Você deve abandonar o Linux pelo BSD?

Sempre houve razões técnicas convincentes pelas quais você poderia escolher o BSD e não o Linux. Por exemplo, a abordagem completa do sistema operacional, design muito mais consistente, etc. Portanto, você deve abandonar o Linux pelo BSD? Mas parece que ultimamente a parte do sentimento se tornou muito mais importante.

Muitos deixam o Linux porque estão cansados das brigas estúpidas entre os fãs hardcore de uma distro ou outra, e da insuportável arrogância de muitos. Simplesmente as pessoas não ficam muito felizes com isso e estão sempre prontas a tentar algo novo. No caso do BSD, há uma curva de aprendizado, com certeza, mas a comunidade do FreeBSD é extremamente amigável e, embora também haja pessoas entrando em disputas, a sensação que a comunidade passa é que “BSD é para adultos”. Não estou dizendo que não há pessoas realmente brilhantes na comunidade Linux, mas, em média, sinto que os usuários do BSD são mais técnicos.

Linux ou FreeBSD?

FreeBSD Linux BSD

Para outras opiniões, o Linux não é mais um sistema do povo. Foi totalmente controlado por grandes organizações. Enquanto o FreeBSD é desenvolvido principalmente por entusiastas. Hoje, o Linux é uma máquina comercial de ganhar dinheiro. Tal como o Microsoft Windows nos anos noventa. Dizem alguns mais radicais. Mas o grande detalhe é que o FreeBSD está muito atrasado em suas características em comparação ao Linux. Basta observar a abundância de decisões poderosas como o OpenVZ, Docker, Rancher, Kubernetis, LXD, Ceph, GlusterFS, OpenNebula, OpenStack, Proxmox, ISPPanel e uma dúzia de outras. Elas são criadas por empresas comerciais para o Linux e isso tem feito muito bem para o sistema. No entanto, o Linux é saturado de soluções semelhantes. Logo, para muitos é muito mais interessante o FreeBSD, onde nada disso existe, porque se torna um excelente desafio a implantação e manutenção no FreeBSD.

Portanto, a grande questão é: se você é um usuário Linux, deve fazer a troca? Você deve abandonar o Linux pelo BSD? Depende. Você está satisfeito com a sua situação geral no Linux? Nesse caso, não há necessidade de migrar nada. No entanto, você ainda pode experimentar o BSD. Se você gastar um pouco de tempo explorando um BSD, verá que vários problemas podem ser resolvidos de outras maneiras além daquelas com as quais você está familiarizado. E isso provavelmente o tornará um melhor administrador Linux. Ou talvez você queira usar uma melhor ferramenta para o trabalho, que pode ser um Linux ou um BSD. Conhecer um sistema *nix um tanto semelhante, mas às vezes bastante diferente, permitirá que você faça a escolha certa.

Helbert Rocha