pode ser do fabricante da impressora, do drive dela, do sistema operacional de Redmont ou do fabricante do PC (hahaha). E se você espeta a webcam da Microsoft no seu PC, com Windows e não consegue falar com vídeo pelo MSN? Pode ser tudo legal, com nota e número de série. Vai lá.. liga. Quero ver.
    A comunidade ao redor do GNU/Linux é, acima de tudo, muito prestativa. Em muitos fóruns o usuário consegue ajuda quase que instantaneamente. A quantidade de blogs, sites e portais com dicas valiosas, sobre todos os assuntos, é enorme. Foi assim que resolvi todos os problemas e dúvidas que surgiram na minha vida de linuxeiro.

    Queria mesmo saber por que um texto desses aparece aqui num blog que em tese deveria divulgar, difundir e incentivar o uso de softwre livre e aberto.
    Tudo na vida tem dificuldades. Se quer facilidades demais, compre um iPad e contente-se em navegar no Safari sem rodar Flash. Ou a usar 10% da potencialidade do MSWord no Windows.

    • Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 no GNU/Linux GNU/Linux

      Heheheh! O comentário ficou mais bem elaborado do que a matéria.

      • Ruy
        Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

        +1

      • Linux
        Safari 4.0 Safari 4.0 no iPhone iOS 3.0 iPhone iOS 3.0

        Heheheh! O comentário ficou mais bem elaborado do que a matéria.[2]

      • Saddam
        Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

        O comentário ficou mais bem elaborado do que a matéria (3)

    • SRWare Iron 18.0.1050.0 SRWare Iron 18.0.1050.0 no GNU/Linux GNU/Linux

      Post totalmente inútil. Em poucas palavras o autor do artigo disse a verdade.
      Diferente do Usuário do Windows e Mac a maioria do Linusers são fanáticos e mais nada. Muita interface gráfica, muita distro e poucos programas e que prestam.

      Quer combater a pirataria? Vai acabar com a corrupção do governo e a farsa do jogo justo. Aumentar imposto é roubo legalizado.

      Esse é meu último dia com Linux na máquina. Vou botar Windows aqui e um monte de software proprietário pois eles sim realmente prestam e a origem de como eu obtenho eles não interessa pra ninguém.

      Se linux prestasse todo mundo usava por ser baixado gratuitamente e atualizações sem pagar nada.

      Não são os usuários que tem que se adaptar coisas nenhum com o Linux. É o inverso. Eles que tem que agradar a maioria. O Linux nõ domina o servidor. É mentira.
      O linux tem que mudar pra next, next finish ou pacotes em DMG ou pbi.
      APT-GET, YUM, YAST, SYNAPTIC, CENTRAL DE PROGRAMAS é coisa pra retardado.

      Podem defender a vontade o linux, pouca gente vai usar ele e vai sim continuar na pirataria. Pc que vem com linux só serve pra população apagar e botar windows crackeado.

      Se o Linux fosse bom todo mundo teria largado o Mac e Windows.

      • Julio
        Google Chrome 22.0.1229.14 Google Chrome 22.0.1229.14 no Sabayon Linux x64 Sabayon Linux x64

        Isso ai, eu estava pronto para dar minha opinião quando me deparei com seu comentário e posso dizer que concordo plenamente, não e preciso pensar muito apenas pergunte a quem quiser: Se o Linux e tao maravilhoso e tao fácil de usar, porque apesar de gratuito e de muita facilidade de conseguir uma distro ninguém quer?
        Depois de alguns anos resolvi testar o Linux novamente e ate agora já foram cinco mídias pro lixo, quantas mensagens de erro, algumas distros nem foi possível instalar e no momento estou com o Sabayon e ate agora tudo bem com execao do teclado que apesar de estar configurado corretamente não estou conseguindo no momento acentuar corretamente as palavras (talvez culpa do navegador). Ponto forte do Sabayon: o áudio e muito bom usando o Amarok.
        Mas sera que vou ter um Linux instalado só para ouvir musicas? tenho muita vontade de usar o Linux, mas ainda não da para substituir o Windows que ao contrario do que alguns mal informados dizem tem sim programas free de qualidade.

    • amizaday
      Google Chrome 19.0.1084.52 Google Chrome 19.0.1084.52 no Windows 7 Windows 7

      gostei desse comentário tava com dúvidas aki
      e vou logo fazer o dawloand do ubuntu 12 e intalar no meu notebok !!!

    • Felipe vencato
      Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 no Windows 7 Windows 7

      Mais facil???????????
      O windows não é mais facil, o problema é que as pessoas são alfabetizadas nele e só sabem usar ele.
      O “mais fácil” é qualquer coisa parecida com o que o usuário sabe usar.
      Tenho uma inpressora da shrap, é antiga, não tem driver para windows 7. O que eu posso fazer, nada. Quem sabe comprar outra ou ser obrigado a usar um sistema desatualizado e cheio de buracos(WinXP).
      O linux será mais facil se vc ensinar as pessoas a usa-lo. E muitas vezes as passoas ao entenderem a lógica realmente acharão mais facil.

  • Romário
    Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 no GNU/Linux GNU/Linux

    Você apenas destacou alguns pontos que podem ser superados por alguém que tenha curiosidade de instalar e testa o linux, pontos não tão importares.

    • Raphael Araújo
      Mozilla Compatible Mozilla Compatible no iPhone iOS 5.0.1 iPhone iOS 5.0.1

      Parabéns parece que é o único inteligente por aqui, entendeu o que a matéria despertou aos profissionais e aos que irao se tornar um belo Pinguim.

      • Rafael
        Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

        Olha isso é ridiculo, vc não perde nada em mudar para linux o que eu mais sinto falta no windows é o msn mas não acho que seja um motivo para que eu o abandone, os softwares livres são tão boms quanto os softawares pagos e o unico problema mais dificil que eu tive que resolver foi os dos plugins de audio, facim de resover, não troco meu linux por nada! troquei de sistema a apenas um mes e o acho mais bonito que o sete! conclusão use linux é saudavel ser Livre!

  • samm54
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    drivers no linux ??? realmente é verdade há um dificuldade enorme em colocar todo o hardware a funcionar mas isso é simples de resolver
    1º-colocar o cd na drive de cd/dvd
    2ºarrancar com o a drive de cd/dvd
    3º ESTA TUDO A FUNCIONAR
    Ja usei slakware , red hat e esses sim é mais complicado instalar as drivers mas tambem estamos a falar de versoes para utilizadores mais avançados e que tenham gosto pela computaçao. para quem quiser iniciar o LINUX devera iniciar com uma distro como o UBUNTO ,DEBIAN OU LINUX MINT , detectam todas as drives desde placa grafica a impressora ,eu numa das minha maquinas estou a usar linux mint 12 e para instalar a impressora multifunçoes da HP foi so conectar a ficha usb e nao precisa mexer em mais nada .. para nao falar de segurança e estabilidade que o linux nos oferece
    WINDOWS nunca mais ..

    • adolfo-baixada santista-sp
      Chromium 15.0.874.106 Chromium 15.0.874.106 no Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10

      concordo plenamente com o comentario do SAMM54,resumiu rapido ,pratico e com conhecimento em LINUX!!!!!!!

  • samm54
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    quanto á destro a escolher ??? em que mundo andamos em qualquer lugarzinho do google podemos pesquisar a que vai de encontro com as nossas nessecidades alem disso existem as mesmas versoes em live cd para testar sem ter necessidade de instalar o SO na maquina

  • Lucas
    Opera 11.52 Opera 11.52 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Sem falar da foto, onde mostra uma tela verde, uma azul e um rosto duvidoso….rs

  • rogerio
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    depois de ver este post cheguei a uma conclusão sou muito fodão em informática , pois cheguei de windows xp para ubuntu > fedora>debian>suse e agora uso sabayon e não tive problemas em me adaptar , acho que o cara que escreveu esse post é muito ruim , não consegue nem dar um simples apt-ge lol

  • Linux
    Safari 4.0 Safari 4.0 no iPhone iOS 3.0 iPhone iOS 3.0

    Eu não perco nada, aliás, porque esse post, ta aprecendo que o dono usa Windows…

  • Álvaro
    Chromium 6.0.472.63 Chromium 6.0.472.63 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Eu não sei vocês, mas eu não sou fã de carteirinha do linux ao ponto de não reconhecer suas desvantagens, já usei todos 3 OS e o melhor mesmo disparado é o Mac.
    O meu problema é simples de resolver mas ainda não resolvi, fico preso ao Windows no Dual Boot pelo fato de precisar do Photoshop e outros programas de edição de vídeos.
    O Linux está longe de ser perfeito, mas a cada dia evolui. Por exemplo, a interface do Ubuntu é a melhor dos 3 SO.

