O que você perde usando Linux

Há três principais sistemas operacionais para computadores: Windows, Mac e Linux . A maioria das pessoas usam qualquer um dos dois primeiros sistemas que possuem código fechado, enquanto um número menor de pessoas estão bem informadas sobre o sistema operacional Linux, que é open source. Existem diferenças e semelhanças em cada, e qual você prefere vai depender muito de sua personalidade e preferências. Quando uma pessoa é experiente em um sistema operacional, ele irá inevitavelmente levar algum tempo para se acostumar com outro. Há uma comunidade muito grande de pessoas que defendem o Linux mas existem algumas desvantagens em usá-lo. Aqui estão algumas delas:

Padronização

Enquanto Windows e Mac tem várias versões definitivas, não há uma edição padrão do Linux. Na verdade, existem centenas de versões. Isso acaba sendo um desafio descobrir qual é o melhor para você e tomar essa decisão pode ser confuso para um novo usuário. E é aqui que o MeuPinguim juntamente com os nossos parceiros e toda a blogosfera especializada em Linux vem para ajudar. Ler bastante pode facilitar a tarefa de escolha.

Tempo

O Linux não é tão fácil de usar quanto o Windows ou Mac. Ele requer uma base mais ampla de conhecimentos em computação do que outros sistemas operacionais, e isso pode ser muito desafiador para um usuário iniciante. Se você está acostumado a usar Windows ou Mac, você terá que desaprender e reaprender muitas funções e processos. Embora seja certamente possível obter uma compreensão funcional do Linux com a prática e auto-aprendizagem, isso vai exigir mais esforço do que os outros sistemas operacionais.

Compatibilidade

A desvantagem de usar um sistema operacional Linux é que a maioria dos seus programas favoritos não rodam nele. Se você está acostumado a um determinado software, você terá que encontrar uma opção comparável para Linux. Existem centenas de opções de programas, e há muitos que são semelhantes aos do Windows ou Mac. No entanto, muitas vezes a interface do usuário é muito diferente ou a função que você quer não está sempre disponível. Você vai ter que fazer alguma pesquisa e testes de programas diferentes até encontrar aqueles que atendam às suas necessidades.

Hardware

Há menos hardware de computador compatível com Linux. Há uma seleção muito menor de drivers que irão funcionar com Linux, embora mais drivers estejam sendo compatíveis aos poucos e a cada dia. Muitas vezes leva um tempo para um novo hardware ser suportado e muitas pessoas tem problemas com o funcionamento de suas impressoras no Linux. Blu-ray nem pensar. :-\

Suporte

Embora exista uma grande comunidade de usuários Linux que são muito úteis em responder suas questões técnicas em fóruns e salas de bate-papo, pode ser muito difícil conseguir ajuda para as suas questões. Você pode até fazer perguntas de usuários iniciantes em Linux mas, às vezes, as suas respostas serão difíceis de entender se o seu conhecimento técnico for pequeno. Não há também nenhuma ajuda imediata porque você vai estar esperando alguém escrever uma resposta ao invés de chamar uma central de suporte técnico hotline onde alguém irá responder imediatamente. Também pode ser difícil encontrar uma pessoa de reparo de computador formada em Linux.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+