Há exatos seis meses, o Meu Pinguim havia iniciado sua jornada com o review do Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Muitos artigos foram escritos, e aqui estamos novamente analisando o Ubuntu 10.04, Lucid Lynx. As novidades dessa versão vão de encontro a um dos problemas de longa data do Linux, acessibilidade, que muitas vezes não é algo parecido com o que as pessoas comuns vão querer usar. Mas com o mais novo Ubuntu que traz consigo o suporte a longo prazo (LTS), a sua desenvolvedora, Canonical, parece estar querendo deixar para trás esse jugo mudando o Linux para sempre e para uma melhor.
LTS
Com o Long Term Support (LTS), essa versão terá três anos de suporte no Ubuntu Desktop e cinco anos no Ubuntu Server.
Design da interface do usuário
O Ubuntu 10.04 traz dois novos temas baseado no conceito Light – Ambiance e Radiance. O controle de janelas com os botões de minimizar, maximizar e fechar janela foram deslocados para a esquerda. O logo do Ubuntu foi todo redesenhado para ficar esteticamente mais agradável, o que reflete a precisão e engenharia que busca ficar no coração do produto. Ícones, tela de login, desktop e papéis de parede ganharam um novo retoque.
Novo instalador
O Ubuntu 10.04 apresenta um instalador ao usuário muito mais amigável. O instalador agora oferece feedback sobre a força da senha e a opção de criptografar o diretório home do usuário.
Melhoria da velocidade de inicialização
Com a versão 10.04, o Ubuntu foi movido para um novo sistema de boot chamado Plymouth, que é um aplicativo mais veloz para o início do processo de boot (até mesmo antes do sistema de arquivos raiz estar montado). Que fornece uma animação gráfica de início, enquanto o processo de boot acontece em segundo plano. Este novo sistema faz o boot do Ubuntu muito mais rápido.
Novos aplicativos
Simple Scan – Um aplicativo que faz a digitalização de documentos simples.
PiTiVi – Editor de vídeos.
Gwiber – Um cliente para microblogging com suporte a Twitter, Identi.ca, StatusNet, Facebook, Flickr, Digg, FriendFeed e Qaiku.
Me Menu – Um menu que fica no painel superior do seu desktop GNOME e que com um clique, você pode acessar todas as suas redes sociais e contas de bate-papo.
Empathy – O mensageiro padrão que conta com a aplicação de novas funcionalidades sendo uma delas o suporte para o Facebook.
Nautilus – O gerenciador de arquivos padrão, ele tem apresentado muitas pequenas melhorias sendo a mais importante, um modo de visualização que lhe permite exibir o conteúdo de duas pastas diferentes dentro da mesma janela.
No entanto, o GIMP está fora da lista padrão de aplicativos instalados. Mas ninguém está deixando de instalá-lo separadamente.
IPhone e IPod Touch
O Ubuntu Lucid Lynx (10.04) vem com suporte para o iPhone e iPod Touch, que é uma coisa boa para os proprietários desses produtos da Apple. Agora você pode navegar pelo conteúdo do seu iPhone e até mesmo reproduzir músicas que residem nesses dispositivos a partir do Ubuntu.
Ubuntu One
Serviço de armazenamento em nuvem perfeitamente integrado no Ubuntu 10.04. Alguns dos recursos de integração são: sincroniza qualquer pasta entre os computadores, facilmente publica arquivos on-line para compartilhar com outros, sincroniza os favoritos do Firefox para estar disponível em vários computadores, sincroniza seus contatos no cliente de email Evolution, e se você é um assinante que paga o Ubuntu One, agora você pode sincronizar seus contatos de celular com o Ubuntu One também.
Loja de músicas
Compre músicas sem DRM pela loja de músicas do Ubuntu One.
Central de Programas
O Ubuntu Software Center permite que você instale e gerencie aplicativos instalados. No Ubuntu Lucid Lynx, ele teve muitas melhorias e recebeu uma reformulação gráfica agradável.
Ficou impressionado? Para baixar o Ubuntu Lucid Lynx, acesse já o endereço abaixo e entre nessa onda (eu sei, pareceu propaganda de televisão mesmo. Ando pouco criativo ultimamente).
Imagens