    • Danilo
      Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Tá mal, hein cara?
      Dizer quer a interface do Ubuntu é a melhor dos três? E que o melhor disparado é o Mac?
      Foi pior que o próprio artigo esse seu comentário.
      Use Windows, você merece.

  • Leandro
    Chromium 15.0.874.106 Chromium 15.0.874.106 no Ubuntu 11.10 x64 Ubuntu 11.10 x64

    Eu concordo com o autor. Nós usuários avançados, não vemos dificuldade nenhuma em migrar. Já que temos conhecimento para isso.
    Mas, eu conheço diversas pessoas que ao se deparar com o linux perdem um dia inteiro para achar o Iniciar ou o navegador. Tente, por exemplo, mostrar para uma secretária como editar documentos no openoffice e vai perceber o tipo de dificuldades que o autor fala.

  • Toni
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    Desde quando o Linux é difícil? É só instalar o Ubuntu. Você tem uma Central de Programas com todos os programas que precisa, é só procurar o programa que quer e clicar em instalar, mais fácil que instalar programas no Windows, a questão é, ele não é difícil, o problema é a posição dos nomes como: iniciar, adicionar/remover programas…
    Eu migrei para o Linux esse ano e estou usando o Ubuntu 11.10, a já sei quase tudo dele, estou até ajudando algumas pessoas na comunidade do Orkut…

  • Rafael
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Acho que esse artigo está alguns anos atrasado. Tirando a questão da padronização, discordo de tudo.

    Tempo: é mentira que Linux requer mais tempo de uso. Era verdade quando as distribuições não facilitavam quase nada. Hoje, para um usuário habituado, é mais prático e rápido fazer qualquer coisa no Linux do que no Windows. E se o cara não é habituado, então o problema não está no SO. Eu não uso Mac; acho muito menos prático que Linux, pois não estou habituado.

    Compatibilidade: você apresentou argumentos de usuário Windows que espera encontrar a mesma coisa num Linux. Eu não uso Linux pensando nos programas que existem no Windows. Eu uso Linux pensando no software que tenho ali disponíveis. Sou muito mais fã de Pidgin, Amarok e Mplayer, por exemplo, do que MSN/Gtalk, Winamp (ou seja lá o que o pessoal do Windows utilize hoje em dia para música) e Windows Media Player/VLC.

    Hardware: tudo o que você diz é mentira. Administro um laboratório com dez máquinas Linux e cinco máquinas Windows. Em todas elas todo o hardware está funcionando perfeitamente. E quando preciso reinstalar o sistema de algumad essas máquinas, em geral é mais fácil fazê-lo nas máquinas Linux do que nas Windows.

    Suporte: isso é verdade para aqueles usuários sem nenhum conhecimento que precisam levar seus computadores no técnico da esquina que não sabe dar manutenção num PC Linux. Para empresas, o suporte Linux funciona muito bem. E, para usuários medianos, o Google é sempre o amigo, tanto no Windows quanto no Linux.

  • Bill Clinton
    Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 no Windows 7 Windows 7

    Vai de cada um, há pessoas que sentirão falta de alguma coisa que usava no windows, e outras não.. Mas mesmo assim há muitos programas para linux e que são muito bons.. Então vai da adaptação do usuário..

  • Glenn Hummes
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no GNU/Linux GNU/Linux

    TempoO Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac.

    Falácia. Se a pessoa já está acostumada com FF, Chrome e navegadores Web, não perderá nenhum tempo, ainda mais em aplicativos editores de texto, vídeo e áudio, etc. Demanda menos tempo que aprender a usar os novos WLM do que os clientes Linux…

    Compatibilidade e hardware são mãos de duas vias: você não consegue também rodar jogos for Windows em Macs, e vice-versa. Hardware… quando se colocam Macs para falar de hardware e tentar comparar com Windows e Linux, é uma tremenda idiotice. O fato é que a MS não desenvolve drivers proprietários, mas os fabricantes o fazem. Não é culpa do sistema operacional, e od drivers do MacOs são específicos para hardware específicos dos Macs.

    Bem… quem tem suporte da MS para problemas no Windows???
    Sim… da mesma forma que a maioria resolve os problemas no Windows pelo Saint Google, da mesma forma deveria ser com o Linux, mas a burrice do povo não os deixa pensar muito… ao invés de se inscreverem no fórum oficial da distro ou pesquisar no Google, caem em redes sociais esperando suporte…

    No mais, bosta de blog, que trás á tona esse velho e imbecil assunto, querendo comparar Windows e Linux, e enfiando ainda o MacOS…

  • Wilson de Carvalho Junior
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Caramba, para quem for iniciante e ler isto em um site de Linux, desiste rsrssr.
    Mas….

  • marcos
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    afffff, a galera ae só querem que fale dos pontos positivos do linux, o pessoal ae acha que o linux é mil maravilhas ……….

    • Dan
      Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no GNU/Linux GNU/Linux

      é claro que o linux não é perfeito, mas eu nunca vi ele ficar atrás de outros OS em questão de desempenho e compatibilidade. o único ponto fraco dele ao longo dos anos não é culpa dele, mas das empresas de jogos que raramente fazem (ou portam) jogos pro linux.

    • Raphael Schubert
      Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no GNU/Linux GNU/Linux

      Seguinte… é que o linux n é imcompativel com os softwares pagos… Os software pagos é que sao incompativeis com o Linux… entendeu?

  • Wilson de Carvalho Junior
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Concordo plenamente com o Dan. Existe um boicote, que rola muita grana para que o linux fique sempre para trás, ou acham que a Microsoft, não solta grana, assim como outros programas pagos, para que o mercado fique preso a eles.

  • Wilson de Carvalho Junior
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Pessoal onde ta escrito Ubuntu x64, na verdade estou usando uma distribuição Linux Mint12 x64

  • Dunha
    Chromium 15.0.874.106 Chromium 15.0.874.106 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    abordagem muito estranha para um site que trata de software livre. Poderia comentar muito mais só que o @Wadilson já disse tudo.

  • lucas larini
    Firefox 9.0 Firefox 9.0 no Mac OS X  10.7 Mac OS X 10.7

    pessoal do linux sensível, não?

    se a matéria não for sobre as maravilhas do linux, se tiver qualquer contraponto, choram como fãs de restart.

    menos moçada. linux é excelente, e por mais que gostem de se gabar de usar, ele é sim para leigos e iniciantes. inclusive muitas distros que vi por aqui criticando como se fossem usuários que montam seu S.O do zero.

    • Rafael
      IceWeasel 8.0 IceWeasel 8.0 no GNU/Linux GNU/Linux

      Não é questão de só falar coisas boas. Mas que se faça críticas consistentes. Os clichês retratados neste artigo não são verdadeiros, são enganos de leigos.

    • R Duarte
      Google Chrome 17.0.963.83 Google Chrome 17.0.963.83 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Antes de comprar um Mac o senhor @lucas larini deveria comprar um livro de gramática e ortografia… tah doido….

  • olacir
    Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Tiro nep, kkkkkkkkk, realmente pessoal o post é ralista, mais acho que o autor exagerou em alguns ontos.

  • lucas
    Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Windows XP Windows XP

    Po. como assim dificuldade em usar linux? Usuarios novos deviam buscar distros simples, como o ubuntu ou o linux mint. Minha namorada usa ubuntu tranquilamente e nunca tinha mexido com linux na vida, usa como se fosse windows… impressora entao? no ubuntu eh plug and play… nao precisa nem instalar nada… mto diferente do windows xp onde vc tem q instalar drivers e bla bla bla…. acho q o linux pode ser dificil para quem esta acostumado com windows, no comeco… mas em poucos dias, qualquer um está dominando melhor que um windows até…. ;]

  • lucas
    Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Windows XP Windows XP

    ps: mac OSX eh feito em cima do kernel de freebsd… só pra constar… hehehe

    • R Duarte
      Google Chrome 17.0.963.83 Google Chrome 17.0.963.83 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Praticamente roubado neh amigo, e os trouxas fanáticos por FreeBSD acham a maior vantagem ter a Apple “ao seu lado”… Acham que a licença FreeBSD eh um máximo… COITADINHOS!!!

