Windows 8: exemplo de um modelo ultrapassado

Todos sabem que o Windows 8 não anda bem das pernas. Agora eu vou mostrar como isso aconteceu e você vai se deparar com o quadro triste em que se encontra o desenvolvimento dele. A raiz do problema? Pense em como o Linux é desenvolvido e você vai saber a resposta.

A crise do Windows 8

O Windows 8 está se desenvolvendo de maneira mais lenta que os demais sistemas e a causa do problema é social. Enquanto a natureza aberta do Linux atrai desenvolvedores que trabalham para a sua própria glória e reconhecimento, este não é o caso do Windows. Na verdade, uma coisa tem sido o problema da Microsoft: a fragmentação. O desenvolvimento do Windows 8 é gerenciado por muitas equipes diferentes, e essas equipes não trabalham juntas em tudo. Se você é um desenvolvedor, aceitar um patch de fora faz com que a sua credibilidade seja questionada. Simplesmente não há incentivo para aceitar as alterações de fora de sua própria equipe. Você sempre pode encontrar uma razão para dizer “não”, e você tem muito pouco incentivo para dizer “sim”.

windows 8 creator

Isso significa que não há incentivo em trabalhar em melhorias incrementais de pequeno porte porque somente com grandes melhorias podem se obter crédito. Pequenas melhorias apenas irritam as pessoas e são, na melhor das hipóteses, neutras para sua carreira. Este é exatamente o oposto do Kernel do Linux, onde há um fluxo contínuo de pequenas melhorias e experimentações.

Há também questões externas, como a fuga de talentos para outras empresas, como o Google por exemplo. Isso significa que a Microsoft tem de confiar mais e mais em pessoas de fora, e elas não têm o conhecimento do porque que as coisas funcionam da maneira que funcionam, e ficam com medo de mudar as coisas que não funcionam. Elas, então, tendem a recriar os recursos existentes, em vez de melhorá-los.

Conclusão

Isso tudo faz muito sentido. É a razão porque há essa guerra sem fim com o Linux. É difícil competir com a gratuidade. De qualquer modo, a metodologia do Linux e do Windows têm seus méritos. O Linux, obviamente, é mais adequado para ambientes de alta rotatividade, como o mercado de telefonia celular. E ele tem se mostrado favorável ao modelo Linux. Por outro lado, o Windows é melhor para projetos como jogos comerciais, pois eles geralmente requerem demasiada manutenção. O Steam está tentando promover o embarque de software para fora deste mundo. O mesmo é verdade para uma grande maioria de novos periféricos e seus drivers.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • João Pedro
    Google Chrome 24.0.1312.57 Google Chrome 24.0.1312.57 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    Sou usuário do Ubuntu desde a versão 6.xx. O título do post parece legal. Mas o desenvolvimento é péssimo. Não convence ninguém de que o modelo do windows 8 é ultrapassado, e o pior, comparando-o ao Linux como um todo (?) fica mais difícil ainda de entender. Desculpe, mas seu texto tá vago. Não dá nem pra dizer que vc falou e não disse nada pq na verdade pouco falou. Melhore no próximo. Um abraço.

    MeuPinguim responde: Também não deu pra entender o seu comentário. Está vago. Melhore no próximo. Abraço.

    • VaGNaroK
      Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Ubuntu Ubuntu

      João Pedro : Usuário do ubuntu? Percebe-se que se você usasse o GNU/Linux de verdade teria entendido o post, e se usasse ubuntu, não estaria usando o windows para deixar o seu comentário no post.

      • Mateus Souza
        Firefox 37.0 Firefox 37.0 no Windows 8.1 x64 Edition Windows 8.1 x64 Edition

        Eu acho que ele está em algum lugar que não está usando seu próprio computador, da mesma forma que este Windows está sendo usado porque estou na casa do meu amigo, não na minha.

  • Jonathas Rodrigues
    Firefox 10.0 Firefox 10.0 no Windows 7 Windows 7

    João Pedro,
    o que ele quis dizer foi a comparação do modo de desenvolvimento Catedral e Bazar: http://www.catb.org/esr/writings/homesteading/cathedral-bazaar/
    Sendo aplicada a lei de Linus no processo, fazendo com que o modelo de desenvolvimento do Windows seja claramente muito ultrapassado.

