Sabendo que estamos perto de mais um lançamento de nova versão do Ubuntu, que felizmente é uma distribuição que está fazendo sucesso e atraindo muitos novos usuários para o Linux, esse artigo visa passar um truque aos que querem ter um guia para saber o que instalar no sistema após uma formatação. Gere uma lista com todos os pacotes instalados. Simples assim!
Mas como?
Particularmente, segui o modo que se segue. Parece ser meio rudimentar mas é mais prático que tentar lembrar o que você tinha na máquina antiga. Seguindo o guia gerado não tem erro. Abrindo o terminal e digitando nele a linha abaixo, será gerado um arquivo de texto com todos os pacotes instalados no seu sistema.
Ubuntu
$ dpkg --get-selections > installed-software.log
Fedora
$ rpm -qa > installed-software.log
Agora, que você já tem uma lista com todos os pacotes instalados, abra-a e apague as bibliotecas e dependências, deixando apenas as linhas referentes aos aplicativos principais. Veja o exemplo abaixo:
exaile install
filezilla install
opera install
pino install
pokerth install
radiotray install
Existe um método para importar a lista pelo terminal e dela instalar direto no sistema recém formatado, porém não entrarei nesse método por alguns motivos:
- Automatiza demais o processo.
- Alguns pacotes mudam de nome entre uma versão e outra.
- Caso aconteça algum problema com dependências você se perderá e por fim perderá tempo.
- Necessita que todos os repositórios estejam presentes.
Ou seja, crie a lista para servir de guia para a nova instalação e à medida que você for instalando os aplicativos, vá apagando o que já instalou. OK? Até a próxima.