  • jin-jin
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Ubuntu Ubuntu

    migrar do XP para 7 foi dificio e feio, preferi testar Linux, ate hoje uso, lembrando meu primeiro computador que tive instalei Fedora 5 vendiam nas Bancas em dvd, era bom para uso basico cotidiano aprende tudo achar em 4 4 dias, depois quanto mudei para XP por influencia dos outros leve semanas para me adaptar.
    apos anos voltei a Linux 2011 testando monte qual melhor etc, somente algun funcinavam bem, achei falta no linux- como o paint net que tem efeito i funcionalidades que pinta no linux nao tem, e editor web como front page que vem eom tudo pronto de alfabeto cores caixas corresao ortografica em muitas linuguas na mesma linha, o resto Linux superou mais leve rapido, ver midia i musicas melhor, internete etc, este da faculdade nio lugra de ficar criando destrito secundario do linux deveria faser programas ate poderiam venre barato como editor web i pant net, com plataformas de mulkti lingas e corre;ao ortográficas, lingua ocidental e siaticas. Linux bom para assuntos basicos, quem qur trabalhar mais avancado acaba usando windos em questao editores web design midia, Linux esta parado em questao programas ninguem quer fazer melhorar nao sem porque, veja o Libreoffice parece de 5 anos atarz nao muda para melhor i beleza, tudo parado, ate este comunistas que so usam Linux nao fazemn ada esperam que os capitalistas fiserem para eles como escravos dos Ianques. Uso Linux por ser bom. para gente crianças e adultos e escritório basico, para uso basico recomendo Linux, estavel rapido atende necessidades, so o Skype ta um saco e um golpe do microsoftiank.

  • Raphael Schubert
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no GNU/Linux GNU/Linux

    Seguinte!!!!!

    O linux comanda!!!!

    Não é verdade quase nada escrito la em cima… pois o linux n é imcompativel…

    Se vc usar o MAC tbm n vai rolar os programas….

    O user so precisa entender que pra cada plataforma existe programas especificos e que algumas empresas fazem seus softwares para multiplataforma…. o MSN n existe no linux pq foi feito pela micoSOFT… pra linux existem N outros q fazer melhor o q o MSN faz malfeito… e assim por diante… arruma esse post ai.. pelo amor de deus…

    Isso so assusta os desavisados… Usar linux n faz vc perder nada… apenas a possibilidade de perder seus dados com virus…

    Putz… tinha elogiado seu blog um monte.. mas isso agora foi horrivel!!!

  • Eric Ulisses
    Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Acho interessante, porém não concordo com a última colocação que diz: Também pode ser difícil encontrar uma pessoa de reparo de computador formada em Linux.. Hoje ta díficil encontrar até quem sabe configurar um sistema windows, fácil é encontrar técnicos meia boca que formatam e instalam e para isso não precisa ter conhecimentos.

    Além disso hoje em dia esta bem mais fácil encontrar técnicos que saibam ao menos instalar um Linux num PC / Laptop. E francamente na minha humilde opnião, o car que se diz técnico que não sabe instalar um SO seja ele qual seja em um PC e fazer as configurações básicas não merece nem o simples título de Técnico e estes deveriam ser chamados de instaladores de SO.

  • Lucas Meneses
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Parei de ler o artigo quando li:
    “O Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac. Ele requer uma base mais ampla de conhecimentos em computação do que outros sistemas operacionais, e isso pode ser muito desafiador para um usuário iniciante. Se você está acostumado a usar Windows ou Mac, você terá que desaprender e reaprender muitas funções e processos. Embora seja certamente possível obter uma compreensão funcional do Linux com a prática e auto-aprendizagem, isso vai exigir mais esforço do que os outros sistemas operacionais.”

  • Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 no Windows 7 Windows 7

    O artigo não condiz com a realidade e concordo com muitos que comentaram por aí. Talvez seja meio repetitiva minha contribuição mas vamos lá:
    bPadronização/b: é certo que isso prejudica o desenvolvimento do SO e de todo seu ambiente uma vez que não há um foco só para um projeto central, no entanto isso também fornece vantagens ao GNU/Linux como por exemplo várias distros para você escolher, o que foi citado negativamente.
    bTempo/b: foi um erro considerar isso como uma perda. Tem gente que usa Windows ® há anos e sabe quase nada. Também é necessário levar em consideração os vários perfis de usuários, eu, um geek, estudante de engenharia da computação e técnico nos tempos vagos, não tenho problemas com aprender a usar SOs diferentes o contrário seria dizer da minha pobre mãe.
    bCompatibilidade/b:Verdade, porém contornável se este for o desejo. Existem vários softwares renomados para outras plataformas exceto o GNU/Linux, mas olhemos para as alternativas, muitas vezes livres, e opções relevantes como Dual-Boot e máquinas virtuais.
    bHardware/b: Isso é problema até pro Windows®, espero ver algum dia uma impressora funcionar automagicamente quando conectada num computador rodando o Windows® e não tô falando daquelas cujo driver é instalado na hora da conexão, obviamente. Acrescentando, o problema de falta de drivers para o GNU/Linux se resolve com o tempo, pena haver empresas que não fornecem dados para criação de drivers. MacOS não pode nem ser citado o porque não precisa ser dito a meu ver.
    bSuporte/b: É, quando aparece problemas numa distro GNU/Linux todos recorrem ao Google e a fóruns. Nesses problemas é que o usuário aprende muita coisa. Muitas distros são voluntárias e é necessário levar em consideração isso na hora de instalá-las já que, inclusive implicitamente, sabemos que não haverá suporte diretamente do fornecedor/produtor do Sistema. Nunca vi alguém ligando na Microsoft© perguntando porque estava dando error:018895 no MSN, se fosse assim babou o Baboo. Em distros comercias o cenário é outro, vide Ubuntu e RedHat.

  • clodoaldops
    Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    -se lesse este artigo antes de testar o ubuntu em 2008 eu haveria desistido!

  • Linux Anonimato
    Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 no GNU/Linux GNU/Linux

    O que você perde usando Linux? Mas o site não é sobre Linux??? Meu Pinguim? Porque a crítica contra o Pinguim Linux? Tudo bem que de cara, o Linux PARECE SER mais difícil que o Windows, mas, como ajudaremos outros a conhecerem o Mundo Linux o Mundo Livre se nós, os que vivem nesse Mundo Livre, formos os que o criticam? Como compaheiro falou a cima, se eu lesse este artigo antes de testar o linux em [2009-2010], eu haveria desistido! :/

  • Danton
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    O que você ganha usando linux:

    – sai de um sistema comercial que escraviza e se torna LIVRE
    – escapa dos vírus intermináveis do ruindows
    – terá programas poderosos, competentes e leves à sua disposição
    – ganhará mais de 500 distribuições linux à sua escolha – uma delas com certeza dá certinho pra você
    – deixa de ser escravo de um sistema que te vende coisas estranhas como o Vista
    – ganha sistemas que são atualizados frequentemente e que lançam versões aperfeiçoadas 2 vezes por ano
    – escapa da polícia na sua porta na hora em que resolverem caçar quem usa pirataria.
    Seja LIVRE! Seja Linux!

    • Mexirica
      Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

      E economiza uma nota só com software =)

  • Mexirica
    Google Chrome 16.0.912.77 Google Chrome 16.0.912.77 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Se eu tivesse lido este artigo antes de começar a usar o Kurumin 7 em 2007 eu não teria entendido nada, hoje eu falo apenas: To caçando distro complicada, linux Aarch fico fichinha e o slack não tá dando mais graça, falaram pra mim que o Gentoo é um pé no saco, alguém tem mais alguma ideia?

    • Google Chrome 17.0.963.46 Google Chrome 17.0.963.46 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Claro que sim. Tenho a ideia que o Window$ é obsoleto, mal feito e cheio de efeitos sem necessidade.

  • Google Chrome 18.0.1022.0 Google Chrome 18.0.1022.0 no openSUSE x64 openSUSE x64

    Minha mulher usa KDE como se estivesse usando windows 7, a unica coisa que tive que fazer vou mostrar onde fica os arquivos pessoais.
    Linux é bom demais tem bugs como qualquer sistema.
    Windows não se sabe o que está passando ou contrario do linux que o usuario tem que controlar o SO.
    Falta muita informação na net, acho que existem muitas distros e acaba confundindo os iniciantes.
    Custo: para uma empresa ter 300 pcs linux sai muito mais barato.
    A hora q brasileiro ver que o preço do windows está embutido no preço dos PCs vão começar a pensar melhor.