    • Jonathas Rodrigues
      Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu Ubuntu

      Ps: Vai entender pq esse TOR roda sempre tunelado sobre Windows.. (sobre detecção do browser acima).. Eu aqui no Ubuntu..

  • Glauber
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Windows 7 Windows 7

    Acredito que será um processo devagar mas constante, mas o Windows 8 deu a brecha perfeita pras pessoas virarem suas atenções pra outros SO’s. Todos os clientes que atendo se surpreendem com a beleza do Ubuntu na primeira vez que eu mostro (e pra usuário, beleza conta muito!).

    A idéia do Windows 8 é boa, unir um SO pra desktops e tablets, mas na prática não rolou. Além de não atrair o pessoal que quer um Windows rodando no seu tablet, vai acabar perdendo espaço no desktop.

  • Firefox 20.0 Firefox 20.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Jonathas Rodrigues…

    Ótima observação, tornou o post mais claro, nem todos os leitores conhecem estes conceitos, se o autor não aborda-los de forma clara, alguns se perdem.

  • Carlos
    Pale Moon 20.0.1 Pale Moon 20.0.1 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    A MS chegou tarde, e na minha opinião isso foi reflexo do erro lá do Vista ainda, para desktops, afetou a credibilidade, aí lançam o 7 (pra se redimir?) então pra atender o mercado lançam outra plataforma… Irracional (e chegou tarde).
    Já o desenvolvimento do Linux é paralelo e tem muitas (muitas!) ramificações (além de ser código aberto e outros benefícios, bla bla bla…). É pura lógica que tenha mais chances de prevalecer com o tempo.

  • Murilo
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Não entendo uma coisa:Os usuários Windows demonstram preguiça em experimentar o Linux,e por isso dizem que é um Lixo,fiz meu tio experimentar o Mint,e ele gostou,agora quer que eu instale no PC dele

  • Ricardo
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Ubuntu Ubuntu

    Sou usuário linux. Em meu CPD, trabalhamos linux/windows… e a atualizamos alguns desktop além para Windows 8 e Gubuntu (Gnome) para fazemos teste com os funcionários. a preferência e rendimento foi extremamente superior na utilização do Gubuntu. provalvelmente até o inicio do ano todos os computadores estaram rodando linux. Na verdade em minha opinião a Microsoft se perdeu muito nesta última versão do windows, que para ser sincero esta mais voltada para tablet, os usuário se perdem a cada instante.

  • anderson
    IceWeasel 17.0.10 IceWeasel 17.0.10 no GNU/Linux GNU/Linux

    Muito bom artigo

  • Ygor
    Google Chrome 35.0.1916.153 Google Chrome 35.0.1916.153 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Eu acho o Linux um pouco “ultrapassado”… Acho que isso não é culpa de quem desenvolveu ou desenvolve o so, mas sim de quem desenvolve os softwares…
    A diferença do Skype para Windows e o Skype para Ubuntu é MUITO GRANDE. A versão do Linux é horrível, já para o Windows é bem melhor.

    Linux é um ótimo software, livre, leve… Instala os Drivers automaticamente (é só instalar e usar), por isso utilizo um Dual Boot com Windows (para jogar e utilizar alguns outros aplicativos não presentes no Ubuntu)

  • David Nobre3
    Google Chrome 39.0.2171.95 Google Chrome 39.0.2171.95 no Windows XP Windows XP

    Então me parece que comparar os Sistemas Operacionais Windows e Linux do ponto de vista de engenharia de software é vantagem pra o Linux. Certo? Nesse ponto ponto de vista o Windows foi bem sucedido até o Win98, depois disso as versões são cada vez mais pesadas, e o funcionamento do SO vira uma verdadeira colcha de retalhos onde cada setor da MS faz uma coisa e um gerente de lá espera que tudo de certo ao ligar os pontos. Isso?