  • rogerio
    Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Caraca, quem escreveu este não usa linux desde 2004, no mínimo, ou nunca usou o que é mais provável ;), antes de que falem que é mimimi de quem usa linux, já aviso que podem e devem levantar o pontos a melhorar do linux sim, não é o que esse artigo faz, por isso vamos descontrui-lo:
    1) Padronização: Temos n distros, mas a maioria é um derivativo das grandes Familias Debian, Redhat, Suse, Mandriva , Slackware e Arch, o grande diferencial entre elas é basicamente o sistemas de empacotamento de softwares (.deb, .rpm, yum),mas isso so faz difrença para usuarios avançados que sabem onde estao mechendo, para os usuarios comuns existe um derivado destas familias que ira atender sem ele nunca saber deste detalhe, e interface gráfica, que é o que usuario vai ter contado no final existem em menor quantidade mas no geral vai ter que optar entre Gnome Shell, Unity e KDE4, e questõa de testar e ver com qual se entede melhor (eu uso o Unity e gosto muito, incluse ja instalei e 4 maquinas de novatos e estao de boa com ele), lembrando que a maioria de usuarios de windows mal sabem trocar o papel de parede e a area de trabalho é completamente poluida com atalhos de programas.

    2)Não da nem para comentar este item, como disse recentemente instalei o Ubuntu 11 para 5 usuarios com poucos conhecimentos de informática e 15 minutos de explicações todo mundo usando de boa, e olha que estou falando do Unity que é muito diferente do Windows, e tive que instaler o Xubuntu em umas 3 maquinas mais antigas, e olhe que umas das maquinas era de uma familia cujo o pai tem mais de 60 anos e seus filhos estão entre 9 e 18 anos, adoraram, acabaram os virus e maquina mesmo limitada agora voa.

    3) Este item não é válido para a maioria dos usuarios, apenas usuarios profissioanais exigem softwares especificos, que nem sempre tem disponivel para outra plataforma (liux/mac), com um pouce de procura pode achar algo similiar que atenda a sua necessidade, para a grande maioria, há no minimo softwares similares e muitas vezes muito superior ao qual estavam habituados.

    4) Aqui tive certeza absoluta que quem escreveu nao usa linux, meu sogro tem uma lexmark que não funciona o w7 dele, não há drive e nem como fazer funcionar, troxe aqui em casa, conectei na porta usb, e meu micro magicamente instalou a impressora!, alias todas as impressoras que testei foi do mesmo jeito, intalei no meu note, hardware 100% reconhecido apenas com a instalação do ubuntu, para instalar o windows preciso de mais 3 cds de drivers!, E, no meu micro tem USB 3.0, que eu saiba nem o w7 tem suporte para isso ainda, e aqui uso de boa.

    5) Aqui evidencia que o autor nunca usou um micro!, Liga para a Microsoft, Adobe, Corel, pedindo suporte, se vc conseguir vai sair caro, muito caro. a vc esta se referindo aquelas lojas “especializadas em Suporte de micro”, que quando vc manda a maquina para la eles frormatam tudo sem nem te perguntar se podia? e tem entregam a maquina cheia de softwares piratas? a tá. Prefiro o pessoal dos foruns sempre tem alguem disposto a ajudar.

  • Pedro Augusto – @pedroaugustobd – Fedora Project
    Google Chrome 17.0.963.66 Google Chrome 17.0.963.66 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu uso Linux desde os 14 anos, hoje com 17 sou embaixador do Fedora. O que eu perdi com Linux? Noites sem dormir descobrindo mais e mais coisas. Esse post está assustando os novos usuários.

  • Google Chrome 9.0.597.98 Google Chrome 9.0.597.98 no GNU/Linux GNU/Linux

    A maioria das pessoas que defendem o linux aqui são da área de TI, como se todo mundo tivesse que ser também.
    O autor falou certo, esses problemas existem mesmo. Uso linux tb mas não sou cego a ponto de negligenciar seus defeitos. tempo, compatibilidade e hardware são os mais acentuados no meu ponto de vista.
    O autor não lançou a questão de qual SO é o melhor como vejo alguns discutindo aqui, ele leva o leitor apenas a refletir sobre essas dificuldades mais comuns (basta olhar nos fórums e vai perceber que elas existem em larga escala).
    O linux tem feito grandes melhorias ao longo desses anos, espero que continue assim.

    MeuPinguim responde: AMÉM! Depois de milhões de comentários metendo o pau, apareceu alguém que realmente entendeu o artigo e a intenção dele. Abraço e volte sempre.

    • R Duarte
      Google Chrome 17.0.963.83 Google Chrome 17.0.963.83 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Faz parte amigo :D… não desanime!!! Pessoas são iguais ao Linux, não são difíceis e sim diferentes.

      Abraço!

  • Google Chrome 17.0.963.65 Google Chrome 17.0.963.65 no GNU/Linux GNU/Linux

    Você diz que achar hardwares compatíveis com Linux é mais difícil. O estranho é que não existe driver de áudio para o meu notebook no Windows7 (sim, a empresa fabricante não se preocupou em desenvolver) e existe no Linux. Minha impressora funciona muito bem no Linux, sem precisar de CD de instalação nenhum. Estranho, né?

    • Valter Lopes
      Chromium 25.0.1364.160 Chromium 25.0.1364.160 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

      Tive esse mesmo problema. Tenho um notebook HP de 2006. Mudei do Windows XP Pro para o Windows 7. Não detectou o Bluetooth nem o Som. Fiquei estupefacto! O computador não serve para nada sem som nem bluetooth!! Como é isto possível? Por aconselhamento do meu irmão, instalei o Caixa Mágica 18 (projecto português). Maravilha!!! Detectou tudo sem problema! Até hoje nunca tive problema com hardware. A bateria que durava meia hora com o XP, agora dura uma hora e meia com o CM. Sem aquecimento. Perfeito! Nunca mais volto para a Microsoft…

  • Nilton
    Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    cada sistema e distro tem sua finalidade especifica
    uso linux e continuo me batendo com algumas coisas

  • Bruno
    Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Linux tem potencial mas devido a falta de padronização ele nunca vai crescer e se tornar algo realmente usável.

    O audio no linux é outro problema. Assim como a falta de padronizão dos pacotes etc..

    Padronizar o linux tem suas desvantagens mas os benefícios são bem maiores a longo prazo e é claro pro usuário desktop.

    Pq nenhum empresa grande investe nele?
    “simples por falta de padronização.” ( para fazer um programa funcionar em cada distribuição é preciso milhares de horas pois não existe nenhum padrão entre elas.)

    Não consigo ver vantagens na falta de padronização do linux.

  • Max
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows XP Windows XP

    90% das pessoas se dão bem com qualquer SO atual. Pois esses 90% só usam pra ver vídeos, facebook e outros sites. Poucos são os que vão fundo em um SO.

  • roney
    Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Esse é um assunto maravilhoso, vamos lá.
    Inicialmente considero o artigo como um texto com pouco foco. Talvez com algumas inconsistências, mas concordo muito com que o autor afirmou, pena que ele não direcionou o público alvo desse texto.
    Não sou da área de computação, sou economista, já usei muito windows, meus primeiros contatos com computador foram com windows. Meu primeiro laptop foi um macbook, um sistema excelente, genial, hardware mais honesto que já vi, pena que é muito caro. Migrei para o linux, pois, praticamente todos os softwares que utilizava eram livres e preciso de um bom hardware, o que seria absurdamente caro comprando Apple. Então hoje tenho um laptop sony vaio com arch linux (excelente distro). Considerando minha pequena experiência vamos lá:

    & Para um usuário que gosta de gastar tempo com computador, linux, windows ou mac são amplamente utilizáveis, poucos detalhes vão definir sua escola.

    & Para usuários intermediários, concordo com um post que falou, vai para o ubuntu, fedora, ou até mesmo para o arch linux (como eu).

    & Para o usuário básico, digo, como minha mãe. É necessário alguma pessoa que saiba configurar um sistema linux, aí sim ela pode utilizar para suas atividades. Caso contrário, o windows sempre será uma opção mais acessível, pois, basta ir em qualquer loja que vende notebook e comprar o primeiro que aparecer e sair usuando o windows. E quando tiver vírus, levar em qualquer jovem de 14 anos que vai fazer uma formatação e pronto, resolvido.

    Voltando a minha experiência, estou contente com o arch linux, muito bom sistema. Com certeza seria meu sistema operacional para um desktop. Mas para um laptop, considerando autonomia de bateria e especificações de touchpad, etc… Ter um bom laptop com linux vai custar o mesmo que ter um macbook. Para meu uso, minhas necessidades, ainda prefiro usar linux. Mas defendo que o futuro usuário linux não pode ser iludido, ele terá uma curva de aprendizagem. Essa curva de aprendizagem significa que ele terá que ter mais conhecimento de hardware, que terá que escolher alguns programas diferentes dos que ele possivelmente utiliza atualmente, que se ele não quiser abrir mão de perder 1 hora lendo forum, melhor ele continuar usando windows e sofrendo com suas limitações.

    Como ideia final, acredito que a discussão sobre usar ou não windows, linux ou mac, é relativamente parecida com a competição entre os teclados qwerty e dvorak. Quem tiver curiosidade pode pesquisar no google sobre “Economia do QWERTY”. A mensagem é, as especificações dos produtos são importantes, mas o produto padrão/dominante pode se dá não por características intrínsecas ao produto, e sim por efeitos exógenos. No nosso caso, o windows é a tecnologia dominante, mesmo tendo desvantagem técnica em vários itens frente ao linux.

    MeuPinguim responde: Melhor comentário sobre o artigo. Parabéns. Entendeu o espírito da coisa. Abraço e volte sempre.

  • Maxxin Moura
    Google Chrome 19.0.1084.46 Google Chrome 19.0.1084.46 no GNU/Linux GNU/Linux

    Antigamente sim, hoje já existem distro principais… (Linux Mint, Ubuntu, Debian…)
    Suporte? Entre no suporte do mint e em no máximo 10 horas você será respondido e muito bem… Linux já está começando a se popularizar.

    Bom artigo, concordo com alguns pontos 😀
    Enfim, o Linux ainda tem que crescer mais para que todos o usem, tipo? Fabricantes pararem de apoiar a Microsoft e focar-se no linux.

  • DEVILSLACKWARE
    Firefox 11.0 Firefox 11.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    li o post, e se for visto por um usuário bem leigo do windows
    realmente é isso que o cara vai enfrentar.
    Entre os comentários só ponderar que muitos utilizam o linux
    mais para navegar na internet / suite office e programar / poucos utilizam
    para edição audio /video ou mesmo design como profissional.
    ( pois o mercado de trabalho obriga a trabalhar com
    Adobe / Corel / Autodesk / Ableton / Image-Line )
    ou você usa um pc que você mesmo monte por um preço justo e instala um windows
    ou paga milhões por um MAC PRO que de tão avançado não suporta
    NVIDIA SLI ou AMD CROSSFIRE e O PREÇO DO MAC PRO NÃO JUSTIFICA O HARDWARE QUE É MUITO FRACO PELO PREÇO QUE SE PAGA.
    Resumindo muitos usuários usam windows pois incrivelmente é a opção mais barata HARDWAREXSOFTWARE ( a comunidade LINUX cria script ou comando no bash a comunidade WINDOWS cria KEYGENERATOR mais conhecido como KEYGEN ou mesmo CRACK ou ate mesmo arquivos REG que alteram o REGISTRO do WINDOWS.
    e para terminar grande parte desses cracks ou keygen foram escritos no própio windows ( CORE um dos grupos mais fantásticos na criação de cracks e keygens) e até mesmo grande parte dos virus são criados no proprio windows. Entao tanto a comunidade LINUX e a comunidade WINDOWS detêm muitos amantes e grandes conhecedores da informática de modo geral mas onde está a força da comunidade MAC ? antes nos separar temos que unir força usuários LINUX e usuários WINDOWS pois assim vamos criar um LINUX cada vez mais fácil para o usuário iniciante e ao mesmo tempo forçar uma evolução no WINDOWS e novamente e a comunidade MAC ? os que realmente me preocupam são os MAC pois usuário MAC simplesmente não evolui em nada só em juntar dinheiro para a proxima aquisição e mesmo quando o MAC trava digo isso pois na empresa temos um mac pro e trava e trava sim mas muitos lá falam ja adeptos do mundo MAC ( mundo onde nada posso fazer e não vo encontrar resposta e vo esperar o JOBS lançar ou um update ou um novo equipamento ) a desculpe se torna trva menos que o WINDOWS e o Design é mais bonito. Abraços e vamos unir forças

  • Bruno
    Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    Quanto ao hardware, normalmente o Linux reconhece mais facil que o Windows. Ainda nem instalei a impressora no computador no Windows nesse PC novo que eu estou agora, mas no Linux foi só ligar no USB que ele reconheceu tudo, aviso de falta de papel, falta de tinta…

  • Lucas Rodrigues
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu sou usuário iniciante no Linux, domino grande parte do sistema Windows, e posso dizer que a matéria postada mostra a realidade de quem larga o windows e migra para o linux.
    A primeira coisa a se pensar é: cade os programas? Photoshop, Corel Draw, entre outros programas que é facil vc ver instalado num computador com windows, vc já nao encontra mais no ambiente do linux. Claro, tem programas melhores só que diferentes, entao o que a matéria quis dizer é que se vc for mudar de sistema operacional, esqueça tudo sobre windows, reaprenda para usar o linux. Pq sao muito diferentes os 2 sistemas…
    Eu uso ubuntu, gosto dos comandos, da interface kde e gnome dele, é facil de aprender …..
    Estou usando o Opensuse agora, vou ficar mudando varias vezes de distribuiçao até eu achar uma que atenda as minhas necessidades, que são várias: Trabalhos escolares, servidor web (lamp), maquinas virtuais, programas de email (kmail), acesso remoto com teamviewer, preciso tb compartilhar para outros micros muitos dados da minha maquina….
    Estas são as minhas necessidaes, no windows eu desenrolo isto normalmente. Mas quero aprender a usar o sistema Linux, entao, se vc for ver o tempo que eu vou ter que gastar para aprender a usar esse sistema e EU ficar BOM, seria o tempo de um curso que eu poderia estar fazendo…

    resumindo, o post nao é “anti-linux”, só mostra que nao é simples chegar com um cd do linux, instalar e pronto, tem que saber usar o sistema, grande parte dele precisa configurar via prompt… Quero ver daqui uns 5 anos, como vai ser meu conhecimento em linux, to me esforçando bastante pra que nao seja em vão.

    A matéria na minha opinião está corretissima, está mostrando o que realmente é quando se migra do windows pra linux (por exemplo).
    Sem mais.

  • Jorge
    Firefox 15.0 Firefox 15.0 no Ubuntu Ubuntu

    Viva O Linux!

  • Dagoberto
    Google Chrome 21.0.1180.75 Google Chrome 21.0.1180.75 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu vou esclarecer o fato de o Linux não ser tão popular, mesmo existindo distribuições tão fáceis de usar quanto o Ubuntu e Linux Mint. A resposta está simplesmente no fato de a Microsoft ter contrato direto com maioria das fabricante de Desktops para que o seu produto “o Windows” venha pré-instalado antes mesmo de ser vendido ao comsumidor. Dessa forma muitos usuários não chegam nem a saber o que é Linux.
    Eu uso Linux e não tenho nenhuma reclamação. Na minha opinião as pessoas devem usar o Sistema Operacional que elas gostarem e acharem melhor. Se você gosta de Windows, use Windows e se você gosta de Linux, use Linux.

  • jp
    Google Chrome 20.0.1132.57 Google Chrome 20.0.1132.57 no GNU/Linux GNU/Linux

    usar linux é diferente, por isso há quem goste.

  • Matheus Souza
    Chromium 20.0.1132.47 Chromium 20.0.1132.47 no Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04

    Sou iniciante em plataformas Linux e tô me dando muito bem com ela. (: Claro que tem uns problemas e ando pesquisando em fóruns pra resolver estes problemas. E tô gostando muito de usar Linux, cara.

  • Flávio Oliveira
    Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no GNU/Linux GNU/Linux

    Depois que se aprende a mexer no Linux, você (eu particularmente) não quero voltar mais para o “janela$” =D

  • Will
    Firefox 3.5.1 Firefox 3.5.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Linux é bom pra quem gosta de fuçar e se interessa por desafios, a não ser que você use as versões bem automatizadas do ubuntu.

  • Pedro de Jesus
    Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Falou muita besteira !!

  • Gustavo
    Firefox 16.0 Firefox 16.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Falou muita Besteira! ->

    “O Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac”
    “Há menos hardware de computador compatível com Linux.”

  • Richelmy Monteiro
    Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 no Windows 7 Windows 7

    Nossa, achei o texto formidável!
    Sem as apelações e puxadas de sardinha pra um ou outro sistema, foi bastante claro, objetivo e imparcial. Não disse nenhuma mentira e falou fatos reais. Conscientizar os novatos sem ficar fazendo propaganda falsa de que será tudo tão fácil quando a pessoa está acostumada no Windows.
    Sinceramente, não vi texto igual nos meus 3 anos de linux (oficialmente), digo oficialmente porque antes não tinha conexão com a internet e baixava pacotes avulsos em lan houses, em sua maioria incompatíveis com meu finado Ubuntu 8.04.
    Outro ponto a ser citado: dependência de internet
    Aliás, hoje em dia todos os sistemas dependem, mas com um Live CD puro, dificilmente você fará muita coisa além de acessar a internet (?) e digitar um texto com a suite atual, salvo o Mint, que já vem com flash, java e codecs.
    Até alternativas com os infinitos DVDs do Debian, precisam de uma conexão de otimíssima qualidade para serem baixados, mas depois de gravados, oferecem algo que poucas distros tem: repositório completo offline.

    Uso Ubuntu 12.04 (Unity, LXDE e Openbox) e Mint 13 (XFCE), só não to neles agora por que estou tendo sérios problemas com o discador/rede da Claro 3G recentemente, preciso botar galinha na encruzilhada á meia noite de eclipse lunar pra conectar, com sorte

  • Fernando
    Google Chrome 23.0.1271.91 Google Chrome 23.0.1271.91 no Sabayon Linux x64 Sabayon Linux x64

    Gente, é só lembrar o tanto de tempo que você demorou pra aprender a usar tudo que o Windows disponibiliza… Garanto que alguns de nós (eu inclusive) passaram alguns anos na escolinha de computação da esquina…
    Daí o cara instala o Linux e quer saber tudo em 2 horas, acha difícil e desiste?
    Sinceramente, no começo eu achei mais difícil usar o Mac do que o Ubuntu…
    Mas vai de cada um…

  • Wellington Saraiva
    Google Chrome 20.0.1132.47 Google Chrome 20.0.1132.47 no GNU/Linux GNU/Linux

    Gostei do Artigo.
    Imparcialidade total.
    Se pelo menos 50% dos sites sobre linux fossem assim…
    Feliz Ano Novo 😀

  • yulia
    Firefox 17.0 Firefox 17.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Eu uso linux e não vejo problema. Comecei a utilizar depois que conheci o sistema na faculdade….apanhei um pouco, mas consegui superar isso com muita persistência. No seu post você mencionou apenas os pontos ruins de se utilizar linux, mas e os pontos bons? Sei que existem coisas que só teremos no windows, mas eu não me vejo utilizando outro sistema….

    • rafasw
      Google Chrome 24.0.1312.52 Google Chrome 24.0.1312.52 no Windows 7 Windows 7

      boa julia , e as vantagens do linux ??? , linux é melhor do que “janelas” pra quem precisa usa-lo

  • Rodrigo
    Google Chrome 23.0.1271.97 Google Chrome 23.0.1271.97 no Windows 7 Windows 7

    Me tirem essa duvida por favor!!!
    Eu comprei um computador muito legal e com velocidade muito boa e esse PC ja veio pronto para uso, pondo somente o cabo de internet e ja veio na configuração instalado o Linux.
    MINHA PERGUNTA: eu entro em tudo na internet menos em redes socias (facebook, hotmail, twiter, orkut),pq ta dando esse problema? Aguardo.

    MeuPinguim responde: Então. Não sei te dizer pq isso acontece. Mas o que eu sei é que normalmente esses Linux que vem instalado pronto pra uso são uma porcaria. Não vêm com uma série de coisas e pode acontecer de tudo. Os fabricantes fazem isso para baratear o custo do PC por não precisar pagar licença. Aconselho você mesmo colocar um Linux que você goste. Se não conhece o Linux, pesquise um pouco na internet e como instalar. Você pode aprender e ser feliz. Espero ter ajudado. Volte sempre.

    • linuxer xiita
      Google Chrome 24.0.1312.68 Google Chrome 24.0.1312.68 no GNU/Linux GNU/Linux

      Eu reforço a sugestão de procurar ver se sua distribuição de linux é alguma relativamente conhecida ou só uma modificação sem sentido que a empresa que monta ou vende o PC fez e colocou.
      Pode ser que a empresa tenha estragado alguma coisa tentando melhorar/”personalizar” uma distribuição mais conhecida. Mas pode ser também que essas modificações tenham sido totalmente superficiais, acho, só mudanças de cores, papéis de parede, logo, mas “por dentro” é idêntica a alguma das distribuições principais.
      Você deve tentar buscar saber qual é o caso, e então pesquisar mais especificamente sobre o problema que estiver tendo. Só por “problema” ninguém tem como adivinhar o que é nem o que fazer para resolver.
      Se seu linux tiver apenas modificações estéticas, nem deve precisar se preocupar em reinstalar nada, só pesquisar/perguntar sobre o problema exato, tendo como referência o linux em que ele é baseado. Mas não sei o quanto é comum que esses pré-instalados sejam apenas modificações superficiais mantendo a qualidade/funcionamento, e reinstalar distribuições de linux como ubuntu não exige quase nenhum conhecimento e nem dá trabalho. Acho que a principal cautela talvez seja procurar saber se o linux que vai instalar é algum que é mais “pesado” ou “leve” na máquina que você tem. Na verdade praticamente qualquer um pode ser “transformado” pelo usuário de leve em pesado e vice-versa, mas se você não tem muita experiência é mais inteligente já partir da instalação de uma distribuição/versão que seja mais leve. Por exemplo: lubuntu, fluxbuntu, xubuntu, antix, fedora com xfce.

  • Beno
    Google Chrome 23.0.1271.97 Google Chrome 23.0.1271.97 no GNU/Linux GNU/Linux

    Uso o Linux Ubuntu.

    Melhor sistema operacional.
    Não precisa ficar pagando o antivírus todos os anos!
    é barato para um ano, mas, se acumulando dá uma fortuna!

    Gratos a todos, principalmente aos desenvolvedores do UBUNTU

  • Bibiu
    Firefox 19.0 Firefox 19.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Falou muita Besteira! -> (2)

    “O Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac”

    É mais facil, não precisa ficar como louco procurando driver toda vez que atualizar o hardware do pc,

    “Há menos hardware de computador compatível com Linux.”
    O mesmo vale pro windows ja tive varios acessorios que so funciona no linux ex: um adaptador bluetoot que nunca teve driver pra windows, um gps chines que nao reconhece a memoria interna no windows, e ja vi varios telefones dual chip que nao possuem o driver pra usar-los como modem 3g/2g no windows sendo que no linux é so plugar e conectar com networkmanager. com a ascensao do android e a pocaria que o windows 8 é isso vai ficar cada vez mais comun, a microsoft deu o tiro no pé e a ferida ta crescendo, se tornando uma grande bicheira de larvas, se alguem nao curar ela, logo ela nao sobrevive.

  • M4rQu1Nh0S
    Opera 12.12 Opera 12.12 no GNU/Linux GNU/Linux

    não podemos esquecer do Linux Hed hat!
    o suporte é garantido mas semelhante ao windows e mac. tem que ter uma graninha mas pelo menos nessa parte do GNU Linux existe suporte especializado…

    todos esses motivos são a causa do linux não ser o preferido.
    se pelo menos os problemas de hardware não existissem o numero de usuários do linux seria tão proximo do Mac ou Windows…

  • liverton
    Google Chrome 24.0.1312.56 Google Chrome 24.0.1312.56 no Windows 7 Windows 7

    qual o linux que vem com jogo de tiro e o do pinguim.

    MeuPinguim responde: Todos tem. É só você instalar.

  • Anonimo
    Firefox 18.0 Firefox 18.0 no Windows 7 Windows 7

    Já usei o linux e pretendo voltar a usar. Realmente essas são umas desvatagens do linux. É uma pena que tem muito Linux boy dizendo que o sistema é perfeito quando na verdade não é.

  • Sabayon
    Firefox 10.0 Firefox 10.0 no Windows 7 Windows 7

    Para os que estão presos ao Windows,
    podem fazer um dual-boot, assim aproveita os 2 sistemas.

  • Leopoldo
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    O que me atraiu no linux foi o fato de ser de graça. ahahaha qdo mexe no bolso, a gnt pensa duas vezes. e usei varias distros. DSL (no raspberry hehehe), ubuntu, debian e agora opensuse. E a solução para migrar de Windows pra Linux = tempo + Google.

  • Marcelo Kraftwerk
    Firefox 18.0 Firefox 18.0 no Ubuntu Ubuntu

    O problema não são os sistemas em si. todos têm suas virtudes e defeitos. O problema é a mente fechada de certas pessoas. Que esquecem que na real ,quem deve escolher o sistema é quem vai usufruir dele, Cada um usa o sistema conforme suas necessidades e instalando aquilo que lhe interessa. Se eu gosto de um especificamente ,é uma questão pessoal. Assim como devo ser respeitado na minha escolha por motivos meus, tenho que saber respeitar a escolha dos outros.

  • linuxer xiita
    Google Chrome 24.0.1312.68 Google Chrome 24.0.1312.68 no GNU/Linux GNU/Linux

    Quanto a “tempo”, bem, acho que é apenas parcialmente verdade.

    Depois que você pega o jeito, não digo “vira hacker”/entendido, apenas alguma familiaridade que não é muito mais profunda do que a que tinha o usuário típico de windows 95-98-XP, então eu acho que você economiza tempo.

    No synaptic ou outro gerenciador de pacotes você tem uma combinação de um site de downloads confiável e do instalador, além de um filtro do tipo “instant google” em alguns. Ao mesmo tempo você só marca o que parece interessante para instalar, clica em “instalar”, e pronto, só uns dois “OK” para clicar, não importa quantas coisas tenha instalado (com raras exceções que vão te pedir configurações). Já no windows isso tem que ser feito baixando um programa de cada vez, e instalando um de cada vez, e com toda paciência do mundo para ir avançando nos instaladores e desmarcando toolbars idiotas e outras porcarias, além de ter que tomar muito mais cuidado com vírus e essas porcarias. Tem umas tralhas que se instalam e você precisa ver “tutorial” para tirar, fazem/deviam fazer até scripts/programas especializados, acho, porque o desgraçado tem mais de cem cópias de si mesmo espalhadas pelo sistema.

    E quase o mesmo problema/ausência de problema existe nas atualizações… abre um winamp da vida e vem o popupzinho enxer o saco, e tem que ir lá, baixar e instalar, tudo um por um. No linux é “clique aqui para marcar todas as atualizações”, e “aplicar”, pronto. Mesmo usando uma distriubuição instável/rolling release (como Debian testing on sid), onde você tem que tomar cuidados como usar um sistema de alerta de bugs catalogados, ainda não é a mesma trabalheira.

    Só nas atualizações/instalações da própria MS que é mais ou menos igual.

    Fora isso, muito mais raramente você vai ter problema (e ter que perder tempo para consertar ou reinstalar) depois que já tem um sistema funcionando. O que pode dar mais trabalho é instalar uma ou outra coisa que não tiver driver no kernel, que vai ser um pouco mais difícil do que instalar um driver “de fora” no windows. Ou algum outro setup mais exótico talvez

  • Sandro Souza
    Google Chrome 25.0.1364.160 Google Chrome 25.0.1364.160 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu só queria dar um alô praquele nosso amigo lá em cima que disse que central de programas é coisa de retardado,
    meu caro, se Linux é coisa de retardado eu gostaria de sugerir que vc desse uma olhadinha em como vai a vida desses “retardados” aqui:

    http://escreveassim.com.br/2011/09/16/veja-quais-locais-utilizam-linux-no-brasil/

    http://www.softwarelivre.gov.br/casos

    http://www.techforce.com.br/news/layout/set/print/linux_blog/casos_de_sucesso_com_linux

    acho que só tem retardado mesmo, né?
    creio que não preciso acrescentar mais nada.

  • carlos perico
    Google Chrome 28.0.1500.71 Google Chrome 28.0.1500.71 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Linux é sem dúvida o melhor sistema operacional, e não é porque ele é de graça. É porque ele é o melhor mesmo, basta vc aprender a usar e tirar o tapa olho.

  • Marcos Alberto
    Google Chrome 29.0.1547.57 Google Chrome 29.0.1547.57 no Windows 7 Windows 7

    Isso aqui está parecendo briga de católicos com evangélicos. O mal do ser humano é o ego. Porque o meu é bom e o seu não é. Ou o chiclete que você mastiga não é igual ao meu, o meu faz ploc e o seu faz bum. bum bum bundão, bum bum bundão. Quem é bom manja dos dois tanto do linux como do windows. Nós não estamos evoluidos ainda por causa dessas birras besta. Estavam metendo o pau na copa de 2014, e já compraram todos os ingressos. Falam que os políticos são ladrões e corruptos mas vão votar de novo nos mesmos. Tem que usar o que da para comprar e o que gosta independente da parte financeira de cada um. O que seria dos pobres se não fosse a pirataria. O Windows pirata funciona igual ao que custa 1.200 reais. Quem paga isso em um programa não é honesto não, é um burro mesmo que tenha dinheiro. Porra tudo aqui no Brasil é na confusão. Tem torcida para partido político, para futebol, para religião e agora para informatica. Eu tenho um notebook com Windows e outro com Ubuntu. o do linux eu vou na Deep Web e com o Windows o Google. Estou satisfeito com os dois, o que seria do amarelo se todos gostassem do azul.

  • Fernando
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    ERRADO:
    “O que você perde usando Linux”

    CORRETO:
    “O que você pretende usando um sistema Gnu/Linux?”

    ERRADO:
    “Há três principais sistemas operacionais para computadores: Windows, Mac e Linux.”

    CORRETO:
    “Há três principais sistemas operacionais de código fechado para computadores: Windows, Mac e Solaris; e vários sistemas operacionais de código livre para o mesmo, sendo a maioria, distribuições de sistemas Gnu/Linux.”

    ERRADO:
    “A maioria das pessoas usam qualquer um dos dois primeiros sistemas que possuem código fechado, enquanto um número menor de pessoas estão bem informadas sobre o sistema operacional Linux, que é open source.”

    CORRETO:
    “A maioria das pessoas usa qualquer um dos dois primeiros sistemas que possuem código fechado, enquanto um número relativamente menor de pessoas, por critérios mais específicos, usam sistemas operacionais Gnu/Linux, que são de códigos livres (diferente de opensource).”

    ERRADO:
    “Quando uma pessoa é experiente em um sistema operacional, ela irá inevitavelmente levar algum tempo para se acostumar com outro.”

    CORRETO:
    “Quando uma pessoa é experiente em um sistema operacional, inevitavelmente ela terá uma maior facilidade para se acostumar com outro, por adquirir rapidamente uma melhor compreensão das diferenças entre ambos.”

    ERRADO:
    “Não há uma edição padrão do Linux. Na verdade, existem centenas de versões. Isso acaba sendo um desafio descobrir qual é o melhor para você e tomar essa decisão pode ser confuso para um novo usuário.”

    CORRETO:
    “Linux é o núcleo de um sistema operacional. Gnu/Linux é o conjunto de ferramentas GNU mais o núcleo Linux, que formam um sistema operacional Gnu/linux, empacotado e distribuido por empresas, fundações e profissionais liberais, tendo cada uma, um padrão de empacotamento e distribuição adequado a cada fim, mais todas compativeis entre sí, justamente por serem distribuições Gnu/Linux.”

    ERRADO:
    “O Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac. Ele requer uma base mais ampla de conhecimentos em computação do que outros sistemas operacionais, e isso pode ser muito desafiador para um usuário iniciante. Se você está acostumado a usar Windows ou Mac, você terá que desaprender e reaprender muitas funções e processos. Embora seja certamente possível obter uma compreensão funcional do Linux com a prática e auto-aprendizagem, isso vai exigir mais esforço do que os outros sistemas operacionais.”

    CORRETO:
    “Windows, Mac e sistemas Gnu/Linux são diferentes entre sí e não um mais difícil que o outro.”

    ERRADO:
    “A desvantagem de usar um sistema operacional Linux é que a maioria dos seus programas favoritos não rodam nele. “

    CORRETO:
    “Quando o número de usuários Gnu/Linux estiver equivalente ou superior aos usuários de Windows e Mac, provavelmente a maioria dos seus programas favoritos serão escritos e compilados para ele.”

    ERRADO:
    “Há menos hardware de computador compatível com Linux.”

    CORRETO:
    “Ainda falta boa vontade de alguns fabricantes de hardware de escreverem drivers para Gnu/linux ou liberar suas especificações técnicas para que a comunidade o faça.”

    ERRADO:
    “Embora exista uma grande comunidade de usuários…, pode ser muito difícil conseguir ajuda para as suas questões…, às vezes, as suas respostas serão difíceis de entender se o seu conhecimento técnico for pequeno. Também pode ser difícil encontrar uma pessoa de reparo de computador formada em Linux.”

    CORRETO:
    “Existe uma grande comunidade de usuários em fóruns disposta ajudar, basta que se tenha boa vontade para aprender.
    A dificuldade em encontrar um técnico em computadores com habilidades em Gnu/Linux, se deve ao fato de o número desses profissionais ainda ser muito inferior ao de pseudo-técnicos.”

    MeuPinguim responde: Por que você não faz um blog pra você? Escreve tão bem e entende tanto de Linux…

  • sandro
    Google Chrome 31.0.1650.63 Google Chrome 31.0.1650.63 no GNU/Linux GNU/Linux

    Muito animador seu artigo…

  • RSJ
    Firefox 26.0 Firefox 26.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Nossa que briga danada…
    Minha opinião é a seguinte – o autor não domina o Linux ou é um gaiato querendo zuar e ver a reação de usuários do Linux…
    De qualquer forma ele conseguiu movimentar muito essa postagem, durante quase 2 anos…

    Sobre sistemas operacionais: Creio que não existe dificuldade de uso em nenhum… Tanto MS Win quanto MacOS ou Linux são faceis para quem é antes de qualquer coisa curioso e voltado a pesquisar para aprender… Agora quando o usuário é daqueles que diante de uma dificuldade se acomoda, ai a tendência natural defensiva é atacar e tratar como negativa qualquer coisa que exiga leitura, estudo e aprendizado… Seja se familiarizar com um OS, aprender uma linguágem de programação, tentar aprender sobre mecânica, eletrica ou qualquer coisa… Em resumo existem pessoas que já fixaram na mente que “PENSAR DÓI” e para estes é inadmissível gastar o precioso tempo livre estudando seja lá o que for…

    Para desbravadores o Mundo Linux traz muitas coisas realmente diferentes, mas depois de um tempo, se o usuário quiser… pode migrar de uma distribuição que normalmente é muito mais fácil que o MS win… (exemplo ubuntu e derivados, sabayon, manjaro) para distribuições mais desafiadoras ( arch linux, slackware e gentoo) dentre outras, e digo uma coisa depois de percorrido este caminho nunca mais se volta ao velho M$ Janelas.

    Sou Advogado, sempre tive recursos $$$ para adquirir o que quisesse utilizar, mas por escolha própria e para preencher o tempo ocioso, comecei a estudar Linux sempre que estava no escritório com tempo e disponibilidade… É bem verdade e admito que demorei um pouco mais a entender a dinâmica da coisa, talvês por não ser um profissional da área de exatas, mas superada minha dificuldade inicial, aprendi a fazer muitas coisas, aprendi a programar em algumas linguagens, aprendi a compilar meu próprio OS e fazer coisas específicas para meu uso. Claro que disseminei esta idéia em casa, no entanto nunca fui impositor de idéia ou opiniões, tanto que meu filho mais velho roda dual boot com M$ win (alguns games) e uma distro mais popular. No entanto pouco a pouco está sendo compelido para o Linux por suas necessidades pessoais e escolares, visto que o M$ não oferece tanto suporte com qualidade como a comunidade de usuários Linux. Minha esposa as vezes usa por curto espaço de tempo uma distro qualquer dessas do tipo Live dvd, porém é usuária do Janelas.
    Meu sogro um senho de 76 anos que até meados dos 70 vivia distante de computadores ao se aposentar comprou uma máquina para se distrair em casa e esta veio com uma distro Linux, bem ele leu, aprendeu e usou por um determinado perído, um belo dia o HD pifou e ele adquiriu um novo e contratou um “técnico de informática” para executar o serviço de instalação tanto do item de hardware quanto do OS. Infelizmente para ele o jovem instalou um M$ Janelas 7 pirata, mas o fato engraçado é que o idoso achou péssimo dentre as reclamações dele:
    1 – sistema básico sem uma série de softwares necessários para o uso do cotidiano
    2 – sistema sem uma central de programas para baixar seus softwares necessários
    3 – tudo é vendido, o que vem de graça ou é ilegal ou é suspeito
    4 – um sistema confuso que sofre colapsos ao navegar na internet
    5 – péssimo – virus, trojans, etc
    6 – terminal inoperante para a grande maioria de processos que ele tentou executar
    7 – nunca viu nada tão ruim, segundo ele é incompreensivél como tanta gente usa isso e o pior porque pagam por isso?

    Bem citei alguns exemplos os comentários dele eram ainda piores e mais longos, fato que tudo isso foi constatado em 15 dias de uso, prazo em que eu o visitei e instalei um Linux para que ele reencontrasse a paz e pudesse desfrutar de tudo que seu hardware tem a oferecer em conjunto com a distro escolhida…
    Estes são alguns exemplos…
    Mas é sempre assim, tem gente que por preguiça de estudar leva uma existência mediocre e sem perspectivas ao contrário de quem se lança, se esforça e busca aprender a cada dia para poder merecer respeito, vida melhor, e $$$$ também.

    É isso, já falei demais, mas deixo uma lição final:
    sempre tenham Windows numa partição pequena, estudem, destrinchar o sistema para saber tudo dele… se possível instalem também numa outra partição uma destas distros de hackintosh para também conheçer e comparar ambas, depois disso desfrute de um Linux bem configurado e que te atenda plenamente, participe de foruns, estude, aprenda e passe a contribuir com idéias e até mesmo desenvolvendo soluções.
    Um abraço a todos.

    MeuPinguim responde: Sr Advogado, muito obrigado pelo testemunho de vida. Serve de exemplo para muitas pessoas. Porém, como todo advogado, fala demais. E fala até de quem não conhece. Portanto, foi excelente o comentário, com exceção da 2ª linha. Volte sempre.

  • luizlmarins
    Google Chrome 37.0.2062.120 Google Chrome 37.0.2062.120 no GNU/Linux GNU/Linux

    Como informativo, o post é fraco, mas mostra a realidade. Apesar de ser usuário do Debian, não sou fanático e tenho mente aberta:

    Primeiro: softwares livres existem também para Windows, não é privilégio do Linux. Neste caso, geralmente um programa existe para os dois sistemas, só que, o que é feito para Windows é gralmente mais bonito e funciona melhor.

    Segundo: se o Linux é imune aos vírus para Windows, pode estar vulnerável aos exploits e rootkits para Linux, portanto, dizer que é seguro, é relativo. No Windows, porém, há um mecanismo de proteção, discutível, mas há.

    Terceiro: código aberto só é vantagem para o programador. Para o usuário final isto não interessa, pois ele considera o free proprietário também como software livre, só que a FSF não aceita. A quem interessa manter esta filosofia?

    Quarto: o Linux só é gratuíto por opção, para atrair usuários. Algumas distribuições são vendidas e isto é perfeitamente normal dentro das regras da FSF, só que, com este apoio, esta não consegue explicar o paradoxo conflitante que gera com seu conceito de “Liberdade 0”.

    Quinto: o Cloud (nuvem) foi pensado para Windows. Algumas até funcionam precariamenteno Linux.

    Sexto: os conceitos de “administrador” e “usuário padrão” existem também no Windows. Em ambos os casos, o “administrador” protege o sistema, não os dados do usuário.

    Sétimo: a Fundação do Software Livre incentiva e apoia o comércio e o lucro, portanto, alegar que o Windows é comercial ($$$), é, no mínimo, desconhecimento de causa.

    Conclusão:

    As duas únicas vantagens do Linux são: 1) a gratuidade, que é apenas uma opção, não que seja regra, pois se for vendido estará dentro das normas; 2) a imunidade aos vírus para Windows.

    Desculpem se me alonguei.

    • Nathanael Meireles
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Perfeito ????